Home > Artigos > Apple Park contará com escultura em vidro

13.08.2021

Apple Park contará com escultura em vidro

Apple Park escultura em vidro – Área anexa ao centro de visitantes da Apple Park ganhará escultura projetada com vidros produzidos com areia de 58 desertos ao redor do mundo.

A sede da Apple em Cupertino inaugurará, no verão de 2022, uma escultura de vidro única e de escala global, segundo os idealizadores. Batizada de ‘Mirage’, a futura obra terá como referência as dunas dos desertos e contará com vidros fundidos produzidos com a areia de 58 desertos do mundo. O vidro dará vida à aproximadamente 400 colunas e tende a oferecer uma nova ótica do espaço onde estiver inserido.

Segundo os idealizadores, o projeto conta com uma grande equipe formada por dezenas de arquitetos, geólogos, artistas e profissionais especialistas em regiões desérticas. ‘Nosso objetivo é reunir todos os desertos da terra. Os visitantes poderão caminhar de leste a oeste em torno de cada deserto do planeta. Vamos fazer deste um espaço microcosmo que traz todos esses imensos e diversos desertos ali mesmo para o Apple Park.’, comenta a artista escocesa Katie Paterson, uma das idealizadoras do projeto.

A escultura de vidro tende a criar um espaço ao ar livre na área pública do edifício. As colunas de vidro fundido altamente transparentes serão dispostas de forma ondulada para lembrar uma duna do deserto. As ondas seguirão em três linhas conectadas a um espaço central – formando três entradas e uma visão única da natureza. As formas da escultura ainda criarão pequenos espaços reservados onde os visitantes poderão usufruir de um silêncio profundo enquanto imergem na natureza livre.

‘Essa é uma maneira muito diferente de usar o vidro. Temos vidros em todas as partes do nosso dia-a-dia, mas geralmente só interagimos com chapas de vidro, copos ou vasos de vidro. Com este projeto [Mirage], estamos nos afastando dos aspectos comerciais do vidro e nos referindo à solidez do vidro em si’, disse Christoph Zeller, do escritório de arquitetura alemão Zeller & Moye – que assina a projeção da obra juntamente com Katie Paterson.

apple-park-escultura-em-vidro
Apple Park escultura em vidro

‘Estamos trabalhando com esses materiais de forma experimental, mas focando em um material como o núcleo da arte: areia do deserto. Tem essa qualidade artesanal por causa do vidro fundido, então vai apresentar muitas variações e formas e descolorações.’, complementa os representantes do escritório Zeller & Moye. Os envolvidos no projeto ainda destacam que a escultura tem o poder de conectar as pessoas à natureza e ao resto do mundo, cenário ideal para diminuir um pouco a solidão e desconexão do mundo exterior causados pela pandemia.

Produzir vidros com areias do deserto já era algo pretendido pela artista Katie Paterson e, com a parceria formada com a Zeller & Moye, esse desejo se tornou realidade, tanto que as duas partes já produziram uma estrutura que fazia referência a um dossel da floresta, feita de árvores originárias do mundo todo. Segundo os idealizadores, mesmo com experiência prévia, reproduzir a escultura de vidro não será nada fácil, tendo em vista que um projeto dessa maneira nunca foi antes realizado e será necessário esforços a nível global para tirá-lo do papel.

Apesar de os valores não terem sido divulgados de maneira oficial, os funcionários da sede da Apple em Cupertino afirmaram se tratar de um projeto multimilionário – que faz jus ao grande investimento já realizado no local. Pra se ter ideia, toda a sede possui mecanismos de acessibilidade e cerca de 80% do espaço é composto por áreas verdes com plantas nativas da região; além disso, o pátio central do prédio possui um largo artificial. O Centro de Visitantes do Apple Park – onde a escultura ficará exposta – é a única área da empresa aberta ao público.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.