Home > Notícias > Garagem de colecionador de carros ganha projeto em vidro

02.09.2019

Garagem de colecionador de carros ganha projeto em vidro

Apostando na proteção proporcionada pelos vidros de alta eficiência energética com poderes de bloquear a entrada de raios ultravioletas, empresa de arquitetura do interior de São Paulo desenvolve garagem sustentável exclusiva para colecionador de carros.

Profissionais da HAUS Arquitetura, da cidade de Indaiatuba-SP, idealizaram uma garagem totalmente sustentável para abrigar uma coleção particular de carros. Projetado basicamente em metal e vidro, a garagem exclusiva encontrou no vidro as propriedades necessárias para aprimorar questões como iluminação natural e sustentabilidade. A garagem foi batizada de Projeto HPC.

No desenho, o vidro permite aperfeiçoar a climatização do local, cria interação entre os ambientes interno e externo da garagem e não por acaso foi o material escolhido para auxiliar no controle da exposição dos carros ao tempo e à poeira do local – cenário que contribui para a conservação dos automóveis.

A garagem HPC foi construída considerando a orientação do sol, o que resultou em uma inclinação única do telhado. Os arquitetos ainda idealizaram uma fachada exclusiva, toda exposta e composta basicamente de vidro. A fachada de vidro, direcionada para sul, oferece maior campo de visão, tornando-se um dos elementos de maior destaque do projeto.

“(…) Nós deixamos o piso recuado nos pilares da porta e preenchemos esse espaço com seixos, dando um ar de leveza e tornando infinito o limite interno e externo da construção. Utilizamos um vidro de alta eficiência que bloqueiam a entrada dos raios UV e permitem a entrada só da claridade (…)” – comenta representantes do escritório HAUS em um filme promocional.

Além do mais, os vidros de alta performance, em conjunto com a inclinação única do telhado, permitem controlar a entrada de luz nos ambientes, além de aperfeiçoar o ganho de calor interno – tudo sem a necessidade de climatizadores de ar. As linhas do telhado também facilitam o deságüe da água das chuvas para o armazenamento em cisternas.

Ainda pensando na sustentabilidade, os arquitetos responsáveis optaram por limitar a garagem com uma estrutura metálica, tendo em vista a leveza e alta resistência do material. Conforme consta, a equipe conseguiu manter suspenso um vão de mais de 20 metros sem a utilização de pilares, o que resultou em vigas aparentes com perfil em ‘W’.

No material publicitário os envolvidos no projeto ainda completam “(…) Acho que ficou um resultado bem bacana, porque nós conseguimos fazer [a garagem] de forma simples, imprimindo esse conceito de arquitetura racional que nós gostamos tanto. (…)”

Esse conceito acima citado também possibilitou que a equipe trabalhasse com eficiência durante a construção da garagem, evitando desperdício de materiais e gerando outras economias, como no consumo de água e energia elétrica.

Vale lembrar que, além exigir uma garagem econômica e sustentável, outro pré-requisito do projeto era de que a garagem fosse fechada (enclausurada), sem janelas ou aberturas que permitissem ventilação natural contínua, a fim de preservar os automóveis, já que o local da construção fica em uma área localizada em meio à natureza.

Todos os elementos da construção foram escolhidos para ficarem expostos ao tempo. Além da estrutura de metal e vidros de alta eficiência energética, a garagem conta ainda com telhas metálicas termo acústicas, dutos metálicos para exaustão do ar, piso em concreto polido, caixas de seixos – para auxiliar na integração dos ambientes -, além das instalações elétricas.

A proposta inicial do projeto consistia em reformar uma casa de hóspedes de 500 m2 e transformá-la em uma garagem de 1.000 m2; e uma das maiores dificuldades percebidas pela HAUS Arquitetura era a necessidade de integrar a construção existente com a nova garagem, atribuindo características sustentáveis a mesma.

Sobre a HAUS Arquitetura

Com mais de 18 anos de experiência e algumas centenas de projetos arquitetônicos realizados, a HAUS Arquitetura se orgulha de ser um estúdio de idéias que viram projetos. Segundo a HAUS, com idéias e planejamento é possível transformar qualquer ambiente em locais aconchegantes e funcionais.

O grupo se orgulha de apoiar suas obras em conceitos sustentáveis e que promovam a conscientização e preservação do meio ambiente. Para isso, tentam viabilizar projetos de uso prolongado que ofereçam impactos mínimos ao meio ambiente, sem deixar de criar plantas modernas e exclusivas, dotadas de estética e funcionalidades.

“(…) A HAUS Arquitetura leva os conceitos de sustentabilidade a diferentes níveis de aplicação. Acreditamos que um projeto eficiente respeita os meios em que está inserido, possibilitando um ambiente saudável e adequados para todos.(…)” – ressaltam os responsáveis em seu site.

Conforme consta, a maior preocupação do grupo é entregar obras de acordo com as necessidades – e expectativas – dos clientes, sempre com qualidade e compreensão dos detalhes, a fim de alcançar resultados finais amigos da natureza e realmente impactantes.

Veja + Notícias

30.01.2020

Vidro Ornilux – Vidro e tecnologia a favor dos seres vivos.

03.01.2020

Vidro low ainda é tendência

20.12.2019

Guardian lança no Brasil o vidro para box de banheiro resistente a manchas