O sistema glazing vidro estrutural é capaz de conferir mais elegância e funcionalidade às edificações. Esse tipo de envidraçamento de fachada se destaca devido à sua aparência singular, onde as placas de vidro são coladas em quadros de alumínio de maneira sobreposta, técnica que esconde a estrutura de alumínio, imprime características de leveza às fachadas, traz status e agrega muita sofisticação na composição de ambientes.
O que é vidro glazing?
Com a glazing fachada a impressão que fica é a de que não existem estruturas de sustentação. A colagem do vidro é realizada com cola especial (silicone estrutural) em caixilhos fabricados especialmente para que, quem observa do lado de fora da fachada, enxergue apenas vidros. Apesar de ser muito popular em prédios devido à imponência que imprime, o structural glazing (como também é referenciado a técnica), pode ser instalado em edificações residenciais oferecendo os mesmos benefícios das fachadas prediais.
Fabricadas desde a década de 60, atualmente a fachada de vidro estrutural glazing é um dos modelos mais requisitados no mercado devido à sua versatilidade e elegância, se tornando ótima oportunidade de valorização do imóvel e de negócio para as empresas do ramo. Dentre os principais benefícios destacamos que a fachada estrutural glazing permite a utilização de vidros com tecnologias para suprir necessidades específicas dos clientes, como por exemplo:
– Conforto térmico
– Alívio acústico
– Baixa manutenção e facilidade de limpeza
– Proteção contra raios UV
– Privacidade
– Estética
Não por acaso o vidro estrutural glazing se tornou tendência arquitetônica no Brasil e no mundo, pois com sabedoria é possível projetar fachadas versáteis capazes de proporcionar muito conforto a todos os usuários ao garantir, juntamente com a transparência do vidro, melhor aproveitamento da luz natural, menor utilização de condicionadores de ar, detalhes visuais únicos, proteção de móveis e estofados, economia de dinheiro, dentre outros benefícios.
Qual a diferença entre pele de vidro e glazing?
Tecnicamente, no sistema fachada de pele de vidro as placas são encaixilhadas na estrutura de alumínio – estrutura essa que fica visível formando uma espécie de moldura para o vidro. Já no sistema glazing estrutural o vidro é colado sobreposto à estrutura de alumínio, escondendo-a da visão de quem vê de fora. É válido destacar, apesar de algumas vezes o structural glazing ser referenciada como “pele de vidro”, as fachadas estruturais glazing se diferenciam das tradicionais peles de vidro justamente por esconder a estrutura de sustentação.
Como fazer instalação de glazing?
A instalação da glazing fachada consiste na aplicação das placas de vidro sobrepostas à estrutura de alumínio. Como já comentado, esse método difere da técnica utilizada nas peles de vidro, pois a fachada com vidro estrutural glazing consegue esconder a estrutura de sustentação e a moldura onde fica acomodado. Para garantir a aparência única e funcionalidade esperada, o estudo e projeção desse tipo de fachada devem ser cirúrgicos e por isso devem ser realizados por especialistas em como fazer instalação de glazing.
Empresas especializadas, além de harmonizar toda a estrutura às normas da ABNT e proporcionar segurança, praticidade e funcionalidade aos usuários do ambiente, ainda são capazes de imprimir muita elegância ao projeto. Lembramos que a estética de um local é capaz de encantar e persuadir pessoas – ainda mais quando falamos sobre fachadas prediais – podendo, por exemplo, facilitar o fechamento de negócios, identificar uma marca ou tornar um prédio como referência geográfica.
Entretanto, é preciso reforçar que a estética de uma obra não está direta e exclusivamente ligada ao valor (estrutural glazing preço) ou outros investimentos do tipo, mas sim, faz relação direta à forma que os profissionais utilizam as técnicas, os insumos e as tecnologias disponíveis. Por isso é de extrema importância recorrer a empresas especializadas no assunto, pois dessa forma usufruímos de todos os benefícios possíveis. Fique atento e dê preferência para empresas que ofereçam serviços como:
– Consultoria especializada em arquitetura com vidros.
– Análise de projeto de um panorama geral, considerando fatores como incidência do sol, pressão do vento, etc.
– Identificação das melhores cores e outros beneficiamentos possíveis de serem aplicados no vidro estrutural glazing.
– Garantia de utilização dos melhores componentes, aplicação de conceitos técnicos e harmonização com as diretrizes regulamentadoras.
Como limpar glazing?
Como realizar a limpeza de fachadas é uma curiosidade de muitos clientes. Caso a estrutura esteja acessível aos usuários, é possível realizar a limpeza da fachada glazing com o auxílio de uma escova de cerdas macias, detergente ou sabão neutro e água. Já para os casos onde os vidros da fachada ficarão inacessíveis, o aconselhável é instalar vidros autolimpantes, pois são capazes de se limpar sozinho através da incidência dos raios solares e chuva, por exemplo.