Home > Artigos > Quais são as aplicações de vidro?

17.08.2021

Quais são as aplicações de vidro?

A tecnologia possibilitou que o vidro fosse utilizado de maneiras inimagináveis. Atualmente o vidro é um material único, resistente e versátil, indicado para atividades diversas. Na arquitetura o material é escolhido para proporcionar benefícios e vantagens ligados à estética, conforto, sustentabilidade, segurança, economia e singularidade. Lembramos que, para cada finalidade existe um tipo de vidro indicado, por isso fique atento nesse texto e saiba quais são as aplicações de vidro mais populares!

Quais são as principais aplicações do vidro.

É importante destacar que o uso do vidro na arquitetura é regulamentado pela ABNT NBR 7199. É necessário que as estruturas envidraçadas se adequem às normas regulamentadoras para garantir aplicações seguras, esteticamente agradáveis e que tragam conforto para os ambientes. Por esse motivo, dê preferência por equipes responsáveis que se comprometam em manter todo o seu projeto dentro das normas da ABNT. Considerações feitas, vamos ver algumas das principais aplicações de vidro e entender seus benefícios e vantagens singulares.

– Portas e janelas (esquadrias de vidro)

Dando início a nossa lista sobre quais são as aplicações de vidro, as portas e janelas (ou esquadrias de vidro, como também são classificadas) são as aplicações de vidro mais comuns. Nessas estruturas o vidro exerce um papel essencial, tendo em vista que protege o ambiente das intempéries e de intrusos ao mesmo tempo em que permite a entrada de luz natural nas edificações. Vale frisar a possibilidade de utilizar vidros de controle solar, vidros acústicos, blindados, persiana entre vidros, dentre outros.

– Guarda corpo de vidro

O guarda corpo de vidro protege as pessoas enquanto embeleza o ambiente. O mercado arquitetônico oferece diversos modelos de guarda corpo para ambientes residenciais e corporativos. Vale lembrar que o vidro harmoniza com facilidade com outros materiais – como madeira, alumínio ou concreto – tornando o guarda corpo com vidro uma ótima alternativa arquitetônica.

– Fachadas de vidro

A fachada de vidro é tendência arquitetônica e uma das principais aplicações de vidro atualmente, pois conseguem externar a personalidade dos usuários e trazer imponência às edificações. Reforçamos que o vidro pode receber beneficiamentos e tecnologias diversas que interagem, por exemplo, com o calor que entrará nos ambientes, conforto acústico, privacidade, dentre outros.

– Pisos

Os pisos de vidro causam curiosidade e valorizam qualquer espaço (esteticamente e financeiramente); e por esse motivo entrou em nossa lista sobre quais são as aplicações de vidro. É importante destacar que atualmente o vidro é considerado um material muito resistente, sendo alternativa, inclusive, para ser utilizado em elementos estruturais na arquitetura. Comumente, os vidros para pisos são multilaminados composto com películas estruturais.

– Escadas

Se fabricadas com insumos corretos, a escada de vidro é totalmente segura e capaz de agradar até o mais exigente dos usuários. Isso acontece porque é possível utilizar diversos modelos de vidro em sua configuração, possibilitando, inclusive, que a estrutura mergulhe e ‘suma’ na decoração existente ou exerça papel de destaque decorativo.

– Divisórias de ambientes

As divisórias de vidro são indicadas para ambientes residenciais e empresariais. No âmbito corporativo a divisória de vidro limita os ambientes enquanto promove a interação de pessoal e facilita a fiscalização do trabalho. Em casa a estrutura pode compor lavanderias e cozinhas – pois além de facilitar a limpeza, não tem problemas de danificar com umidade.

Quais são as aplicações de vidro

– Piscinas de vidros

Ainda falando sobre quais são as aplicações de vidro na arquitetura, as piscinas de vidro garantem o charme para qualquer local! O vidro pode ser utilizado nas paredes (visor de piscina) ou no piso da piscina, oferecendo uma experiência singular de relaxamento e lazer. Definitivamente, uma piscina de vidro é de tirar o fôlego só de olhar!

– Coberturas

Cobertura de vidro, teto envidraçado ou telhado de vidro; seja qual for a denominação, essa é uma das aplicações de vidro capazes de transformar por completo um determinado ambiente. A estrutura pode ser instalada em áreas internas e externas e pode ser retrátil, ampliando as vantagens do teto de vidro.

– Espelhos

O espelho não poderia ficar de fora da nossa lista sobre quais são as aplicações de vidro, pois na arquitetura é um material ‘coringa’, utilizado pelos profissionais para proporcionar versatilidade às aplicações. Com o espelho é possível, por exemplo, fornecer amplitude visual aos locais ou direcionar os focos de luz para ambientes onde a iluminação não chega.

Para suprir toda essa demanda gerada pelas principais aplicações de vidro, a indústria oferece um amplo leque de tipos de vidros, com características físicas, estéticas e funcionais distintas. Destacamos aqui os vidros de segurança (vidro laminado, temperado e aramado), frequentemente citados na NBR 7199 e outras diretrizes da ABNT; entretanto, é possível realizar combinações das características de vidro para suprir uma determinada demanda.

Reforçamos que profissionais especializados sabem perfeitamente quais são as aplicações de vidro e são capazes de harmonizar uma necessidade particular às normas e exigências da ABNT, dando vida a estruturas seguras e conforme os desejos dos clientes.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.