Home > Artigos > Pele de vidro

23.06.2022

Pele de vidro

Com fatores que contribuem para a estética, funcionalidade e sustentabilidade, a fachada pele de vidro traz imponência às edificações e é capaz de agradar até o mais exigente dos clientes. Dentre os principais benefícios destacamos fatores como economia de energia elétrica, aperfeiçoamento do conforto térmico, tecnologias autolimpantes, isolamento acústico, estética inigualável, dentre outros. Acompanhe esse artigo e conheça as diferentes vantagens do envidraçamento de fachadas e muito mais!

O que é pele de vidro

Tecnicamente, o envidraçamento de fachadas consiste na utilização de grandes placas de vidro para proteger as fachadas de edificações como prédios e casas. As chapas de vidro ficam acomodadas em estruturas metálicas estrategicamente escondidas; e os vidros utilizados para o fechamento dos vãos podem conter tecnologias distintas, como isolamento acústico, conforto térmico, aparência espelhada, cores diversas e outros beneficiamentos.

 

Com uma fachada envidraçada é possível alcançar detalhes visuais capazes de trazer grandiosidade e surpreender a todos. Não é por acaso que os diversos tipos de pele de vidro oferecidas pelo mercado são muito utilizadas em ambientes coorporativos, pois seu apelo estético torna o prédio em referência e pode até facilitar fechamento de negócios, por exemplo. Entretanto, o revestimento da fachada com vidro também é alternativa para residências modernas (pele de vidro residencial).

Porquê usar pele de vidro?

As peles de vidro podem contribuir de diversas formas para as edificações. Além do apelo estético e sofisticação capazes de serem alcançados somente com o uso do vidro na composição, a fachada de vidro atribui funcionalidades especiais, conforto e outros benefícios aos clientes – como a possibilidade de o projeto receber certificações e selos de sustentabilidade. Veja abaixo alguns fatores que demonstram porquê usar pele de vidro no seu projeto:

 

– Elegância e estética inigualável. Visualmente, uma fachada com vidro chama a atenção de todos à volta. Isso acontece porque o vidro possui a capacidade de trazer singularidade às aplicações, tudo de maneira natural. Esse cenário pode contribuir de diversas formas, como na construção da imagem da empresa ou, por exemplo, na ocasião da venda do imóvel.

 

– Economia de energia elétrica. Com o uso das tecnologias adequadas, a pele de vidro fachada pode trazer redução no consumo de eletricidade. Isso acontece porque o vidro é capaz de proporcionar conforto térmico e dispensar o uso de cortinas, por exemplo, o que contribuiria para a diminuição do uso de climatizadores de ar e iluminação artificial.

 

– Tecnologias autolimpantes. O mercado vidreiro possui um tipo de vidro que se limpa com o auxílio dos raios solares e um jato de água (como a chuva, por exemplo). Devido à sua tecnologia, os vidros autolimpantes são indicados para serem instalados em aplicações de difícil alcance, pois diminuem consideravelmente a frequência de manutenção higiênica das estruturas.

 

– Projeto amigo da natureza. Ao agregar fatores como durabilidade, resistência e utilização racional de energia elétrica e outros recursos naturais, os prédios com fachada de vidro possuem grandes possibilidades de serem agraciados com selos de sustentabilidade.

 

Ainda comentando porquê usar pele de vidro, é válido destacar que esses fatores, além de gerar economia de receitas para a empresa, ainda contribuem muito para o marketing empresarial e geração de novas receitas. Também é preciso lembrar que essas qualidades são possíveis de serem reproduzidas em fachada de vidro residencial, atribuindo vantagens e benefícios distintos para as casas, escritórios, salas térreas e outras edificações semelhantes.

Fachada de vidro e seus benefícios

Quais os tipos de pele de vidro?

A categoria de pele de vidro pode ser dividida em tipos variados, com diferenças que variam basicamente no seu modo de instalação ou acomodação dos vidros. Abaixo destacamos alguns modelos mais populares no mercado:

 

– Fachada com grid

 

– Fachada com stick

 

– Fachada spider

 

– Sistema unitizado

 

Vale lembrar que, independente do tipo da pele de vidro, é preciso que a projeção e instalação da fachada de vidro esteja em harmonia com as normas da ABNT. Por isso é de extrema importância que todo o projeto de envidraçamento de fachada seja realizado por equipes e/ou empresas responsáveis e com credibilidade no segmento de arquitetura com vidros.

Qual o preço da pele de vidro?

Considerando as diversas variações – como tamanho da fachada, tipo de vidro escolhido, presença de beneficiamentos, mão de obra qualificada, modelo da fachada de vidro (tipo de fixação), dentre outros, a melhor alternativa para descobrir qual o preço da pele de vidro consiste em solicitar um orçamento para empresas do ramo, pois essa variedade torna o valor da fachada de vidro é muito dinâmico.

 

Vale destacar que é aconselhável procurar por empresas que sejam capazes de realizar um estudo detalhado de sua edificação a fim de identificar as características e variações climáticas, melhor técnica de fixação, melhor tipo de vidro para sua fachada, tecnologias necessárias e/ou possíveis de serem agregadas à fachada com pele de vidro, etc. Legal, não? Aproveite dos benefícios do envidraçamento da fachada você também!