Encarregada de proporcionar beleza, leveza e segurança aos ambientes, a escada de vidro é um alternativa para projetos diferenciados. Quando bem projetada, esse tipo de escada tem o poder de se tornar o elemento principal de uma decoração de ambientes ao mesmo tempo em que promove a segurança de seus usuários, imprimindo uma assinatura única a qualquer projeto arquitetônico.
Quem é apreciador da arquitetura com vidros sabe do valor que o vidro agrega em qualquer estrutura em que seja utilizado. Sua aparência cristalina agrada a visão, valoriza esteticamente o local e consegue se adaptar aos diferentes estilos decorativos, além de que suas características singulares o transformam em um elemento que oferece praticidade e funcionalidade.
Na construção civil o uso de vidro para elaboração de elementos estruturais está cada vez mais amplo. Conseguimos observar isso em pontes, paredes, piscinas, vigas, telhados, coberturas… e com as escadas não seria diferente. A escada de vidro chama a atenção pela aparência inovadora, mas é importante frisar que se trata de uma estrutura durável, confiável e altamente resistente.
Nas escadas o vidro pode ser utilizado para compor toda a estrutura ou para trazer destaques para outros elementos. Ele também pode ser utilizado na companhia de madeira, luzes (escada de vidro com led) ou para construção de projetos personalizados.
O imprescindível é que o uso do vidro na arquitetura seja sempre guiado pelas normas regulamentadoras para garantir a segurança de todos. A ABNT cita, dentre outras diretrizes, que o vidro utilizado na escada de vidro deve ser laminado ou (de preferência), laminado de temperados.
Os vidros laminados de temperados são ideais porque são fabricados de duas ou mais placas de vidro temperado unidas por uma película especial. Esse modelo de vidro agrega as principais qualidades de dois tipos de vidro de segurança, aumentando a resistência e a segurança da escada.
Convém lembrar de que é preciso também calcular a espessura ideal do vidro e utilizar elementos para evitar escorregões (como antiderrapantes ou vidros texturizados), a fim de evitar acidentes sérios.
Escada de vidro
Dependendo do estilo de construção as escadas exercem funções essenciais, além terem o poder de representar o tipo de arquitetura empregada naquele determinado projeto. Para obras que desejam destacar aspectos inovadores e modernos, a escada com vidro torna-se uma ótima alternativa, pois suas características remetem a esse universo contemporâneo.
Entretanto, devido à versatilidade do produto, a escada de vidro também está habilitada a participar de outros universos decorativos (como a decoração rústica, clássica, minimalista, futurista, etc), pois a estrutura pode ser fabricada com a utilização de outros materiais – como é o caso do alumínio, madeira, concreto e o inox.
A adaptação aos diversos estilos de decoração é uma característica muito bem vista pelos usuários, pois a escada não precisará ser refeita caso haja uma reformulação no estilo de decoração do ambiente. Isso quer dizer, por exemplo, que o jardim de inverno moderno pode dar lugar às estatuas clássicas sem necessidade de reformulação da escada. Essa polivalência é uma das magias que o vidro proporciona na arquitetura.
Além do fator estético, há de se lembrar de que esse tipo de escada valoriza o ambiente com outros benefícios. A iluminação natural, por exemplo, se amplifica nos ambientes onde existe uma escada com vidros, possibilita a visualização dos degraus, facilita a limpeza e manutenção, além de o vidro apresentar baixa deterioração (o que significa que a escada durará por muitos anos).
A junção desses fatores transforma a escada de vidro em uma verdadeira escultura altamente segura e funcional.
Tipos de escada:
As combinações possíveis trazem uma infinidade de tipos de escada de vidro. Além de o arquiteto poder variar na configuração da escada (como escada em U, em L, caracol, reta), ele também conseguirá alcançar outras variações com o uso do vidro (sozinho) ou utilizado com outros materiais. Veja abaixo algumas combinações tradicionais:
– Escada com boton
– Escada na lateral
– Escada com corrimão
– Escada com alumínio
– Escada com parede de vidro
– Escada com led
– Escada com inox
– Escada com vidro curvo
– Escada de concreto
– Escada com torre
O mezanino também pode receber um guarda corpos de vidro, harmonizando com a escada e amplificando a iluminação natural do local. O resultado, além de funcional, agrada esteticamente até mesmo os mais exigentes dos usuários. É importante ressaltar que as escadas feitas de vidro são tão (ou mais) seguras e resistentes quanto às demais. Além disso, o vidro consegue passar a sensação de que as escadas – ou seus degraus – estão levitando. A magia só depende da criatividade do arquiteto.