Home > Notícias > Plataforma de vidro é atração turística no RS

31.12.2020

Plataforma de vidro é atração turística no RS

Primeira plataforma de vidro do gênero construída na América Latina, o Skyglass Canela vira atração turística da cidade da região das Hortênsias, no Rio Grande do Sul.

Inaugurada recentemente na cidade de Canela – RS, o Skyglass Canela garante uma visão singular do Vale da Ferradura. A estrutura suspensa há mais de 360 metros de altura se apoiou no uso do vidro para garantir aos visitantes do local a sensação de caminhar no céu. A plataforma ainda é equipada com um monotrilho suspenso batizado de Abusado, que percorre a circunferência da atração proporcionando sensações e visões espetaculares.

O Skyglass Canela é a primeira atração do gênero construída na América Latina. Segundo os idealizadores, o modelo foi inspirado em outras plataformas suspensas semelhantes, como as estruturas Sky Walk e as pontes de vidro e da China. Entretanto, os idealizadores reforçam que não existem registros de outras passarelas de vidro equipadas com monotrilho suspenso, como é o caso do Skyglass Canela.

Estruturas desse tipo costumam causar curiosidade e estranheza nos visitantes, afinal de contas, o vidro carregou, por muito tempo, a estigma de material frágil. Entretanto, quando aplicada a tecnologia correta, as pontes de vidro são totalmente seguras e proporcionam um passeio único e inspirador. No caso do Skyglass Canela, a estrutura avança 35 metros a partir da borda e possibilita um passeio sobre o piso transparente há 360 metros de altura.

“(…) A gente sente nestes primeiros dias que as pessoas têm muito medo de pisar no vidro, o que é natural. Mas é um vidro com quatro lâminas de 10 milímetros, sendo que no meio delas tem a mesma película usada nos carros blindados. Cada uma suporta 500 quilos por metros quadrados. É muito seguro. As pessoas podem vir sem medo algum, porque a gente preza muito pela segurança (…)” confirma Fabrício Medeiros, diretor-geral da Skyglass.

Os idealizadores da nova atração investiram aproximadamente 30 milhões de reais na construção da passarela de vidro e aço. A tecnologia aplicada na composição dos vidros conta com multilaminação e películas especiais, o que permite que a estrutura suporte cargas elevadas. Como  bem observado pelo diretor geral, trata-se da mesma tecnologia utilizada nos vidros blindados.

Plataforma de vidro

O comprimento total da atração é de 68 metros, sendo capaz de suportar até 260 pessoas ou 226.000 kg – considerando a plataforma e o monotrilho. O local pode receber até 3.000 pessoas diariamente. Aos arredores da plataforma o visitante poderá contar com uma praça de alimentação, estacionamento, guarda-volumes, variedades de lojas, área verde e outras atrações, como o Memorial do Ferro de Passar, que conta – de maneira inusitada – a trajetória do utensílio com exemplares de diferentes épocas, origens e acabamentos.

Apesar dos receios, os primeiros dias de funcionamento da atração o movimento dos visitantes surpreendeu os organizadores. A administração do Skyglass se preocupou em apresentar gratuitamente a atração aos profissionais do turismo antes da abertura ao público.

“(…) O soft opening foi um sucesso absoluto. Superou nossas expectativas a recepção do público e serviu para alinharmos o funcionamento do parque. Colaboradores da rede hoteleira, gastronômica e guias de Turismo puderam conhecer em primeira a mão as nossas atrações (…)”, disse Fabrício Medeiros. “(…) Esperamos receber o público da melhor maneira possível nos próximos dias. A Skyglass é motivo para Canela, para o estado e para nosso país se orgulharem (…)”, complementa.

A construção do monumento iniciou-se no final do ano de 2019, após dois anos de estudos e adaptações necessárias para adequar o projeto às exigências ambientais, tendo em vista que o Skyglass foi construído em um parque rico em animais silvestres, natureza, araucárias, pássaros, rio, etc. “Temos mais de 30 espécies de animais registrados nas armadilhas fotográficas das trilhas. Queremos preservar e mostrar para cada vez mais pessoas “, informa a gerente comercial da Skyglass, Manoela Scott.

Vale destacar que o Vale da Ferradura – região onde se encontra a atração – oferece um dos visuais mais espetaculares da Serra Gaúcha e, agora, também poderá ser contemplado de maneira extraordinária com o auxílio do vidro na arquitetura.

Veja como chegar

O SkyGlass Canela está situado na Serra Gaúcha, na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. A entrada acontece pela Estrada Municipal CNL 350, nº 9.800 – CEP 95.680-000 – na Zona Rural da cidade. Para maiores informações, acesse o site da atração. A administração do Skyglass afirma que, durante a pandemia, o local operará com capacidade reduzida e devida atenção a todos os protocolos de segurança.

Veja + Notícias

20.03.2024

Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.