Home > Artigos > Fachada Unitizada

11.10.2022

Fachada Unitizada

A fachada unitizada é ótima alternativa para projetos que buscam aperfeiçoar esse tipo de estrutura a fim de garantir conforto térmico e acústico, estanqueidade, estética e rapidez de instalação. Não por acaso as fachadas unitizadas são frequentemente utilizadas em fachadas prediais, pois os benefícios da aplicação conseguem, por exemplo, aumentar a produtividade de uma empresa e diminuir gastos relacionados à instalação, manutenção, iluminação e condicionamento do ar.

Fachadas modulares

Falando de maneira resumida, a fachada unitizada é um sistema composto por painéis estruturados de maneira modular, geralmente fechada por vidros que são acomodados em perfis de alumínio.  Os módulos, os perfis e os vidros são unificados para formar peças capazes de se encaixar e envelopar grandes áreas.

Além disso, os módulos chegam prontos na obra e são colocados com a obra em andamento, o que permite a atuação de equipes diferentes de maneira simultânea (lado de fora e de dentro). Esse cenário elimina etapas da instalação e reduções no tempo da obra que podem chegar a 70%. Por esses e outros motivos a fachada unitizada caiu no gosto dos profissionais da arquitetura e construção civil.

Sistema unitizado de fachadas de vidro

Entretanto, é preciso lembrar que a projeção e instalação das fachadas unitizadas requer mão de obra específica e cuidado redobrado com a vedação para garantir a segurança e estanqueidade da estrutura. Também, é de extrema importância que o sistema de fachada unitizada seja elaborado após um amplo estudo, pois esse tipo de estrutura deve garantir:

– Conforto térmico

– Eficiência energética

– Alívio acústico

– Rapidez na instalação

– Estética inigualável

Para isso é recomendável que as equipes responsáveis acompanhem todas as etapas de instalação de fachada unitizada, incluindo nessa lista fatores como escolha dos vidros e insumos adequados para sua acomodação, fornecedores, maneira de guardar (estocar) os elementos construtivos, dentre outros detalhes necessários para anular o aparecimento de grandes falhas e garantir a boa execução do serviço.

Tipos de vidros para fachada

Fachadas de vidro unitizadas

O primeiro prédio construído com o auxílio de fachadas unitizadas em vidro foi a nova sede do Bank Boston, localizado na Marginal Pinheiro em São Paulo. A escolha pelo sistema unitizado veio para suprir a necessidade de utilizar aproximadamente 22 mil metros quadrados de vidro para a fachada. O sucesso na construção desse edifício motivou a utilização do sistema em outras obras igualmente complexas.

É válido reforçar a fachada unitizada oferece um cenário onde diferentes equipes e fornecedores possam executar seus serviços. Isso quer dizer, por exemplo, que é possível realizar simultaneamente tarefas relacionadas à instalação de revestimentos em paredes e pisos, instalação de sistemas hidráulico e elétrico, pintura, dentre outros.

É válido lembrar, também, que a instalação eficiente e de qualidade das fachadas unitizadas depende de diversos fatores. Dentre eles, destacamos a necessidade de que toda a obra seja conduzida por equipes responsáveis e especializadas no assunto, bem como frisamos que a eficiência do sistema unitizado depende, também, da escolha de produtos de qualidades e apropriados para o caso.

Um simples descuido – como um elemento de vedação ressecado ou uma borracha fora do devido lugar – pode comprometer a eficiência e estanqueidade da fachada, por exemplo. Da mesma forma, a escolha errada as esquadrias ou dos vidros pode comprometer a estética e funcionalidade da aplicação, além de colocar a segurança de todos em risco.

Definitivamente, todos os insumos utilizados na instalação da fachada unitizada interage diretamente com a eficiência do sistema. Fique atento! Veja abaixo alguns cuidados que a equipe responsável pela instalação deve tomar:

– Estudar a edificação e a fachada, a fim de que a estrutura ofereça todos os benefícios possíveis e alcançáveis.

– Fixar as ancoragens com chumbadores conforme estabelecido nos projetos, mantendo o nivelamento entre elas.

– Içar, amarrar e sustentar os módulos que serão encaixados na ancoragem (geralmente, de cima para baixo).

– Ao colocar o primeiro grupo de módulos unitizados é preciso fazer a regulagem da altura dos quadros.

– As borrachas de vedação devem ser distribuídas sem interrupção.

– Aplicar silicone adequado em todos os vãos dos módulos e proceder com outros retoques necessários.

É preciso, ainda, que todo o serviço realizado mantenha o padrão de qualidade exigido pela construtora, inclusive, com vistoria para verificação de serviço. Além disso, como é de se esperar, a projeção e instalação da fachada sistema unitizado deve estar em harmonia com as diretrizes regulamentadoras da ABNT.

Esperamos que tenha compreendido um pouco mais sobre o sistema de fachada unitizada e entendido como o modelo é considerado uma evolução arquitetônica por conferir praticidade, conforto, qualidade, leveza e muita velocidade para a obra.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.