Home > Artigos > Qual o vidro mais seguro para box?

04.11.2021

Qual o vidro mais seguro para box?

Conforme indicam as normas da ABNT, o vidro laminado e o vidro temperado são os vidros mais seguros para box.

Entretanto, o vidro temperado costuma ser mais indicado por se tratar de um modelo muito resistente contra choques mecânicos e variações térmicas, o que torna mais difícil de acontecer imprevistos. Ainda falando sobre qual o vidro mais seguro para box, outra dica consiste em utilizar película de segurança para vidro temperado a fim de amplificar os fatores de proteção da estrutura.

Os vidros laminados e temperados são indicados para box de banheiro devido as suas características físicas que garantem resistência elevada aos modelos. Lembramos ainda que ambos são classificados como vidros de segurança por, além de mais resistentes, oferecerem segurança até mesmo quando estilhaçados, pois se quebram de maneira segura aos usuários. Acompanhe esse artigo e saiba mais sobre quais os tipos de vidro mais seguro para box e suas características.

Quais tipos de vidro para box de banheiro?

Para saber qual o vidro mais seguro para box devemos nos basear nas diretrizes da ABNT, mais especificamente na NBR 14207 e NBR 7199. A NBR 14207 é a norma técnica específica para box de banheiro com vidro. Seu texto aborda pontos específicos e foi redigido especialmente para diminuir as possibilidades de acidentes e definir as responsabilidades do profissional vidraceiro e do usuário, como realizar manutenção preventiva da estrutura periodicamente. A ABNT define que os tipos de vidro para box de banheiro são:

– Vidro laminado

– Vidro temperado (com ou sem película de segurança).

Ainda comentando sobre qual o vidro mais seguro para box, os dois modelos acima oferecem ampla resistência mecânica e proteção aos usuários até mesmo depois de quebrados. O laminado, por exemplo, ao se quebrar mantém os pedaços de vidros suspensos na estrutura até a manutenção, evitando grandes acidentes. Já o vidro temperado, quando quebrado, oferece pequenos pedaços de poder de corte praticamente nulo, entretanto, espalha os fragmentos pelo ambiente – cenário que pode ser evitado com o uso de película de segurança.

Vidro temperado

Se perguntarmos para um profissional do ramo qual o vidro mais seguro para box, a maioria responderá que é o vidro temperado. Isso acontece porque esse modelo é altamente resistente, porém sua resistência não se limita a choques e impactos mecânicos, pois o vidro temperado também é muito flexível e, devido à forma como é fabricado, suporta elevadas variações de temperaturas – como as que ocorrem geralmente nos banheiros.

A resistência e predicados de proteção do vidro temperado surgem do seu modo de fabricação, onde a placa de vidro é direcionada à fornos com temperaturas altíssimas – porém controladas – e na sequência sofre um grande choque térmico. Essa técnica, conhecida como têmpera, enrijece a superfície e cria um obstáculo para o crescimento das moléculas interiores – ainda quentes e em expansão. Isso cria uma espécie de tensão na placa de vidro, tornando o modelo em média 05x mais resistente que o vidro comum.

Vidro laminado

A fabricação do vidro laminado utiliza duas (ou mais) placas de vidros intercaladas com PVB, geralmente. O PVB é uma película altamente resistente que pode ter diversas cores e oferece elevado grau de flexibilidade e transparência; além disso, no conjunto o elemento fica responsável por manter os fragmentos de vidros suspensos na estrutura em casos de quebra – o vidro deve garantir ao menos um movimento completo de abertura e fechamento do box.

Este mecanismo de proteção habilita o vidro laminado a participar de nossa lista sobre qual o vidro mais seguro para box. Inclusive, para alguns profissionais o laminado é o vidro mais seguro para box justamente por contar com a película de PVB e evitar que os fragmentos de vidros se espalhem pelo banheiro. A melhor alternativa, definitivamente, é consultar profissionais habilitados no ramo.

Qual o vidro mais seguro para box?

Qual a espessura do vidro do box?

A NBR 14207 dita que a espessura do vidro do box varia entre 6 mm e 10 mm. O tamanho das placas de vidro será o fator que determinará a espessura do vidro do box de maneira exata. Geralmente utiliza-se placas de vidro temperado de 8 mm, porém, isso não é uma regra, pois se a placa de vidro possuir medidas especiais deve-se optar por vidros de 10mm, 12mm, e assim sucessivamente. Por esse motivo é importante contar com auxílio de profissionais experientes e que saibam qual o vidro mais seguro para box.

É perigoso box de vidro?

O box de vidro não é perigoso se projetado dentro das normas da ABNT, ou seja, com a utilização dos insumos corretos, técnicas pertinentes, atenção às normas regulamentadoras complementares e aplicando os vidros corretos – conforme já comentado no decorrer do texto, os vidros laminados e temperados. E para finalizar nosso artigo sobre qual o vidro mais seguro para box, lembramos os vidros comum, aramado e insulado NÃO podem ser instalados em box de banheiro, fique atento!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.