Home > Artigos > Pele de vidro, vantagens e desvantagens

10.01.2023

Pele de vidro, vantagens e desvantagens

Uma fachada em pele de vidro agrega benefícios singulares e frequentemente buscados em decorações de empreendimentos contemporâneos. Dentre as principais vantagens citamos que a fachada pele de vidro permite grande entrada de luz natural aos ambientes e promove amplitude visual aos locais. Além disso, o vidro correto consegue barrar a maior parte de calor proveniente dos raios solares, proporcionando conforto térmico aos espaços.

 

Da mesma forma, a tecnologia adequada promove alívio acústico ao absorver uma parcela das ondas sonoras que entraria no ambiente e consegue garantir a privacidade dos ocupantes em diferentes níveis, leque de benefícios que dá vida a espaços mais acolhedores e confortáveis. Ainda falando sobre pele de vidro, vantagens e desvantagens, é preciso lembrar que o vidro é totalmente reciclável, versátil, de alta durabilidade e muito resistente, vantagens capazes de serem transportadas para as fachadas envidraçadas.

 

Além das vantagens que somente o vidro pode oferecer às fachadas, é preciso lembrar que a projeção da fachada envidraçada ideal cria destaques visuais capazes de tornar um prédio em referência geográfica e exaltar uma marca ou um serviço, razão pela qual a pele de vidro é frequentemente recomendada para prédios comerciais. Com tantas singularidades, esse tipo de fachada ainda valoriza o empreendimento em uma ocasião de venda.

 

Dando continuidade ao nosso artigo sobre pele de vidro, vantagens e desvantagens, a projeção cirúrgica e especificação correta de esquadrias e vidros para fachada consegue anular as principais desvantagens da pele de vidro. Fatores como aquecimento elevado, fragilidade e perigo em casos de fragmentação foram superados com o avanço da tecnologia, que atualmente possibilita a criação de vidros especiais para a arquitetura, como os vidros estruturais, vidros de segurança, entre outros.

O que é pele de vidro?

A pele de vidro é uma técnica utilizada no revestimento de fachadas residenciais e prediais. Apesar de oferecer forte apelo estético – o que ajudou muito para sua popularização, a fachada em pele de vidro promove diversas funcionalidades às edificações, se tornando ótima alternativa para aplicação em casas, prédios comerciais e prédios residenciais.

 

Ainda comentando sobre o que é pele de vidro, vantagens e desvantagens, essa fachada conta com uma estrutura metálica e vidros acomodados de maneira cirúrgica para trazer um visual clean e minimalista aos empreendimentos, causando a impressão de que a fachada da edificação está envolvida por uma pele de vidro.

 

Porém, para melhor esclarecimento, é preciso destacar que existem diversos modelos de fachadas de vidro (como o structural glazing, cortina de vidro, sistema grid) que popularmente são classificados como pele de vidro pelo mercado – apesar de apresentarem técnicas e estéticas diferentes. Para saber exatamente quais as particularidades de cada modelo de fachada envidraçada é importante buscar consultoria especializada que sabe, com certeza, tudo sobre pele de vidro, vantagens e desvantagens.

 

Por aceitar a utilização de vários tipos de vidro para fachada, esse tipo de aplicação garante benefícios difíceis de serem alcançados nas fachadas fabricadas a partir de outros materiais, como o concreto, aço, madeira, etc. O vidro possui propriedades intrínsecas que garantem qualidades como integração de ambientes e amplitude visual aos espaços, além de oferecer farta iluminação natural e privacidade (visual e acústica) aos ocupantes.

 

Entretanto, para enriquecer nosso artigo sobre pele de vidro, vantagens e desvantagens, é preciso esclarecer que existem regras para a aplicação do vidro em fachadas determinadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas que devem ser seguidas rigorosamente. Essas diretrizes garantirão o bom funcionamento das estruturas, durabilidade, qualidade e proteção (dos profissionais da obra e usuários do ambiente).

 

Quando fabricadas por equipes responsáveis e dentro das normas técnicas a fachada pele de vidro consegue valorizar o empreendimento de várias formas. Reforçamos que na fachada envidraçada em pele de vidro as colunas de sustentação da estrutura ficam escondidas quase que totalmente, o que faz com que o vidro seja o protagonista da fachada, imprimindo muita estética, sofisticação e vantagens aos prédios e residências.

Fachada de Vidro - Arch -0 Blog

Como funciona a pele de vidro?

O funcionamento da fachada em pele de vidro dependerá basicamente dos elementos que comporão a estrutura. Para melhor entendimento sobre como funciona a pele de vidro, vantagens e desvantagens, lembramos que a indústria oferece vidros com tecnologias que garantem funcionalidades distintas aos vidros. Essas vantagens são facilmente transferidas para as fachadas envidraçadas.

 

Isso indica que, além de cumprir suas funções primárias, ou seja, além de proteger a estrutura predial e trazer segurança aos ocupantes de um empreendimento, a fachada pele de vidro pode ainda garantir vantagens como conforto térmico, integração de espaços, amplitude visual, ampla entrada de luz natural, alívio acústico, tecnologia autolimpante, privacidade em diversos níveis, detalhes estéticos difíceis de serem alcançados com outros materiais, valorização predial, dentre outros.

 

Explicando de outro ponto de vista, o funcionamento da fachada pele de vidro consiste na projeção de estruturas metálicas que ficarão responsáveis por acomodar grandes placas de vidros. A fixação dos vidros podem ocorrer de formas variadas – como encaixilhados ou colados – e o sistema permite que o vidro seja montado em perspectivas diversas, o que facilita a utilização da estrutura em diferentes tipos de prédios ou casas.

