Dicionário do Vidro

Vidro texturizado

 

Também conhecido como vidro impresso ou vidro fantasia, esse modelo de vidro é indicado especialmente para ser utilizado na arquitetura e construção, decoração de ambientes e segmento moveleiro.

O vidro texturizado ganhou força nos diversos segmentos devido às suas características dotadas de suavidade e inovação. Quando utilizado na arquitetura e decoração, são ótimas opções para compor portas e janelas, coberturas, divisórias, pisos, biombos, pois além do vidro impressionar pelos efeitos decorativos, as texturas possuem a capacidade de difundir a luminosidade ao mesmo tempo em que mantém a privacidade dos ambientes.

A textura é alcançada graças a rolos com desenhos especiais. Na medida em que a placa de vidro – ainda na linha de produção – passa entre dois rolos, o relevo do rolo é transportado para a superfície do vidro. Nesse método de produção, o rolo superior é liso enquanto que o rolo de baixo recebe a gravação com os desenhos que serão transmitidos para a chapa de vidro.

Importante ressaltar que o mercado vidreiro oferece um leque variado de texturas e relevos, além de cores e espessuras que possibilitam a aplicação do produto em ambientes que requeiram inovação estética com privacidade e conforto.

Após o procedimento de impressão do vidro, as placas (ainda em processo de resfriamento) são conduzidas por uma esteira de rolos (estenderia), onde ficará em repouso até o resfriamento total que garantirá sua rigidez, para somente então ser cortado nos tamanhos desejados. Além do mais, o vidro impresso pode receber beneficiamento, como laminação, forno de têmpera, bisotê, jateamento, etc.

Curiosidade: O vidro texturizado é, nada mais, que um vidro comum que ganhou textura através de cilindros – que também determinam sua espessura. Cabe ressaltar que na produção do vidro comum também são utilizados cilindros – sem texturas – para determinar a espessura da folha de vidro.