Home > Notícias > 27º Congresso Mundial de Arquitetos começa em março

26.03.2021

27º Congresso Mundial de Arquitetos começa em março

Com sessões virtuais e atividades presenciais, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO abordará pautas relacionadas à periferia, inclusão social e arquitetura nas favelas.

Com formato diferente, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO contará com atividades virtuais e presenciais. O evento discutirá questões relacionadas à desigualdade social e enfrentamento de situações de vulnerabilidade de moradores de favelas, cortiços e outros tipos de assentamentos informais. Os encontros reunirão arquitetos e urbanistas do Brasil e do exterior reconhecidos por suas atuações no combate às condições precárias dos moradores periféricos.

O primeiro debate, denominado de ‘A arquitetura da inclusão social’, convida a historiadora e socióloga Maria Alice Rezende de Carvalho, a arquiteta suíça Fabienne Hoelzel e a jornalista Mariana Barros, responsável pela moderação do debate. Maria Alice Rezende de Carvalho atuou no projeto Favela-Bairro, um dos principais programas de urbanização de favelas da década de 80, além de ser autora – a pedido do Instituto de Arquitetos do Brasil – de um manual para auxiliar arquitetos a realizar diagnósticos sociais.

A arquiteta Fabienne Hoelzel atuou na Sehab – Secretaria municipal de habitação da cidade de São Paulo, no Programa de Urbanização de Favelas (2009 a 2012). Durante o debate Fabienne Hoelzel discutirá sobre o Makoko Neighbourhood Hotspot, um centro comunitário que abriga um projeto piloto possível de ser replicado em diversas favelas e assentamentos pelo mundo todo.

O projeto social singular foi implantado primeiramente na comunidade Makoko, uma das favelas mais conhecidas de Lagos, Nigéria. Se destaca por oferecer infraestrutura diferenciada – como banheiros comunitários ligados ao biogás e estrutura para transformar resíduos em energia.

27º Congresso Mundial de Arquitetos

O segundo debate, intitulado “O que é mesmo periferia?” reunirá Alfredo Brillembourg e Gilson Rodrigues. Gilson é líder comunitário da favela do Paraisópolis – uma das maiores da cidade de São Paulo – e coordena o G10 das favelas, grupo de lideranças comunitárias com abrangência nacional. Gilson Rodrigues se destacou mais uma vez recentemente devido à sua liderança na organização para proteger a segunda maior favela do Brasil do avanço desenfreado do coronavírus.

Alfredo Brillembourg é um arquiteto reconhecido pelo empenho para trazer sustentabilidade às comunidades informais. Com atuações em Nova York – EUA e Caracas, na Venezuela, Alfredo é co-fundador do S.L.U.M Lab – Laboratório de Modelo Urbano de Vida Sustentável, em tradução livre; e recebeu, inclusive, diversos prêmios por suas contribuições inovadoras para práticas de design ecológico e social. O debate “O que é mesmo periferia?” será mediado pelo arquiteto Fernando Serapião, da revista Monolito.

O último debate virtual terá a presença de Jorge Jáuregui e Alejandro Echeverri. Jáuregui é argentino e vive há mais de 30 anos no Brasil; comentará sobre os pontos fracos e fortes de diversas tentativas de urbanização de favelas já realizadas no Rio de Janeiro e sobre os últimos trabalhos feitos na República Dominicana.

Alejandro Echeverri é colombiano e abordará aspectos da arquitetura capazes de mudar comportamentos. Echeverri é reconhecido internacionalmente graças a um dos mais inovadores projetos de intervenção social e urbana, realizado em Medellín entre os anos de 2004 e 2008. O debate “Arquitetura na favela” será mediado por Evelise Grunow, arquiteta e editora da Revista Projeto.

Os conteúdos digitais serão disponibilizados a partir de 22/03/21 e as atividades presenciais – também transmitidas de maneira virtual para o mundo todo – estão marcadas para acontecerem entre os dias 18/07/21 e 22/07/21. Veja abaixo a lista com datas e horas das atividades virtuais:

Dia 22 de março – 09:00 – Debate “A arquitetura da inclusão social”
Convidados: Maria Alice Rezende de Carvalho e Fabienne Hoelzel.

Dia 23 de março – 09:00 – Debate “O que é mesmo periferia?”
Convidados: Gilson Rodrigues e Alfredo Brillembourg

Dia 24 de março – 09:00 – Debate “Arquitetura na favela”
Convidados: Jorge Jáuregui e Alejandro Echeverri

 

Veja + Notícias

20.03.2024

Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.