Home > Artigos > Pontes de Vidro

19.05.2022

Pontes de Vidro

Vamos falar um pouco sobre pontes de vidro? Essas maravilhas arquitetônicas capazes de atrair turistas de todo o mundo a procura de vislumbrar visões singulares e da adrenalina de atravessar uma ponte transparente instalada a grandes alturas são verdadeiras obras de arte e contribuem para a desmistificação que indica que o vidro é um material frágil e pouco resistente. Acompanhe esse artigo e entenda mais sobre como funciona essa estrutura, tipo de vidro utilizado, pontes de vidro mais famosas, etc.

O que é ponte de vidro ?

Tecnicamente, esse tipo de ponte é fabricada com vidro em sua base e laterais, possibilitando uma visão única de desfiladeiros, rios e horizontes. Construída com vidros especiais, algumas pontes são capazes de suportar centenas de pessoas espalhadas por metros e metros de vidro e metal. Pra se ter uma ideia, recentemente foi inaugurada a nova ponte de vidro mais longa do mundo, com exatos 632 metros de extensão e capaz de suportar até 450 pessoas. Interessante, não?

Como são fabricadas as pontes de vidro?

As pontes de vidro são fabricadas a partir de vidros laminados com películas estruturais. Alguns tipos de películas estruturais, como o Sentryglas®, são altamente resistentes e se diferenciam das películas de PVB e EVA, geralmente aplicados em vidros laminados comuns. Pra se ter uma noção, um vidro com laminação sentryglas é, em média, cem vezes mais rígido e cinco vezes mais resistente que um vidro laminado comuns com as mesmas dimensões.

Outra característica das películas estruturais podemos observar nos raros casos de quebra da chapa. Apenas para comparação, o vidro laminado com PVB, quando estilhaçado, apesar de manter os pedaços de vidro presos a si e o vão fechado até manutenção, apresenta deflexão natural, ou seja, se a placa de vidro não estiver suspensa por perfis deslizará como um tapete pelo ambiente.

Já a película sentryglas faz com que o vidro laminado se mantenha ereto mesmo após a quebra de todas as chapas do conjunto, inclusive se o modelo não estiver utilizando perfis de sustentação. Considerando o alto desempenho, elevada absorção de impactos/pressão e a capacidade de não perder a estabilidade quando fragmentado, os vidros laminados com películas estruturais são os mais utilizados na fabricação de pontes de vidro.

Entretanto, é preciso destacar que cada modelo exigirá um estudo específico capaz de indicar os tipos de vidro, tecnologia de laminação adequada, tamanho das chapas de vidro, espessura, tipos de ancoragem, etc. Dessa forma, cada ponte de vidro pode seguir um método de fabricação, entretanto, sempre utilizando vidros laminados para suportar as cargas e garantir a segurança dos usuários até mesmo em casos de quebra.

Onde fica a ponte de vidro no Brasil

No Brasil é possível visitar alguns mirantes e pontes de vidro espalhadas principalmente pela região sul e sudeste do país, como é o caso das:

– Ponte de vidro em Canela (ou ponte de vidro em Gramado)

– Ponte de vidro Guaruja

– Ponte de vidro São Paulo

Ponte de vidro em Canela: Já falamos sobre essa estrutura por aqui! Também reconhecida como ponte de vidro em Gramado, essa foi a primeira atração da América Latina a unir uma plataforma de vidro (mirante) com um monotrilho suspenso. Segundo os idealizadores, o SkyGlass Canela foi inspirado em estruturas semelhantes, como as pontes de vidro da China. A ponte de vidro em Canela avança 35 metros a partir da borda e permite um passeio há 360 metros de altura sobre um piso transparente de vidro!

Ponte de vidro Guarujá: O mirante de vidro do Guarujá oferece visão privilegiada de todo o redor e a visão de um por do sol deslumbrante. O vidro compõe o piso e o guarda corpo do Mirante do Guarujá, que foi a primeira estrutura do gênero construída na região e fica acomodado há 45 metros do nível do mar. A inauguração da ponte de vidro do Guarujá também já foi destaque em nosso portal!

Onde fica a maior ponte de vidro do mundo?

A maior ponte de vidro do mundo recebeu esse status recentemente, com direito à cerimônia e representante do livro Guiness de recordes. Construída no Vietnã, a ponte Bach Long recebeu o título de ponte de vidro mais longa do mundo por apresentar 632 metros de extensão, superando em 106 metros o recorde anterior – que pertencia a uma ponte de vidro na China. A maior ponte de vidro do mundo contorna um lado de uma montanha e fica suspensa acima de um vale com visão espetacular!

Ponte de vidro na China

A China é o país que mais concentra pontes de vidro, passarelas, tobogãs e mirantes feito de vidro. Segundo a mídia local, existem mais de 2.300 pontes e um número indeterminado de outras estruturas do gênero espalhadas por toda a China. Algumas pontes, inclusive, são capazes de interagir com o público através de luzes, imagens e até tocam música durante a caminhada sobre o piso transparente. Acompanhe a ArchGlass Brasil para mais artigos como esse!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.