Home > Notícias > SENAI – SP abre inscrições para curso focado em processos vidreiros

22.07.2022

SENAI – SP abre inscrições para curso focado em processos vidreiros

Instituição de aprendizado industrial oferece vagas para curso voltado para a instalação de vidros autoportantes em esquadrias, elementos de vedações, procedimentos e normas técnicas para aplicação do vidro.

A popularização do uso do vidro na arquitetura, construção civil e outros segmentos tende a exigir mão de obra qualificada para o setor. Considere que o vidro pode ser utilizado para satisfazer diversas necessidades, e dessa forma, um profissional com qualificação avançada em um determinado processo pode se sobressair perante outros com conhecimentos básicos sobre uma aplicação.

O instituto de aprendizado industrial SENAI-SP, escola Orlando Laviero Ferraiuolo – localizada na Região Leste de São Paulo (Tatuapé) – possui vagas abertas para o curso de vidraceiro com ênfase no desenvolvimento de qualificações para instalação de vidros auto-portantes em edificações de acordo com as normas técnicas vigentes. Para realizar a inscrição e tirar outras dúvidas é possível acessar esse link.

Para se inscrever o interessado deve ser maior de idade e ter completado no mínimo a 4ª série do Ensino Fundamental. O investimento é de R$ 1.950,00 e pode ser parcelado. O curso terá carga horária de 160 horas e possui turmas disponíveis para aulas aos sábados – das 09h00 às 18h00 (entre os dias 06/08/22 e 17/12/22) ou para aulas de terça a sexta feira, das 18h30 às 22h00 (entre os dias 30/08/22 e 23/11/22), com aulas 100% presenciais.

Programação

Durante o curso de vidraceiro o aluno adquire conhecimentos referentes aos mais diversos tipos de vidros existentes e suas aplicações conforme as normas vigentes. É válido destacar que se aplicado corretamente o vidro é um material extremamente resistente capaz de prevenir acidentes, atribuir funcionalidades especiais à uma aplicação, amplificar fatores de conforto ao ambiente, trazer personalidade estética, economizar dinheiro, etc.

Além disso, o uso correto dos vidros pode trazer sustentabilidade às edificações e valorizar um imóvel por ocasião de venda, por exemplo. Dessa forma, a programação do curso de vidraceiro ministrado pelo SENAI-SP Escola Orlando Laviero Ferraiuolo apresentará o uso do vidro de diferentes formas. Conforme consta no site da instituição, o curso abordará temas ligados a:

SENAI SP abre inscricoes para curso focado em processos vidreiros2

Instalação de vidros comuns, considerando fatores como:

– Definição e principais finalidades.

– Método de fabricação, tipos de vidros, beneficiamentos

– Propriedades e funções do vidro

– Segurança do trabalho, causas e prevenção de acidentes

– Análise preliminar de riscos, uso de EPI e EPC – Equipamento de Proteção Individual e coletiva.

– Ergonomia.

– Impactos ambientes gerados pelo descarte de resíduos.

– Definição de qualidade, normas e outros procedimentos.

– Realização de cálculos matemáticos e técnicas de medição relacionados ao vidro.

– Boas práticas de instalação do vidro, técnicas, ferramentas, instrumentos e maquinários do setor.

Instalação de vidros de segurança, abordando tópicos como:

– Tipos de vidros de segurança e suas principais aplicações.

– Método de fabricação dos modelos, propriedades, funções.

– Como realizar o transporte a acondicionamento dos vidros.

– Esquadrias, definição, tipos, processos de montagem e instalação, representação gráfica, etc.

– Planejamento da obra, etapas, níveis, controle, organização e cronogramas.

– Realização de orçamentos considerando custos, margem de lucro, definição de materiais para cotação, planilha orçamentária.

– Técnicas de medição e de instalação, ferramentas, instrumentos e maquinários.

– Dicas de instalação de vidros laminados e temperados, etc.

A escola SENAI Orlando Laviero Ferraiuolo está situada na Rua Teixeira de Melo, 106, no bairro do Tatuapé em São Paulo, capital. Caso precise de maiores informações, é possível entrar em contato com a unidade através do telefone (11) 2227-6900 ou email para secretaria111@sp.senai.br.

Veja + Notícias

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

07.11.2023

Sincomavi-SP confirma webinário para novembro

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.