Home > Artigos > Esquadrias de Alumínio

26.05.2021

Esquadrias de Alumínio

As esquadrias de alumínio são populares no setor de arquitetura e construção civil. Por serem fabricadas a partir de um material duradouro, de baixa manutenção e funcional, a esquadria em alumínio oferece ótimo custo x benefício. Devido à sua popularidade é oferecida em variados tamanhos, modelos e formas de abertura, com a possibilidade de serem adquiriras com medidas padronizadas ou personalizadas (esquadria de alumínio sob medida).

Além das vantagens citadas acima, destacamos ainda outros benefícios das esquadrias de alumínio, como:

– Alta resistência a intempéries e corrosão;

– Estética fina;

– Versatilidade

– Instalação descomplicada

– Capacidade de isolar ondas sonoras (isolamento acústico)

Com esse amplo leque de vantagens as esquadrias de alumínio são capazes de agradar diversos gostos, trazer conforto, economia com manutenção e valorizar o imóvel no momento de uma possível revenda.

Entretanto, é preciso fazer um destaque: As esquadrias são um dos elementos que mais encarecem o orçamento de uma obra. Por esse motivo é de suma importância que esses elementos sejam projetados de maneira cirúrgica, a fim de evitar falhas funcionais, de estanqueidade ou até mesmo perigo aos usuários, cenário que geraria retrabalho e desperdício de dinheiro. Sendo assim, sempre confie seus projetos arquitetônicos a equipes especializadas.

Qual o preço médio de esquadria de alumínio?

O preço médio da esquadria de alumínio depende de inúmeros fatores, considerando principalmente o tipo de aplicação (porta, janela, portão, divisória, etc…) tamanho da estrutura, necessidades de instalação, espessura insumos especiais, região de compra, etc. A melhor alternativa para saber o preço das esquadrias de alumínio consiste em realizar um orçamento com equipes especializadas.

Com apoio especializado é possível definir o melhor modelo de esquadria de alumínio a ser utilizado em seu projeto, considerando, por exemplo, os tipos de aberturas que melhor se adequam ao local, modelo correto de vidro para o caso – quando necessário; além de possível mão de obra especializada ou outras necessidades de personalização. Fique atento. Conheça mais sobre as esquadrias de alumínio no texto abaixo.

Modelos de esquadria de alumínio

É importante conhecer as principais características das variações das esquadrias em alumínio. Dessa forma é possível usufruir do máximo das funções e conforto que esse tipo de estrutura consegue oferecer. Isso acontece porque os diferentes métodos de abertura pode interferir em fatores como entrada de ventilação e iluminação natural, proteção contra intempéries, espaço útil, dentre outros. Veja alguns exemplos detalhados:

– Esquadria de abrir: As esquadrias de alumínio de abrir são a mais comuns, utilizadas principalmente em portas e portões, além de algumas janelas tradicionais. Nesse modelo a esquadria possui apenas uma folha que funciona através de dobradiças.

– Esquadria de correr: Outra categoria de esquadria em alumínio muito popular, esse tipo é indicado para ambientes pequenos, considerando que suas folhas se movem lateralmente com o auxílio de trilhos.

– Esquadria basculante: Se você precisa fechar grandes vãos – como entrada de garagens, a esquadria basculante de alumínio pode ser a alternativa ideal. O sistema de abertura e fechamento deste modelo acontece através de pivôs nas laterais, estilo uma gangorra.

– Esquadria maxim-ar: Para quem prioriza entrada de ar e luz nos ambientes, indicamos as esquadrias Maxim-ar, que oferecem abertura de quase 90°. São alternativas para cozinhas, banheiro, lavanderia e área de serviço, etc.

Os modelos de esquadrias de alumínio podem ser classificados, ainda, pela sua função, ou seja, denominados conforme a aplicação, como esquadria de alumínio para porta, esquadria para janela, portão, divisória.

Instalação de esquadria de alumínio

Como já comentamos no decorrer do texto, a instalação da esquadria de alumínio deve ser realizada de maneira rigorosa, a fim de evitar falhas que possam comprometer a beleza, funcionalidade e estanqueidade da aplicação; e esses cuidados devem ser tomados desde a chegada da esquadria para instalação! Veja algumas dicas a se considerar nesse sentido:

– Adquira esquadrias de qualidade e com empresas reconhecidas no segmento

– Utilize proteção para evitar danos à esquadria

– A vedação adequada da peça é fundamental para garantir a durabilidade e estanqueidade

– Faça um estudo detalhado antes de definir o melhor tipo de abertura da esquadria de alumínio para seu projeto

– Utilize os vidros indicados pelas normas da ABNT

Quando consideramos o uso de outras matérias primas na construção de esquadrias – como esquadria de PVC, de metal, etc, o alumínio se destaca positivamente. Pra ser ter uma noção, as esquadrias em alumínio representam aproximadamente 20% de toda a produção da estrutura do país, segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio – Afeal, que agrega mais de 200 fabricantes.

Reforçamos ainda que é de suma importância contratar serviços especializados que sabem como realizar a instalação de esquadrias em alumínio, pois dessa forma aproveitamos de todos os benefícios que a estrutura pode oferecer. Acompanhe a ArchGlass Brasil para mais artigos como esse!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.