Home > Notícias > Atualizações na norma NBR 7199 da ABNT

18.03.2022

Atualizações na norma NBR 7199 da ABNT

Dentre as principais mudanças na ABNT NBR 7199 destacamos as atualizações e complementações referente ao cálculo da espessura do vidro a ser utilizado nas aplicações.

A nova versão da NBR 7199, da ABNT, agora conta com regras para o uso e aplicações do vidro apresentadas de forma mais clara e objetiva, inclusive, com a presença de uma tabela para facilitar o entendimento. A revisão da NBR 7199 foi bem recebida pelos profissionais e por diversas autoridades do segmento, pois a norma se mantinha inalterada desde o ano de 1989, ou seja, encontrava-se defasada considerando o avanço da tecnologia e as normas internacionais.

A versão antiga, por exemplo, fornecia diretrizes apenas para vidros que possuíam as 04 bases apoiadas, enquanto que a versão atual engloba também os vidros apoiados em três ou dois lados. Por este e outros motivos a revisão da NBR 7199 focou em promover mudanças para harmonizar suas diretrizes de acordo com as normas internacionais, entretanto, sem deixar de considerar as particularidades presentes no vasto território brasileiro.

Dentre as principais mudanças oferecidas pelo novo texto destacamos as diretrizes e atualizações relacionadas ao cálculo da espessura do vidro. Esse índice é de extrema importância para uma aplicação envidraçada, pois garante maior segurança e se comunica com outros fatores de uma estrutura, como resistência, durabilidade, peso exercido na parede e até mesmo a estética.

Para compreender a importância da especificação correta da espessura de uma placa de vidro, considere, por exemplo, que uma chapa mais grossa, apesar de ser naturalmente mais resistente, pode comprometer a estrutura de uma edificação caso seja muito pesada. Da mesma forma, uma placa de vidro muito fina pode não fornecer a segurança necessária para os usuários, pois será menos resistente. É preciso determinar a espessura exata.

Para isso o texto da NBR 7199 traz referências como a NBR 6123, que aborda principalmente sobre a pressão que o vento pode exercer nas aplicações conforme a região do país e altura de instalação; definindo parâmetros de cálculo para a projeção de equipamentos e estruturas que estarão sujeitas à estas forças do vento. Além disso, a norma agora define que os profissionais responsáveis pelo cálculo da espessura do vidro:

– Façam um estudo profundo da estrutura no geral

– Verifiquem a necessidade ou não de apoios

– Definam cirurgicamente o tamanho do vão a ser preenchido

– Realizem uma verificação de resistência

– Garantam que o resultado final esteja em harmonia com as referências de resistência e de flecha

A revisão também faz referências às aplicações que se tornaram populares no universo arquitetônico e que não eram citadas em versões, como piso de vidro, muros de vidros, aplicações de vidro resistente à explosão, uso do vidro blindado, etc. A atualização da NBR 7199 foi capitaneada pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNR/CB-37), que fica instalado na Abravidro.

Vale ressaltar que o novo texto possui anexos didáticos para facilitar o entendimento dos leitores, conforme explica a consultora de normalização da Abravidro – Associação Brasileira de Distribuidores de Vidros Planos. “Foi incluído um roteiro passo a passo de como utilizar as fórmulas e anexos de exemplos dos cálculos aplicados”, informa a Srta. Clélia Bassetto.

Também é importante salientar que a revisão da referida norma é de extrema importância para o segmento e determina uma mudança de comportamento do mercado. Todos os profissionais da indústria vidraceira devem seguir e adequar seus projetos à novas regulamentações para garantir segurança para os usuários e evitar transtornos, como uma investigação criminal caso seja constatado, através de perícias técnicas, que um determinado acidente foi causado devido à desobediência das normas técnicas.

 

Veja + Notícias

20.03.2024

Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.