Home > Artigos > Espelho Prata: Conheça seus tipos e formas de usar

29.07.2021

Espelho Prata: Conheça seus tipos e formas de usar

O espelho de prata é popular e está presente em nosso cotidiano de diversas formas. Na arquitetura o espelho prata é opção para projetos que desejam unir características estéticas e funcionais em uma mesma estrutura, pois além de embelezar, traz benefícios singulares aos ambientes, como amplitude visual e espalhamento da iluminação do local.

Outro cenário que contribui para a popularização dos espelhos prata na arquitetura consiste no fato de o modelo ser oferecido em diversos tamanhos, formas e com finalizações distintas, como é o caso do espelho bisotado, espelho prata lapidado, dentre outros, amplificando as formas de uso do produto nas edificações. Acompanhe esse artigo e entenda mais sobre o espelho de prata e sua relação com a arquitetura.

Conheça o espelho de prata

Você sabe o que é espelho prata? Cremos que sim, pois se trata daquele espelho popular e tradicional utilizado em banheiros, principalmente. A verdade é que não importa o tamanho ou modelo, praticamente todo mundo tem ou já teve um espelho de prata. Mas você sabia que os espelhos podem oferecer mais funcionalidades do que ‘apenas’ refletir nossa imagem? Na arquitetura e construção civil, por exemplo, o espelho de prata é alternativa para anular diversas necessidades arquitetônicas dos usuários modernos.

Isso acontece devido as particularidades distintas do produto. Não é por acaso, por exemplo, que o espelho de prata é muito indicado para decorações funcionais, pois agrega utilidades ao mesmo tempo em que embeleza um local – claro, se aplicado da forma correta. Esse é um dos motivos pelos quais o espelhos prata são frequentemente utilizados na decoração de:

– Hall de entrada

– Elevadores

– Cômodos pequenos (cozinhas, quartos, salas)

– Lojas e outros ambientes comerciais

– Revestimento de móveis

– Revestimento de paredes

Estes modelos são alternativas para ambientes com pouca iluminação ou pequenos, tendo em vista que são capazes de direcionar a luz de um ambiente e/ou trazer amplitude visual aos cômodos. Se for da escolha dos interessados, um profissional experiente consegue entregar a impressão de que não existem barreiras físicas ou de que um local tem o dobro do tamanho!

Além disso, a capacidade de reflexão dos espelhos de prata conseguem aperfeiçoar a oferta de luz do local; e isso acontece tanto com a luz natural quanto com luzes artificiais. Com um pouco de estudo é possível instalar um espelho para catalisar a luz de uma janela ou porta e espalhá-la pelo resto do ambiente. Da mesma forma, é possível criar um cenário para que as luzes artificiais alcancem locais diferentes para atender às nossas necessidades. Interessante, não?

A mesma técnica pode ser utilizada para criar integração entre ambientes internos e/ou externos. Experimente instalar um espelho do lado oposto à uma obra de arte ou abertura com visão agradável e transfira essa imagem para dentro do ambiente. Essa técnica pode trazer um jardim para dentro de casa, aumentando o conforto do local.

Espelho prata

Conheça alguns tipos de espelhos prata 

Para satisfazer as inúmeras necessidades do mercado a indústria vidreira oferece diversos tipos de espelhos de prata. Os modelos costumam ser classificados por tamanhos, formas e molduras, mas também podem receber customização para ser aplicado em objetos decorativos, móveis ou paredes. Veja as características de alguns tipos de espelhos prata comercializados no mercado.

– Espelho prata bisotado

O espelho bisotado (ou com acabamento bisotê) recebe um chanfrado em suas bordas, oferecendo inovação estética e singularidade aos espaços. O espelho prata bisotado, devido às suas características, não deve receber molduras.

– Espelho prata lapidado

O espelho prata lapidado é submetido à um procedimento responsável por eliminar quinas e outros ângulos retos/cortantes do espelho. O processo também anula todas as fissuras que podem resultar da fabricação do espelho, aumentando a resistência do produto e a segurança dos usuários.

– Espelho prata redondo

O espelho redondo foge das tradicionais linhas retas e pode receber outros acabamentos distintos. Em algumas decorações o modelo exerce a função – também – de elemento decorativo; e sua forma pode fazer com que o espelho seja o destaque ou simplesmente mergulhe no restante da decoração.

– Espelho prata facetado

Assim como o espelho bisotê, o espelho facetado também ganha detalhes singulares em sua borda. A técnica aplicada nesse modelo traz destaque ao produto e elimina a necessidade de molduras para o espelho; além de valorizar o ambiente esteticamente.

Evite manchas no espelho

Um espelho manchado pode comprometer toda a decoração do local. Fique atento, pois as manchas no espelho aparecem, geralmente, devido à má instalação ou aquisição de exemplares de má procedência. Por esse motivo, dê preferência para espelho de prata de qualidade e contrate serviços de empresas especializadas no assunto. Profissionais qualificados são capazes de indicar os melhores tipos de espelhos e de realizar a instalação da maneira correta, diminuindo as chances de surgimento de manchas no espelho.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.