Home > Artigos > Qual o melhor vidro para colocar em casa?

01.03.2022

Qual o melhor vidro para colocar em casa?

Para entender qual o melhor vidro para colocar em casa é preciso considerar que cada ambiente de uma edificação possui finalidades e necessidades diferentes, dessa forma, será preciso identificar as carências do espaço para definir o melhor modelo de vidro a se utilizar. Nesse estudo é preciso levar em conta fatores como tipo de aplicação, estrutura da edificação, benefícios e confortos que deseja atribuir ao local, normas da ABNT, etc.

A melhor alternativa para qual o melhor vidro para colocar em casa é buscar consultoria especializada. Isso acontece porque existem muitos modelos de vidros disponíveis no mercado. A ABNT, em sua NBR 7199 esclarece os tipos de vidros que podem ser utilizados nas estruturas mais populares, entretanto, é preciso destacar que existem muitas tecnologias capazes de atribuir características singulares às aplicações envidraçadas, além de a possibilidade de combinar estas tecnologias para criar modelos de vidros específicos para uma determinada necessidade.

O vidro insulado, por exemplo, naturalmente é uma opção de vidro para quem deseja amplificar as características de conforto térmico e acústico, pois a sua configuração dificulta a troca de calor e sons entre o ambiente externo e interno. Entretanto, a estrutura do vidro insulado pode ser agraciada com vidros com tecnologias especiais, como os vidros acústicos e vidros de proteção solar, cenário que amplificaria sua capacidade de bloquear o calor e sons que entrariam no ambiente.

Interessante, não? Por isso é importante saber com detalhes qual o melhor vidro para colocar em casa; e nada melhor que um profissional habilitado para esclarecer essa questão. Considere que arquitetura com vidros deve ser tratada com seriedade, pois somente dessa forma é possível usufruir de todos os benefícios que o vidro pode oferecer com o máximo de segurança para todos. Abaixo listaremos alguns dos tipos de vidro indicados para casas.

Qual melhor tipo de vidro para casa?

Dando continuidade ao nosso artigo sobre qual o melhor vidro para colocar em casa, o uso de vidro na arquitetura está se tornando cada vez mais frequente. Isso acontece devido às características singulares que o produto pode oferecer para as edificações, como a capacidade de criar uma barreira sólida, resistente e totalmente transparente, por exemplo. Além disso, é preciso considerar o apelo estético que o vidro oferece, proporcionando valorização da obra ao atribuir assinaturas únicas à diversos projetos arquitetônicos.

Um dos fatores que contribuiu para este cenário foi a tecnologia, pois permitiu que a indústria oferecesse modelos de vidros com características distintas e capazes de satisfazer diversas necessidades do mercado. Sendo assim, para compreender qual o melhor vidro para colocar em casa, conheça um pouco mais de alguns dos principais modelos de vidro para casa e residências oferecidos pelo segmento.

Vidros de segurança

Os vidros de segurança são figuras presentes em qualquer projeto arquitetônico. Isso acontece devido às normas da ABNT, que exigem, por exemplo, que alguns tipos de janelas e portas – como aquelas com vidros instalados abaixo de 1,10m em relação ao piso – sejam constituídas obrigatoriamente de vidros de segurança (laminado, temperado ou aramado) ou vidros duplos equipados com os modelos permitidos.

Qual melhor vidro para parede?

Ainda falando sobre qual o melhor vidro para colocar em casa, se a sua procura for por revestimento de paredes, o modelo a ser utilizado deve ser vidro de segurança (vidro temperado, vidro laminado ou vidro aramado), com exceções para cenários onde os vidros estejam instalados acima de 1,10 m em relação ao piso – ver ABNR NBR 7199.

Qual vidro que não vê de fora?

Para quem procura por privacidade para casa, que tal apostar no vidro que não se enxerga de fora pra dentro? O vidro espelhado (também chamado de vidro refletivo) possui uma camada metalizada que fica responsável por espelhar o ambiente à sua volta ao mesmo tempo em que reflete uma grande porção do calor que entraria no ambiente.

Tipos de vidros para box

Continuando nossa explicação sobre qual o melhor vidro para colocar em casa, os vidros laminados e temperados são os mais indicados para compor box de banheiros. Ainda, segundo especialistas, destes 02 modelos o vidro temperado é o que apresenta maiores índices de resistência contra choques térmicos, sendo a melhor alternativa para ser instalado em box de banheiro.

Tipos de vidros para portas

E para finalizar nosso texto sobre qual o melhor vidro para colocar em casa, segundo a ABNT 7199, os tipos de vidros para portas (com vidros abaixo de 1,10m em relação ao piso) devem ser de segurança, ou seja, vidro temperado, vidro aramado ou vidro laminado, além da possibilidade de utilizar vidros insulados. Os vidros comuns podem participar em portas com vidros instalados acima de 1,10m em relação ao piso, desde que seja encaixilhado ou colado por todo o perímetro.

FAQ – Perguntas e Respostas

Qual a espessura ideal para uma porta de vidro?

A espessura mais popular para porta de vidro varia entre 08mm e 10mm, porém, isso não deve ser considerado uma regra. Para definir a espessura ideal de uma porta de vidro é preciso considerar fatores como tamanho do vão a ser preenchido, tipo de vidro, normas da ABNT, etc.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.