Seminário apresentará ao público as soluções tecnológicas de atenuação e isolamento acústico com vidros. Evento será realizado dentro da Feira Internacional da Indústria de Esquadria – FESQUA.
No próximo dia 16 de setembro acontecerá o 15º VidroSom, evento que aborda questões relacionadas ao combate à poluição sonora e aponta soluções para o setor. O seminário chama a atenção para o uso do vidro como barreira sonora capaz de evitar danos que os ruídos excessivos podem causar em um indivíduo.
Com o tema “Poluição Sonora, proteção e sustentabilidade”, o encontro acontecerá dentro do São Paulo Expo, durante a FESQUA – Feira Internacional da Indústria de Esquadria. O 15º VidroSom é patrocinado pela Cebrace e pelo Grupo Saint Gobain.v
Serão mais de três horas de bate papo e troca de conteúdos com diversos especialistas em soluções acústicas. Dentre as atrações destacamos palestras que abordarão sobre o papel do vidro na acústica, novidades do mercado sobre conforto acústico, o uso do vidro para trazer bem estar para si próprio e aos vizinhos, normas relacionadas ao uso do vidro e acústica, ensaios práticos, dentre outros temas.
Também haverá um concurso de desenhos com tema relacionado ao evento – “Como ruídos afetam a minha vida”. Contando com a participação de 14 escolas do município e estado de São Paulo e uma entidade especializada em pessoas especiais, os autores das melhores obras serão premiados com um notebook durante a realização do evento, enquanto que as escolas receberão lousas especiais.
A intenção é trazer ao público as inovações tecnológicas e informações mais relevantes relacionadas ao vidro acústico e sua utilização como elemento para barrar o som nos ambientes, além de demonstrar que o investimento (particular ou público) em soluções sustentáveis e que geram conforto aos usuários agrega valor inestimável aos projetos.
“(…) A cada edição o conteúdo do Vidrosom apresenta soluções de atenuação e isolamento acústico que oferecem conforto, bem-estar e segurança aos moradores e garantem também a preservação do meio ambiente (…)” – afirma Edison Claro Moraes, Vice Presidente de Relações com o Mercado da ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica.
É importante lembrar que além de problemas auditivos, os barulhos extremos podem ocasionar stress, distúrbios no sono, hipertensão e até mesmo criar dificuldades para o aprendizado de crianças e adolescentes. Além do mais, o vidro naturalmente imprime um conceito de sustentabilidade cada vez mais exigido pela sociedade atual, fatores capazes de valorizar uma obra do ponto de vista funcional e por ocasião de venda.
Programação 15º VidroSom
Como comentado, o 15º VidroSom contará com palestras ministradas por especialistas no segmento de vidros acústicos e nichos relacionados. Abaixo você confere os temas e os palestrantes convidados para o evento.
– O papel do vidro na acústica – palestra ministrada pelo engenheiro Nilson Viana, Coordenador de Mercado da Cebrace;
– As normas acústicas e os ensaios práticos – apresentada pela engenheira Michele Gleice, Diretora Técnica do ITEC – Instituto de Tecnologia da Construção;
– Os novos sistemas construtivos e o seu desempenho térmico e acústico – ministrado por João Casari, arquiteto e Gerente Técnico da Saint-Gobain;
– O retorno financeiro com vidros de controle solar – palestrante: Engenheiro Fernando Simon Westphal, Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
– Conforto acústico: O que vem por aí? – apresentado pelo Arquiteto Marcos Holtz, Sócio-diretor da Harmonia Acústica;
– Barreiras acústicas para se proteger e proteger a vizinhança – palestra ministrada por Edison Claro de Moraes, empresário e diretor da Atenua Som e da Universidade do Som;
Antes da finalização do seminário o Sr. Edison de Moraes ainda comandará uma interação entre palestrantes e plateia para esclarecer dúvidas e questões diversas. As inscrições para o 15º VidroSom são gratuitas, porém são limitadas.