Home > Notícias > Esfera de Niemeyer: Vidro é utilizado

14.08.2020

Esfera de Niemeyer: Vidro é utilizado

Obra póstuma de Oscar Niemeyer, a “Esfera de Niemeyer” é mais uma contribuição do profissional brasileiro para a arquitetura mundial. Idealizado em 2011, o projeto é um dos últimos esboçados por Niemeyer.

Ao que tudo indica, ao findar a pandemia o universo da arquitetura presenciará a inauguração de mais uma obra de Oscar Niemeyer (1907 – 2012). A obra póstuma “Esfera de Niemeyer” foi esboçada pelo famoso arquiteto brasileiro ainda em 2011, pouco antes de morrer, e teve os demais detalhes complementados pelo arquiteto Jair Valera, antigo parceiro e chefe do escritório de Niemeyer no Rio de Janeiro.

Após a morte do arquiteto a Fundação Oscar Niemeyer possuía mais de 150 projetos inéditos em estágios de elaboração diferentes. Um desses projetos consistia em uma estrutura com forma circular (uma das formas mais complexas de se alcançar na arquitetura) equipada com painéis de vidro em sua fachada. Há de lembrar que Niemeyer é pioneiro no uso de formas livres e amante dos traços sinuosos e curvas na arquitetura.

A estrutura ousada foi carinhosamente apelidada de Esfera de Niemeyer pela população de Leipizig, na Alemanha, local escolhido para a materialização do projeto. O monumento em forma de esfera está sendo arquitetado em uma torre de apoio às margens de um prédio com dois andares, possui 12 m de diâmetro e abrigará um espaço de descanso, cafeteria e bar que serão utilizados pelos funcionários de duas empresas que funcionam no local.

O vidro é utilizado com destaque no monumento inovador. Acomodados em moldes de madeira, a esfera é parcialmente envolvida por vidros de cristal líquido inteligentes, capazes de controlar a transmissão de luz no local (de 2% a 50%). O sombreamento do vidro acontece em frações de um segundo e auxilia na redução do consumo de energia ao aperfeiçoar o uso de climatizadores de ar e luzes artificiais.

Ludwig Koehne, dono do prédio escolhido para a construção da Esfera de Niemeyer, comentou a maior dificuldade encontrada para a realização da construção:

“(…) Não foi fácil encontrar engenheiros estruturais capazes de calcular a complicada estrutura assimétrica. Um desafio ainda maior foi encontrar uma empresa que realmente construísse a estrutura com alta qualidade e custo razoável. O maior desafio de todos foi encontrar uma empresa que pudesse fazer o vidro especial. A linha de produção desse novo tipo de vidro foi implantada apenas em 2019, dois anos depois do início da obra. Agora estamos muito ansiosos para concluir a construção nos próximos meses (…).“

Além do uso do vidro, a esfera de Niemeyer terá uma parte lisa e branca que contrastará com os tijolos em tom de carmesin profundo – características estas definidas por Jair Velara e pelos profissionais contratados por Ludwig Koehne. O método para tirar a esfera do papel sempre foi uma incógnita, conforme exclamou Koehne. “ (…) A física era insana! Como construir isso? (…)”. A procura demorou mais de dois anos para que Koehne encontrasse os profissionais certos. Nesse intervalo, Niemeyer morreu.

A importância do legado de Niemeyer é indiscutível tanto para o Brasil quanto para o mundo. Suas obras carregadas de inovação e técnicas singulares se destacam no universo arquitetônico, como é o caso dos experimentos com concreto armado realizados na Igreja da Pampulha.

“(…) O povo de Leipzig sente-se muito orgulhoso e honrado por ter recebido um edifício do grande artista Oscar Niemeyer. Os cidadãos estão plenamente conscientes de que é um presente excelente e muito especial. Podemos observar muitos visitantes com uma reação entusiasmada, ‘uau!’, ao ver o edifício. A “Esfera Niemeyer” já está no mapa e até a rua em que está localizada foi renomeada para Niemeyer Street (…)”, finaliza Ludwig Koehne.

Créditos:

– Abravidro

Veja + Notícias

20.03.2024

Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.