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08.08.2020

Loja da Apple projetada por Foster + Partners é inaugurada

Com a intenção de estabelecer um novo diálogo com os clientes, pedestres e arquitetura da região de Sanlitun, em Pequim, a nova loja da Apple utiliza o vidro para criar uma atmosfera ampla e convidativa em vários aspectos, visualmente e emocionalmente falando.

A loja da Apple em Sanlitun, Pequim, foi a primeira filial da marca na China, construída em 2008 em um shopping center localizado ao lado da nova unidade. Recentemente, a Apple Sanlitun passou por uma reformulação capitaneada pelo escritório britânico Foster + Partners que teve a intenção de criar uma nova forma de dialogar com os transeuntes e arquitetura do local.

A inauguração fortalece o relacionamento estreito existente entre a Apple e a Foster + Partners. A nova Apple Sanlitun possui o dobro do tamanho da loja original e conta com diversas novidades dignas de destaque, como é o caso, por exemplo, de um fórum de observação do local (praça), sala de reuniões e uma galeria de exibição. Para complementar a arquitetura o escritório definiu escadas características, pisos de pedra, além de um jardim com árvores oficiais de Pequim.

Mas o que realmente chama a atenção do espaço é sua arquitetura clean e singular. Segundo Stefan Behling, diretor de estúdio da Foster + Partners, o local promete interagir com diversos sentidos dos visitantes. “A Apple Sanlitun é absolutamente aberta e convidativa – visual, física e metaforicamente”, comenta Behling, complementando que a arquitetura forma um espaço capaz de se conectar a rede de circulação nos quatro lados e em vários níveis.

Para alcançar essa atmosfera acolhedora o escritório Foster + Partners recorreu ao vidro para trazer iluminação e integração entre os ambientes, além de extrair energia renovável suficiente para satisfazer as necessidades da loja. Vale lembrar que medidas de economia de energia – como utilização de energia renovável e otimização de climatizadores de ar e iluminação – são incentivadas nas lojas Apple em todo mundo.

Para auxiliar nesse processo a Foster + Partners projetou duas fachadas composta com vidros. A fachada principal, em frente a uma praça movimentada, é a principal entrada de luz no ambiente – com placas de vidro que possuem pouco mais de 10 metros de cumprimento – enquanto que a fachada posterior oferece a visão do terraço e o jardim com árvores de uma espécie popular em Pequim (Acácia do Japão).

Para satisfazer as necessidades de energia elétrica o escritório projetou uma grande cobertura suspensa com 390 m² de painéis de vidro fotovoltaicos, que ficam responsáveis por proteger a cobertura da loja ao mesmo tempo em que garante energia renovável para o local. Há de salientar que a loja foi equipada com o primeiro painel solar integrado a uma loja de varejo da marca na China.

Após a transformação, a Apple Sanlitun promete determinar uma nova era para a marca em Pequim. “Essa loja define um novo padrão de varejo da Apple na China e estamos entusiasmados em continuar nossa história em Pequim”, comenta Deirdre O’Brien, chefe de varejo e pessoas da Apple.

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