Home > Artigos > Como descartar muito vidro quebrado?

05.04.2022

Como descartar muito vidro quebrado?

A melhor alternativa para descartar muito vidro quebrado consiste em acomodar os pedaços de vidro em embalagens resistentes, a fim de evitar perfuração ou cortes e proteger os profissionais responsáveis pela separação de nossos resíduos. Como exemplo, destacamos as caixas de papelão, sacos específicos resistentes à perfuração, garrafas pet. Entretanto, se o volume for muito grande, será preciso recorrer à serviços especializados, como catadores ou encaminhar até um posto de coleta mais próximo de sua residência.

Ainda comentando sobre como descartar muito vidro quebrado, de uma forma ou de outra, é de extrema importância que o vidro seja direcionado aos locais adequados, pois dessa maneira garantimos que ele tenha sua destinação correta. Vale destacar que a decomposição do vidro leva milhares de anos, razão pela qual o material não deve ser descartado no meio ambiente. Em contrapartida, o vidro pode ser reciclado infinitamente, além de não oferecer perdas durante o processo, ou seja, 1kg de caco de vidro resultará em 1 kg de vidro reciclado.

Dessa forma, não há como discordar que a melhor forma de como descartar muito vidro quebrado consiste em encaminhar os cacos para as cooperativas, catadores ou centros de reciclagem. Em algumas cidades existem serviços de coleta seletiva oferecidos pelo município, sendo outra alternativa para descarte de vidro quebrado ou inteiro. Verifique se sua cidade dispõe deste serviço!

Aplicativos de celular

Dando continuidade ao nosso texto sobre como descartar muito vidro quebrado, com a evolução da tecnologia e a popularização dos aplicativos de celular, atualmente é possível realizar essa ação apenas com alguns toques no smartfone. Aplicativos como o cataki, por exemplo, facilita a localização de um catador de vidros próximo de sua localidade e permite negociar a retirada diretamente com o profissional. É uma ótima forma de descartar seus vidros inteiros ou quebrados, pois além de tudo contribui para o sustento de uma família.

Outro aplicativo interessante e alternativa para quem procura saber como descartar muito vidro quebrado e ainda deseja ganhar descontos em supermercados e outros serviços é o Molécoola Reciclagem. Indicado para todos os tipos de materiais recicláveis, a plataforma fornece pontos conforme o tipo de material encaminhado. Com esses pontos acumulados é possível trocar por descontos, serviços ou produtos. O Molécoola Reciclagem garante ter tirado do meio ambiente e destinado corretamente mais de 600 toneladas de materiais recicláveis! Legal, não?

Coleta seletiva

Em algumas cidades brasileira existe um serviço de coleta seletiva de materiais recicláveis. Em São Paulo, por exemplo, de acordo com a prefeitura, são disponibilizados caminhões de lixo e coleta domiciliar para 94 distritos da cidade. A coleta seletiva é alternativa viável de como descartar muito vidro quebrado, pois existe a certeza que o material terá destinação correta. Em caso de dúvidas, mantenha contato com a administração municipal e se informe!

Todo descarte de vidro, seja quebrado ou inteiro, deve ser realizado com responsabilidade para evitar acidentes com os profissionais encarregados pela coleta do lixo e manipulação dos resíduos. Por isso, em todos os casos não podemos nos esquecer de identificar o referido pacote como descarte de vidros quebrados, e se possível, identificar também o tipo de vidro quebrado. Essa técnica facilita tanto no momento da separação dos resíduos quanto na hora de encaminhar os vidros para a reciclagem; reforçando que diminui consideravelmente a possibilidade de acidentes com os profissionais do segmento.

Benefícios da reciclagem

Não existe formas de comentar sobre como descartar muito vidro quebrado sem falar sobre os benefícios da reciclagem.  Para resumir, abaixo listamos algumas das vantagens da reciclagem do vidro:

– O vidro pode ser reciclado quantas vezes for necessário sem apresentar perda de suas qualidades intrínsecas. Isso significa que o vidro reciclado pode ser utilizado em qualquer instalação.

– Quando adicionamos caco de vidro durante a fusão das matérias-primas facilitamos o ponto de ebulição, emitindo dessa menos CO2 na atmosfera.

– Ao facilitar o ponto de fusão barateamos a produção do vidro devido a maior agilidade nos processos, cenário que reflete diretamente no bolso do consumidor.

– Ainda comentando sobre como descartar muito vidro quebrado, a reciclagem do vidro é benéfica para o meio ambiente de diversas formas. Além de evitar a contaminação das águas e terras, diminui a retirada de recursos valiosos da natureza.

– Não existir perdas de matéria prima durante o processo de reciclagem do vidro, diferentemente da produção do vidro virgem, que para cada kg exigiria ao menos 1,2 kg de matéria prima da natureza.

Tudo isso sem contar que a reciclagem do vidro gera renda para milhares de pessoas, porém, esse cenário poderia ser melhor, basta um pouco mais de consciência dos usuários. E para finalizar nosso artigo, esperamos que tenha entendido como descartar muito vidro quebrado e compreendido a importância da reciclagem do material.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.