Home > Dicas e Curiosidades do Vidro > Espelhos: ideias de onde usar

13.05.2021

Espelhos: ideias de onde usar

Há muito tempo o espelho deixou de servir apenas para refletir a nossa imagem. Com o passar dos anos os espelhos passaram a oferecer seus benefícios para outras áreas, como o mercado da arquitetura, decoração de interiores e indústria moveleira, que encontraram no produto uma alternativa para trazer funcionalidade e estética aos diversos ambientes. Por esse motivo o artigo de hoje vai falar mais sobre os espelhos e ideias de onde usar o elemento.

Conheça algumas ideias de onde usar o espelho

O espelho oferece versatilidade de uso graças às suas características singulares. Sua capacidade de refletir os cenários oferece benefícios como amplitude visual e interação com a iluminação do local, possibilidade esta que, se estudada com criatividade, permite a criação de ambientes aconchegantes e visualmente confortáveis.

O mercado oferece diversos modelos de espelhos para os usuários. De um modo geral, o espelho pode ser utilizado para:

– Amplificar o espaço de um ambiente – visualmente falando. Quando aplicado do modo correto, o espelho pode dar a impressão de que um espaço tem o dobro do tamanho. É uma alternativa eficaz para decoração de cômodos pequenos.

– Interagir com a iluminação do local. Os espelhos prata podem funcionar como um catalisador de luz, refletindo-a para áreas onde a iluminação não chegaria normalmente. Por outro lado, espelhos como o bronze e o fumê podem ser aplicados para diminuir a luz de locais altamente iluminados.

– Decorar com praticidade. Os modelos de espelhos diversificados e possibilidades de customização tornam o produto em alternativa para a criação de projeto arrojados e altamente funcionais.

Vale destacar que a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas possui normas específicas para a instalação de espelhos, com requisitos e garantias mínimas para garantir a durabilidade do produto. Por esse motivo, sempre consulte profissionais habilitados em instalação de espelhos e usufrua do máximo de benefícios e segurança que o produto pode oferecer.

Espelhos: ideias de onde usar

Espelhos – ideias de onde usar

Considerando esse cenário, separamos algumas dicas sobre espelhos e ideias de onde usar:

O espelho pode ser aplicado em diversos ambientes na forma de painéis e/ou divisórias, por exemplo. Também é perfeito para revestir paredes grandes sem ornamentação. Lembramos que é possível customizar formas (geométricas ou orgânicas) para trazer mais destaque à decoração do ambiente.

– O espelho pode ser aplicado para revestir diferentes tipos de móveis de uma casa ou escritório, como por exemplo:

Revestimento de móveis sala de estar:  Pode ser aplicado na mesa de centro ou estante. Também fica lindo em quadros espelhados e aparadores.

Revestimento de móveis quarto: Experimente utilizar o espelho na cabeceira da cama, guarda-roupa, aparador, cômodas, etc. Personalizar artes – como formas e desenhos – também é uma das ideias de onde usar o espelho.

Revestimento de móveis cozinha: Adquira tampos de mesa e puxadores espelhados ou utilize o produto para revestir o buffet e/ou as prateleiras do armário. Lembre-se de que o espelho traz luz ao ambiente e, se bem aplicado, não destoa do restante da decoração.

– A divisória espelhada é outra alternativa eficaz do ponto de vista estético e funcional. O elemento pode ser utilizado no banheiro, por exemplo, aproveitando a estrutura do box para trazer amplitude enquanto permite a visão do corpo inteiro.

– Espelhos emoldurados alteram a atmosfera de um ambiente. Cogite simular um grande quadro de espelho com moldura e sinta a magia acontecer.

– A utilização de vasos espelhados para plantas ornamentais se tornou tendência recentemente. É uma alternativa simples e eficaz de decoração com espelhos.

– O espelho pode ser usado como destaque ou contraponto decorativo. Uma das boas ideias de onde usar o espelho é criar um ponto de foco e aumentar a exposição de cenários interessantes, como um jardim ou uma escultura, por exemplo.

– Mais uma das diversas ideias de onde usar o espelho consiste em usufruir da sua capacidade de reflexão para potencializar detalhes e destaques na decoração de um ambiente. Com inteligência é possível criar belos contrastes, capazes de agradar até o mais exigente dos usuários.

– Com estudo e criatividade, o espelho traz o ambiente externo para dentro de casa, escritório ou empresa facilmente.

– Sempre se atente ao cenário que o espelho irá refletir. Evite, por exemplo, duplicar cenários como porta de banheiro, lavanderias ou ambientes desorganizados.

– O espelho pode ser aplicado como uma solução estrutural, escondendo vigas, pilares e muros.

– O uso de espelhos antigos na decoração é uma alternativa bem vista por diversos profissionais. A técnica garante charme e tradicionalismo em conjunto da praticidade e singularidade.

– Quer inovar? Que tal apostar no uso de espelhos com led ou espelho com luz de camarim? Além de aperfeiçoar a visualização do reflexo, os modelos trarão singularidade ao espaço.

Essas são somente algumas dicas sobre espelhos e ideias de onde usar. Lembramos sempre que o manuseio e instalação do produto deve ser realizada de maneira responsável e, de preferência, por equipes especializadas no assunto.

Veja + Dicas e Curiosidades do Vidro

16.09.2021

Qual cor de vidro é mais barato?

14.09.2021

Qual a diferença de vidro laminado e temperado?

09.09.2021

Qual é o vidro mais resistente?

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.