Home > Artigos > Descarte de Vidro

31.05.2022

Descarte de Vidro

O descarte de vidro quebrado deve ser feito de maneira consciente. A melhor alternativa para jogar vidro no lixo consiste em criar uma proteção que impeça os cacos de ter contato com as pessoas responsáveis pelo seu manuseio, como por exemplo, acomodar os fragmentos em uma garrafa pet, caixa de leite ou de papelão. No caso de descarte de vidros grandes é possível recorrer ao plástico bolha ou embalar os pedaços grandes com o auxílio de papelão e fita adesiva.

Aqui vai outra dica para realizar o descarte de vidro no lixo de maneira segura: Identifique o pacote contendo cacos de vidro, pois essa técnica facilita muito a vida dos profissionais responsáveis pela coleta e separação do nosso lixo. A identificação do vidro quebrado pode ocorrer da maneira mais acessível (caneta colorida, lápis e papel, etc); o importante é que a informação esteja bem clara e visível.

Como fazer o descarte correto de vidros

Se realizado de maneira inadequada, o descarte de vidro pode ser um problema sério tanto para os profissionais envolvidos na coleta e separação de resíduos (garis, recicladores, etc) quanto para o meio ambiente, considerando que vidros quebrados descartados de maneira errada podem ferir gravemente os profissionais do segmento ou, se jogados na natureza pode causar prejuízos imensuráveis, pois o vidro não é um material biodegradável e pode levar pelo menos 04 mil anos para se decompor.

Sendo assim, o descarte do vidro não deve ser feito no lixo comum ou no meio ambiente. Nesse caso, a melhor alternativa é acomodar os cacos de vidros em embalagens resistentes para evitar perfuração e/ou cortes, protegendo os profissionais responsáveis pela separação de nossos resíduos. Como alternativas para acomodar e fazer o descarte vidro quebrados, destacamos:

– Caixas de papelão;

– Sacos específicos resistentes à perfuração;

– Garrafas pet;

– Caixa de leite;

– Plástico bolha;

Reforçamos que é preciso identificar o pacote contendo vidros quebrados – e se possível, referindo o tipo de vidro quebrado. Essa técnica facilita o trabalho dos garis e catadores e a separação dos resíduos na ocasião da reciclagem. Um simples aviso escrito “vidro quebrado”, seja no próprio pacote ou afixado da melhor forma possível já é suficiente para identificar o pacote e diminuir a possibilidade de acidentes sérios com os colaboradores responsáveis pela manipulação do lixo.

Onde fazer descarte de vidro

Ainda falando sobre como fazer o descarte correto de vidros, o melhor cenário consiste em encaminhar o vidro para reciclagem! Para isso, podemos levar o vidro quebrado até um posto de coleta mais próximo, recorrer aos catadores e/ou recicladores, programas de incentivo à reciclagem oferecidos pela administração pública ou até mesmo à serviços especializados através da internet (aplicativos). Veja mais:

Cataki: O objetivo desse aplicativo é facilitar a localização de um catador de vidros mais próximo e possibilitar negociação para retirada dos vidros quebrados ou inteiros diretamente pelo profissional. É uma alternativa viável para descarte de vidro na palma da mão.

Molécoola Reciclagem: Esse serviço pode ser aplicado para todos os tipos de materiais recicláveis. Um fator interessante é que a plataforma contabiliza pontos de acordo com o tipo de material coletado e permite trocá-los por descontos, serviços ou produtos.

Catadores e recicladores: Em algumas regiões é comum a presença de profissionais recicladores, que coletam os resíduos e depois vendem para cooperativas e centros de reciclagem. É uma alternativa interessante para descarte de vidro.

Coleta seletiva: Alguns municípios possuem programas de incentivo à reciclagem, onde geralmente a administração pública disponibiliza caminhões de lixo para coleta domiciliar. Pesquise se a prefeitura do seu município possui esse serviço!

Reciclagem de vidro vale a pena ?

Não há como discordar que a reciclagem do vidro vale a pena, tanto para o meio ambiente quanto para o nosso bolso. Falando superficialmente de algumas de suas vantagens, podemos destacar que:

– O descarte de vidro correto e sua reciclagem diminui o volume de lixo nos aterros;

– A fabricação do vidro reciclado despeja menos CO2 na natureza, pois os cacos de vidro facilita o ponto de fusão dos outros ingredientes;

– Utilizar vidros durante a reciclagem evita grandes retiradas de insumos da natureza;

Esses fatores já seriam suficientes para validar a reciclagem do vidro, pois evitaria a contaminação de águas, terras, ar e outros recursos naturais. Porém, essa técnica oferece muito mais benefícios, como por exemplo:

– Vidros são totalmente recicláveis, pois não existem perdas durante o processo. Isso quer dizer que 1kg de pedaço de vidro gera 1 kg de vidro reciclável.

– Ainda falando sobre descarte de vidro de maneira correta, destacamos para comparação que cada quilo de vidro virgem produzido exige ao menos 1,2 kg de matéria prima da natureza.

– Além disso, o vidro pode ser reciclado quantas vezes for preciso sem demonstrar perda de suas qualidades naturais, o que quer dizer que vidros reciclados podem ser utilizados em qualquer aplicação.

– A reciclagem do vidro interage diretamente com a economia nacional, pois é capaz de gerar renda para milhares de pessoas.

Para finalizar nosso artigo sobre descarte de vidro, lembramos que todas essas vantagens contribui para o barateamento da produção do vidro, um cenário que reflete diretamente no nosso bolso. Acompanhe a ArchGlass Brasil para receber mais artigos como esse!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.