Home > Artigos > Conheça as vantagens do vidro reflexivo

05.03.2020

Conheça as vantagens do vidro reflexivo

Preparamos este artigo especial para que você conheça as vantagens do vidro reflexivo. Com qualidades únicas, o vidro refletivo – como também é conhecido – pode compor projetos empresariais e residenciais com o intuito de proporcionar bem estar, privacidade, eficiência energética e segurança aos usuários. Além do mais, esse modelo de vidro cria ilusões maravilhosas, garante elegância e imponência em qualquer edificação onde seja utilizado.

O modelo se popularizou com a arquitetura modernista, virando figura carimbada em projetos inovadores. Também não poderia ser diferente. Dentre uma infinidade de vidros especiais disponibilizados pela indústria vidreira, o vidro reflexivo foi desenvolvido para garantir controle da luz e conforto térmico, duas das qualidades cada vez mais solicitadas pelos usuários.

Isso acontece porque esse modelo de vidro – também denominado de vidro espelhado – possui uma camada refletora que interage diretamente com os raios solares. A camada é deposta em uma das faces do vidro é fica responsável por bloquear até 80% da luz solar que entraria nos ambientes, facilitando a manutenção do conforto térmico e o controle de luminosidade.

Devido a essas características, o mercado da construção civil encontrou no vidro reflexivo um grande aliado para a projeção de edificações elegantes, seguras e com possibilidade de obtenção de certificações ambientais. Não por acaso o segmento costuma aplicar este modelo de vidro em diversos projetos arquitetônicos, como por exemplo:

– Fachadas de prédios;

– Fachadas residenciais;

– Sacadas envidraçadas;

– Coberturas;

– Átrios;

– Portas e janelas;

Aqui vale lembrar que o controle térmico e controle da luz não são as únicas vantagens do vidro refletivo. Questões ligadas à garantia de privacidade e facilidade de manutenção também entram no rol de benefícios do vidro refletivo.

Benefícios do vidro reflexivo

O avanço da tecnologia e o desenvolvimento de sistemas de vigas e pilares possibilitou a aplicação de outros revestimentos nas edificações. O vidro refletivo é exemplo disso e, não por acaso, virou referência no setor civil. Sendo assim, conheça as vantagens do vidro reflexivo e entenda como o modelo vem se popularizando nas últimas décadas no segmento da construção civil e arquitetura.

1 – Privacidade

Devido a sua capacidade de reflexão, o vidro espelhado não permite que os usuários externos tenham visão do ambiente interno. Isso acontece, justamente, por causa da reflexão da luz, que faz com que vejamos nossa imagem refletida quando estamos do lado mais iluminado do cenário.

Vale lembrar que quem está do lado de dentro enxerga normalmente o exterior. O interessante é que isso abre outras possibilidades, como a eliminação de cortinas – e toda aquela manutenção que as cortinas exigem – e a redução das iluminações artificiais.

2 – Conforto térmico

Ao refletir os raios de sol, o vidro espelhado reduz a passagem de calor para dentro dos ambientes, consequentemente. Esse cenário interage positivamente com a temperatura do interior destes locais, tornando os espaços mais confortáveis e agradáveis.

Vale lembrar que um ambiente com temperaturas mais baixas reduz o uso de climatizadores de ar, além de que, quanto mais quente um local, mais energia nosso corpo vai gastar para se manter estabilizado. Essa energia poderia ser aplicada em outra tarefa!

3 – Segurança

Dentre as principais vantagens do vidro reflexivo está o fato de que ele pode receber beneficiamentos. Isso quer dizer que é possível utilizar placas laminadas ou temperadas na composição. Também é possível optar por vidros duplos, o que garantiria ainda mais segurança – além de maior grau de conforto acústico.

Como sabemos, os vidros laminados e vidros temperados são considerados vidros de segurança pelas normas da ABNT, pois são comprovadamente mais resistentes e não oferecem grandes riscos aos usuários em casos de estilhaçamento. 

 4 – Estética

Quando usado com responsabilidade, o vidro reflexivo consegue transmitir sensações de sofisticação e modernidade, valorizando as fachadas de prédios e outras edificações. Mas lembramos que é preciso usar com responsabilidade para não carregar a imagem da fachada.

É importante frisar também que o modelo pode ser encontrado em diversas cores, como o verde, azul e prateado, além de poder ser serigrafado. Essas vantagens amplia o leque de possibilidades arquitetônicas e flexibiliza a criação de projetos inovadores.

5 – Valorização do imóvel

A utilização de vidros na arquitetura valoriza qualquer imóvel, isso é um fato. Só que quando o modelo utilizado no projeto proporciona conforto, privacidade, segurança, modernidade e elegância, a valorização do imóvel é ainda maior, além de contar como um enorme diferencial no momento de fechar negócio.

– Mas atenção

Aqui vale um aviso. Devido à capacidade de reflexão o vidro espelhado pode causar ilusões fatais para pássaros, que infelizmente não são capazes de diferenciar reflexos da realidade e acabam se chocando contra as fachadas. Esse é um dos motivos pelo qual o vidro refletivo deve ser utilizado com muita responsabilidade.