Home > Artigos > Qual a espessura de um vidro laminado?

07.10.2021

Qual a espessura de um vidro laminado?

O mercado vidreiro oferece diversas espessuras de vidro laminado. As variações podem ocorrer devido às dimensões das lâminas de vidro, quantidade de placas utilizadas na composição e até mesmo a espessura da camada intermediária (PVB ou EVA).  Além disso, existem outros fatores a considerar, como a dimensão do vão a ser fechado e finalidades da estrutura. Dessa forma, é possível encontrar várias espessuras, como vidro laminado 3mm, 6mm, 8mm, 10mm, 12mm, dentre outros.

Considerando as diversas alternativas e variações, a melhor alternativa para saber qual a espessura de um vidro laminado a ser utilizado em seu projeto é procurar os serviços de empresas que contam com profissionais qualificados e são capazes de utilizar a melhor opção disponível no mercado, pois existem, por exemplo, películas intermediárias especiais que permitem a utilização de vidros menos espessos sem prejudicar a funcionalidade e predicados de proteção do modelo.

Vidro laminado

Dando continuidade ao nosso artigo sobre qual a espessura de um vidro laminado, o modelo é um tipo de vidro amplamente aplicado na arquitetura e construção civil. Devido ao método de fabricação oferece benefícios e vantagens impossíveis de serem alcançados em outros modelos, como a união de transparência total, resistência elevada e características únicas de proteção reunidas em um só modelo, cenário que faz com que o vidro laminado possa participar de praticamente todas estruturas envidraçadas mais populares, como:

– Portas

– Janelas

– Telhados

– Claraboias

– Fachadas

– Guarda corpos

– Divisórias de ambientes

– Envidraçamento de sacadas

– Box de banheiro

O vidro laminado também pode ser responsável pelo retardamento de ações de arrombamento e até mesmo participar de fechamentos onde é exigida a resistência ao fogo durante um período de tempo determinado – mas para isso, deve ser fabricado com insumos especiais, como películas indicadas para essa finalidade – o tempo de resistência ao fogo consta na NBR 14925. Vale lembrar que a NBR 7199 determina os tipos de vidros a serem utilizados nas principais estruturas envidraçadas.

Reforçamos que é preciso respeitar e manter os projetos dentro das normas regulamentadoras da ABNT, pois esse cenário garante o aproveitamento do máximo dos benefícios das funcionalidades das estruturas, segurança aos usuários e usufruto da resistência do vidro laminado em sua plenitude. Por isso também é de extrema importância saber qual a espessura de um vidro laminado, pois dessa forma harmonizamos a melhor opção disponível no mercado com as nossas necessidades.

Cálculo da espessura: veja o passo a passo

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, possui uma lista com passo a passo de como determinar a espessura do vidro. Segundo a publicação, as fórmulas que foram usadas para determinar o cálculo da espessura do vidro foram atualizadas conforme a norma francesa DTU 39, considerando também os vidros apoiados em dois e três lados. Veja um breve resumo para determinar qual a espessura de um vidro laminado ideal.

– Antes de tudo é preciso determinar a pressão do vento da sua região. Para isso, observe as diretrizes da NBR 6123, que aborda fatores e forças que o vento exerce sobre as edificações. Tecnicamente, o texto determina as condições e considerações das forças e dinâmica do vento, com cálculos e mapas representativos. A consideração de cargas é uma das fases mais importantes de qualquer projeto de edificação.

– Será necessário ainda considerar o tipo de aplicação (por exemplo: vidros inclinados ou verticais? Serão instalados em áreas externas ou internas? etc) para especificar a pressão do cálculo. Lembramos ainda que para determinar qual a espessura de um vidro laminado será preciso realizar outros cálculos que levam em consideração, principalmente, a quantidade de apoios e as dimensões da placa de vidro.

– O tipo de vidro e película intermediária que serão usados na laminação também interferem na espessura do vidro laminado. Destacamos que existem vidros com resistência elevada e películas intermediárias fabricadas com tecnologias especiais (como o SentryGlas®), que permitem a redução das dimensões do vidro sem anular suas principais características.

– Além de apresentar os cálculos, a ABNT NBR 6123 demonstra com exemplos a aplicação dos cálculos. Além disso, é possível encontrar calculadora de espessura de vidros ‘online’, onde, geralmente, o usuário fornece os dados da aplicação e recebe um informativo determinando qual a espessura de um vidro laminado para ser aplicado em seu projeto.

FAQ – Perguntas e Respostas

Qual a espessura ideal para uma porta de vidro?

A espessura ideal para uma porta de vidro, geralmente, é de 10mm, entretanto, essa dimensão pode variar para mais ou para menos conforme o tipo de vidro utilizado, dimensões e as particularidades do ambiente. A melhor alternativa para saber qual a espessura ideal para sua porta de vidro é consultar empresas especializadas.

Qual a espessura ideal do vidro?

A espessura ideal do vidro dependerá do tipo de aplicação, finalidade da estrutura e particularidades do ambiente. Para janelas, geralmente aplica-se vidros de 06mm, para portas, 08mm, porém, as espessuras podem variar para mais ou para menos dependendo do tipo de vidro, tecnologias agregadas e tamanho do vão a ser fechado.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.