Home > Artigos > Está rolando – Propostas para a XII Bienal de Arquitetura de São Paulo

02.02.2019

Está rolando – Propostas para a XII Bienal de Arquitetura de São Paulo

Com evento já confirmado entre os meses de Setembro e Dezembro de 2019, foi definido pela IABsp o tema das propostas para a XII Bienal de Arquitetura de São Paulo.

De acordo com o juri principal objetivo de todo projeto foi a perspectiva da arquitetura dentro do dia a dia das pessoas.

Veja o resumo da proposta vencedora:

“Após décadas de questionamento sobre a capacidade da arquitetura de cumprir seu mandato social e resistir às aporias políticas, econômicas e ambientais que a condicionaram historicamente, a despeito da vontade do arquiteto, o receio de que a disciplina seja suplantada pelas novas tecnologias de automação, exacerbam certo sentimento generalizado de impotência. Nesse cenário, arquitetos se voltam para as questões mais básicas sobre a arquitetura, suas técnicas e origens, dando origem a uma nova ética e estética da humildade, nas quais a vulnerabilidade da arquitetura diante das mudanças globais é tomada à letra. Mais de quinze anos depois do manifesto “Junkspace” de Rem Koolhaas, nota-se um movimento contínuo em direção ao ordinário, ao mundano, ao cotidiano, através da noção difusa de como a realidade mais trivial — aquela inscrita no cotidiano, o “todo dia” — pode contribuir para a produção da arquitetura e do urbanismo. Tendo em vista que, ao longo da última década, teorias contemporâneas do cotidiano começaram a impregnar as esferas da prática e da teoria da arquitetura, a proposta curatorial Todo Dia discute o cotidiano como a plataforma privilegiada para a investigação do esforço da arquitetura para permanecer relevante como atividade humana especializada no século XXI”. 

(Fonte: Folha de São Paulo e IAB)