 

Dando continuidade ao nosso texto sobre como funciona a pele de vidro, vantagens e desvantagens, tanto a especificação dos vidros (tecnologia dos vidros) quanto a projeção da fachada envidraçada deve ser realizada por profissionais qualificados. Isso ocorre porque é aconselhável a realização de um estudo prévio que precisa considerar fatores como nível de ruído do ambiente, incidência dos raios solares, desejos dos clientes, normas da ABNT, etc.

Vantagens da pele de vidro

Continue a leitura de nosso texto especial sobre pele de vidro, vantagens e desvantagens! Por contar com todos os benefícios do vidro, a fachada em pele de vidro oferece vantagens como:

 

1 – Amplo campo de visão: O vidro oferece integração com o exterior, amplifica o espaço visual e a sensação de liberdade.

 

2 – Proteção contra intempéries e outros fatores: A fachada em vidro oferece alta proteção contra vento, poeira, chuva, fumaça, etc.

 

3 – Proteção térmica (raios solares): O uso do viro correto agrega proteção significativa contra efeitos nocivos dos raios UV e promove conforto térmico aos ambientes ao impedir que grande parte do calor dos raios solares entre nos edifícios.

 

4 – Conforto acústico: Para quem se pergunta o que é pele de vidro, vantagens e desvantagens, a tecnologia correta também consegue reduzir a transmissão de ruídos do exterior do ambiente para o interior (e vice versa).

 

5 – Visual e estética: Além do design moderno e sofisticado, o vidro pode receber personalizações distintas que permitem a criação de detalhes visuais e decorações únicas. Dessa forma uma fachada envidraçada consegue destacar um prédio dos edifícios ao redor.

 

6 – Durabilidade: Nesse ponto precisamos destacar que atualmente os vidros são altamente resistentes. Da mesma forma, o vidro é um material de baixa deterioração, combinação que indica que a fachada envidraçada tende a durar muitos e muitos anos de maneira funcional.

 

7 – Sustentabilidade: A fachada envidraçada auxilia os empreendimentos a alcançarem selos verdes. Isso ocorre porque o vidro é um material totalmente reciclável – o que diminui a extração de recursos da natureza – e seu uso de maneira correta pode diminuir a utilização de iluminação artificial e condicionadores de ar.

Desvantagens da Pele de Vidro

Continuando nosso texto falando sobre pele de vidro, vantagens e desvantagens, quando projetada sem um estudo prévio, a fachada pele de vidro pode apresentar desvantagens como:

 

– Manutenção frequente

 

– Aquecimento do ambiente

 

– Fragilidade

 

– Baixa segurança

 

Porém, é preciso destacar que o uso do vidro correto e instalação adequada consegue superar todas essas desvantagens. Lembramos, por exemplo, que há muito tempo o vidro deixou de ser um material frágil e de baixa segurança, além de que o mercado pode contar com vidros de conforto acústico, vidro autolimpante, dentre outros. Com tantas vantagens, o valor utilizado na instalação de fachadas não deve ser considerado como gasto, e sim, como investimento. Continue a leitura e entenda mais sobre pele de vidro, vantagens e desvantagens!

O que é vidro glazing?

O vidro glazing é uma categoria de vidro que pode ser utilizado de forma estrutural – ou seja, pode ser aplicado em partes estruturais de um projeto arquitetônico. Também chamado de vidro estrutural, o vidro glazing é alcançado a partir da junção de vidros temperados através da técnica da laminação. Devido à sua configuração oferece alta resistência à fatores como impactos mecânicos, elementos climáticos, mudanças bruscas de temperatura, pressão do vento, etc.

 

Por contar com essas características o vidro glazing é alternativa para revestimento de paredes, muros de vidros, guarda-corpos, telhados (coberturas), fachadas prediais, dentre muitas outras aplicações. Ainda falando sobre pele de vidro, vantagens e desvantagens, a fachada em vidro estrutural é uma das mais populares e inovadoras do mercado, pois graças ao que é vidro glazing, esse tipo de fachada causa a impressão de que não existem estruturas de sustentação, somente vidros!

 

A fachada structural glazing – como também é reconhecida – é uma das tendências do mercado por harmonizar fatores estéticos com vantagens distintas. Como destaque, os vidros estruturais facilita a instalação com estanqueidade total e vedação contínua da estrutura (o que contribui para o conforto acústico). Além disso, o vidro pode ser instalado sem caixilhos, permitindo a criação de detalhes singulares.

Qual o vidro usado na pele de vidro?

Além da utilização do vidro glazing, como já comentado acima, a fachada em pele de vidro precisa ser composta com vidros laminados, com exceções conforme a localização (altura) dos vidros. Para enriquecer nosso texto sobre pele de vidro, vantagens e desvantagens, é preciso destacar que o vidro laminado pode receber beneficiamentos que interagem com diversos fatores.

 

Isso quer dizer que o vidro laminado, indicado para ser usado na pele de vidro, pode receber tratamento acústico e térmico, tecnologia autolimpante, película estrutural, coloração, espelhamento, dentre diversas outras propriedades variáveis conforme a necessidade dos ocupantes. Para saber qual o melhor vidro a ser utilizado para o seu caso consulte um profissional qualificado capaz de realizar um estudo de suas necessidades. Esperamos que tenha entendido o que é pele de vidro, vantagens e desvantagens da estrutura.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.