Home > Artigos > Qual é o vidro mais seguro?

21.10.2021

Qual é o vidro mais seguro?

Os vidros de segurança (laminado, temperado e aramado) são os modelos mais seguros de fácil acesso no mercado. Esses três tipos de vidro recebem essa denominação por apresentarem resistência mecânica elevada e se quebrarem de maneira protetiva aos usuários. É importante destacar que a escolha do vidro mais seguro depende de fatores como a finalidade da aplicação e exigências das normas da ABNT, sendo assim, entenda as diferenças dos modelos e saiba qual é o vidro mais seguro para sua obra.

Conheça os vidros de segurança

Há muito tempo o vidro abandonou a estigma de material frágil e perigoso. Com o avanço da tecnologia a indústria foi capaz de fabricar vidros cada vez mais resistentes e seguros aos usuários. Um bom exemplo enxergamos nos vidros de segurança, que são fabricados com técnicas especiais que agregam resistência às aplicações e proteção aos usuários. Por esse motivo, para entender qual é o vidro mais seguro, conheça um pouco mais sobre o vidro laminado, temperado e aramado.

vidro laminado

Vidro laminado

O vidro laminado possui características singulares que leva o modelo a ser indicado para compor diversas estruturas populares da arquitetura e construção civil. O modelo inicia nossa lista sobre qual é o vidro mais seguro por oferecer proteção distinta aos usuários. Isso acontece porque os vidros laminados possuem resistência mecânica elevada e, ao se quebrarem, mantém os fragmentos de vidro presos a si, preservando a estrutura fechada e instransponível até a manutenção.

Método de fabricação do vidro laminado: A segurança atípica dos vidros laminados decorre do seu modo de fabricação. O vidro laminado é fabricado a partir da união de duas ou mais placas de vidro intermediadas por película(s) de PVB ou EVA. Esse conjunto é direcionado a fornos com temperaturas controladas para unir e formar uma chapa de vidro mais resistente – devido a junção das placas de vidro – e segura – tendo em vista que a película fica responsável por manter os estilhaços suspensos ao vidro em caso de quebra.

Onde usar vidro laminado: Ainda comentando sobre qual é o vidro mais seguro, o laminado é indicado para diversas aplicações, como por exemplo:

– Telhados, coberturas e claraboias

– Portas e janelas

– Muros e divisórias de vidro

– Guarda-corpos

– Fachadas

– Box de banheiro

O vidro laminado ainda é indicado para pisos, degraus e escadas; envidraçamento de sacadas, piscinas, aquários e aplicações para retardar ações de arrombamento e resistência ao fogo. Consulte mais na NBR 7199.

vidro temperado 1

Vidro temperado

O vidro temperado é popular na indústria devido às suas qualidades singulares de resistência. Conforme consta, o modelo é em média 05x mais resistente que um vidro comum e abrange fatores mecânicos (choques), flexão, torção e variação térmica. Além disso, os vidros temperados se quebram de maneira segura aos usuários, pois quando estilhaçados se fragmentam por completo em pequenos pedaços de baixo poder de corte, praticamente anulando as chances de acidentes físicos sérios.

Método de fabricação do vidro temperado: Dando continuidade ao nosso artigo sobre qual é o vidro mais seguro, destacamos o modo de fabricação único é o que garante as qualidades de proteção e resistência do vidro temperado. Esse modelo é alcançado graças a submissão de placas de vidro comuns à têmpera – que consiste em aquecer controladamente e resfriar rapidamente a chapa de vidro. Esse processo causa tensão molecular e promove os fatores de proteção e resistência do vidro temperado.

Onde usar vidro temperado: Considerando suas características, as normas da ABNT indica o vidro temperado para:

– Portas e janelas

– Divisórias, vitrines e muros de vidro

– Envidraçamento de sacadas

– Fachadas (com ressalvas)

– Box de banheiro

É importante esclarecer que em aplicações como janelas e fachadas o vidro temperado é aplicado com ressalvas, conforme indica a ABNT NBR 7199. Já se você procura qual é o vidro mais seguro para box de banheiro, aposte nos vidros temperados.
vidro aramado

Vidro aramado

O vidro aramado possui aparência distinta devido à malha metálica que é incorporada à massa vítrea durante a fabricação. Esta malha fica responsável por trazer resistência à chapa e segurança aos usuários, pois promove a solidez da placa e, quando quebrada, segura os fragmentos de vidro presos a si. Apesar de menos populares, os vidros aramados também são classificados como vidro de segurança e por esse motivo aparecem em nossa lista sobre qual é o vidro mais seguro.

Método de fabricação do vidro aramado: Os vidros aramados recebem uma malha de metal durante o processo de fabricação. A malha metálica é incorporada à massa do vidro e interage com a estética, proteção e resistência mecânica da placa de vidro. Destacamos que o vidro aramado, depois de quebrado, mantém o vão fechado e instransponível, semelhante aos vidros laminados.

Onde usar vidro aramado: Segundo as normas da ABNT, o vidro aramado pode ser aplicado em:

– Coberturas, marquises, claraboias, telhados, etc

– Guarda-corpos

– Fachadas

– Janelas

– Portas, divisórias, muros e vitrines

Como visto, não basta saber qual é o vidro mais seguro, é preciso sabedoria para aplicar o modelo correto conforme indica as normas da ABNT. Por esse motivo recorra à serviços especializados no assunto para aproveitar o máximo de benefícios que uma estrutura envidraçada pode oferecer!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.