Devido à localização geográfica e importância arquitetônica, o Conjunto Nacional, da Avenida Paulista, foi novamente o local escolhido para receber a edição da Casa Cor São Paulo 2023.
A organização da principal mostra de arquitetura e design de interiores das Américas bateu o martelo e confirmou que a edição da Casa Cor SP 2023 será realizada novamente no Conjunto Nacional, com mais de 10.000 m² de área construída na Avenida Paulista. O local, onde foi realizada a edição de 2022 e acomodou 115 mil pessoas na ocasião, agradou os organizadores principalmente por ser um espaço de fácil acesso e com grande valor arquitetônico.
Segundo a organização da mostra, esses fatores – localização e importância arquitetônica – contribuíram grandemente para que a edição Casa Cor São Paulo 2022 apresentasse um público 43% maior que o público da edição anterior, em 2021. Considerando essa aceitação demonstrada pelo público, ficou definido que o marco arquitetônico receberá o evento novamente em 2023.
“(…) O Conjunto Nacional se tornou um ponto de conexão da Casa Cor com a cidade de São Paulo, e por seu fácil acesso, trouxe um público mais diverso e plural (…)” – comenta André Secchin, CEO da Casa Cor.
Apenas para contextualização, o edifício Conjunto Nacional foi o primeiro arranha-céu construído na região da Avenida Paulista, fruto de um processo de urbanização da avenida ocorrido na década de 50. À época foi realizado um concurso para a elaboração do projeto de construção que contou com a participação de diversos arquitetos de renome e desconhecidos, como David Libeskind, recém formado e vencedor do concurso.
Casa Cor SP 2022
A edição Casa Cor São Paulo 2022 foi comemorativa por ocasião dos 35 anos da mostra e ocorreu entre os dias 05 de julho e 11 de setembro de 2022 com o tema “Infinito Particular”. A mostra possui um caráter itinerante e já foi realizada em diversos endereços, com destaque para o Jockey Club de São Paulo (2006 a 2019), Parque Mirante – espaço de eventos do Allianz Parque (2021) e, mais recentemente, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.
É válido destacar que em uma entrevista concedida antes da realização da mostra de 2022 o CEO da Casa Cor já estava confiante de que o novo espaço atrairia um grande público.
“(…) Pela primeira vez, a CASACOR estará em um corredor cultural, um espaço que vai encantar quem já conhece a mostra, mas também deverá atrair um público diverso e plural, que busca incessantemente por qualidade de vida, que valoriza o próprio tempo e investe em arte, música, gastronomia e viagens”, afirmou André Secchin. Conforme apontou à época, o evento de 2022 foi um sucesso e veio para consolidar a posição da Casa Cor entre profissionais e patrocinadores.
O Diretor Geral ainda afirmou que o evento sempre evoluiu em forma e conteúdo, mantendo vivo o desafio de apresentar propostas versáteis e criativas adequadas ao momento. Por esse motivo, em 2022, logo na primeira semana de evento a mostra lançou uma plataforma exclusiva e imersiva para proporcionar aos visitantes um verdadeiro mergulho no universo Casa Cor antes, durante e depois da realização da mostra.
O evento, que ocorre desde 1986, é considerado a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Devido ao seu prestígio se tornou referência nacional e internacional, ficando responsável pela revelação de grandes nomes do mercado arquitetônico atual, como Brunete Fraccaroli, Débora Aguiar, João Armentano, dentre muitos outros.