Home > Artigos > Qual a vantagem do vidro laminado?

11.11.2021

Qual a vantagem do vidro laminado?

As vantagens do vidro laminado são essenciais para o universo arquitetônico. A principal vantagem do modelo consiste no fato de que a placa não espalha seus fragmentos pelo ambiente quando for quebrada. Entretanto, o vidro laminado oferece outros benefícios, como resistência elevada, possibilidade de ganhar cores e serem capazes de reduzir a entrada de raios UV nos ambientes. Veja nesse artigo qual a vantagem do vidro laminado e mais detalhes sobre o modelo.

Vantagens do vidro laminado

O vidro laminado é um dos responsáveis pela popularização do vidro em vários segmentos. Na arquitetura o modelo é indicado pela ABNT para compor diversos tipos de aplicações, considerando que sua composição traz resistência elevada às aplicações e predicados únicos de proteção aos usuários. Portanto, se você deseja saber qual a vantagem do vidro laminado, elaboramos uma lista com os principais benefícios desse modelo. Veja abaixo.

1 – Segurança

O quesito segurança abre nossa lista sobre qual a vantagem do vidro laminado. Este modelo é classificado como vidro de segurança e isso não acontece por acaso. O laminado é fabricado com o auxílio de um tipo de película de alta aderência que fica responsável por manter os pedaços de vidros colados e suspensos na estrutura em casos de quebra da placa, mantendo assim aquele determinado vão fechado e intransponível até sua manutenção.

Esse cenário diminui drasticamente o risco de acidentes físicos, pois ao manter os cacos de vidro presos à estrutura, o vidro laminado impede que os estilhaços se espalhem pelo ambiente e ofereça risco de cortar alguém. Vale destacar ainda que a película interlayer – geralmente o PVB ou EVA – é altamente resistente e flexível, o que amplifica os fatores de segurança desse modelo de vidro. E a lista sobre qual a vantagem do vidro laminado não cessa por aqui, veja mais abaixo.

2 – Resistência

O vidro laminado também é reconhecido por ser um tipo de vidro altamente resistente. Isso acontece devido aos componentes utilizados em sua fabricação. Apenas para registro, o vidro laminado é composto por duas ou mais placas de vidro intercaladas por uma película de alta aderência, comentada no tópico acima. Esse ‘sanduíche’ de vidro, película e vidro agrega resistência ao laminado, pois traz solidez (devido as placas de vidro) e flexibilidade (devido à película interlayer) ao mesmo tempo.

3 – Versatilidade

Dando continuidade à nossa listagem sobre qual a vantagem do vidro laminado, a versatilidade de uso é um dos principais benefícios desse modelo. Devido às características de resistência e proteção, o vidro laminado é recomendado para compor inúmeras aplicações, de box de banheiro a pontes de vidro, passando por coberturas, telhados, piscinas, portas, janelas, divisórias de ambiente, etc.

As chances de personalização – como em cores e formatos – amplifica as possibilidades de uso e versatilidade do vidro laminado. Não por acaso o modelo participa com frequência de projetos decorativos inovadores e capazes de garantir uma assinatura única aos idealizadores. O vidro laminado ganha cores graças ao uso de PVB colorido e, diferentemente do vidro temperado, pode ser cortado e furado para se adaptar às estruturas. Interessante, não?

4 – Conforto acústico e térmico

Ainda comentando sobre qual a vantagem do vidro laminado, você sabia que o modelo pode contribuir para a oferta de conforto térmico e acústico? Essa é outro benefício presente graças aos componentes utilizados em sua fabricação. Considere que o laminado, ao utilizar duas ou mais placas de vidro, naturalmente oferece uma barreira contra os raios solares e ondas sonoras; entretanto, essa barreira fica mais eficaz devido ao uso da película interlayer.

É importante destacar, ainda, que o mercado vidreiro pode contar com insumos especiais como a película de PVB acústico – que dá vida aos vidros acústicos; e o vidro de conforto térmico, um tipo de vidro laminado equipado com uma camada extrafina de metal de baixa emissividade, que fica responsável por barrar grande parte dos raios solares e impedir a troca de calor entre os ambientes.

Para finalizar nosso artigo sobre qual a vantagem do vidro laminado, esclarecemos que a ABNT, através de suas normas regulamentadoras, indica quando usar o vidro laminado e os outros modelos de vidros populares no segmento. Esclarecemos ainda que a adequação de um projeto de arquitetura com vidros às normas regulamentadoras garante todas as vantagens que o vidro pode oferecer, como estética elevada, funcionalidade única e segurança para os usuários. Portanto, para aproveitar todas as vantagens do vidro laminado, consulte um profissional do ramo!

FAQ – Perguntas e Respostas

Quando usar o vidro laminado?

Resumidamente, o vidro laminado precisa ser aplicado quando desejamos impedir que um vão fique vulnerável em casos de quebra da placa de vidro. Por isso o modelo é indicado, por exemplo, para fachadas, marquises, coberturas e telhados, piscinas, box de banheiro, janelas e portas, etc. Ver ABNT NBR 7199 e outras normas.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.