Home > Artigos > Revestimento de móveis com espelho

18.02.2021

Revestimento de móveis com espelho

O revestimento de móveis com espelho é uma técnica capaz de estabelecer personalidade, agregar estética e trazer funcionalidades distintas para os ambientes. A arte de revestir móveis com espelho proporciona prazer e estimula a criatividade dos usuários ao mesmo tempo em que atribui características distintas aos ambientes, como aperfeiçoamento da iluminação do ambiente e amplitude visual dos espaços.

Não por acaso diversos decoradores e outros profissionais do segmento estão recorrendo ao revestimento de espelho em móveis, pois a técnica é capaz de trazer uma assinatura única aos projetos, tendo em vista o destaque possível de ser alcançado. A versatilidade dos espelhos possibilita a criação de formas que tornará o móvel em um utensílio único e especial!

Além da originalidade, a técnica de revestimento de móveis com espelho pode ser aplicada tanto em móveis antigos quanto novos, amplificando suas possibilidades de uso, combinações e vantagens. De qualquer forma, é preciso saber como revestir móveis com espelho a fim de evitar problemas como manchas no espelho, desconfortos visuais ou invasão de privacidade, por exemplo.

Como revestir móveis com espelho

A decoração com espelhos, naturalmente, promove benefícios aos ambientes. Um dos fatores de maiores destaques consiste na facilidade de proporcionar amplitude visual aos locais, aumentar a oferta de luz natural em ambientes escuros e duplicar cenários agradáveis – com possibilidade, inclusive, de trazer uma paisagem do exterior para dentro das residências.

Quando aplicado na medida certa, o revestimento de espelho em móveis imprime ares de modernidade ao local. Da mesma forma, se combinado com outros materiais, pode criar uma atmosfera bem vinda em alguns tipos de decorações, como a decoração rústica. De uma forma ou outra, os móveis espelhados voltaram com tudo como nova tendência decorativa.

Se for adquirir seu móvel espelhado, dê preferência por marcas reconhecidas no mercado, fabricadas por quem sabe como revestir móveis com espelho. Nesses casos os espelhos tendem a ser fabricados com insumos de melhor qualidade e com respeito às normas da ABNT – o que garantiria durabilidade e estética do revestimento de móveis com espelho.

Já se for realizar a técnica em casa, ao revestir móveis com espelho é necessário considerar alguns fatores para garantir a funcionalidade e a estética do material. É preciso saber como colocar espelho em móvel de madeira, por exemplo, pois se instalado de maneira errada, o espelho pode manchar – o que comprometeria a aparência do móvel e a decoração do ambiente. Lembramos que as manchas no espelho aparecem, geralmente, devido à baixa qualidade do produto e/ou quando são colados de maneira errada.

O cenário apropriado para colar vidro em móveis consiste em utilizar os insumos indicados para esse tipo de técnica. Usar cola de sapateiro ou outros materiais fabricados a partir de solventes orgânicos, por exemplo, interagem negativamente com o revestimento de espelho nos móveis e podem provocar manchas no material. Ao revestir móveis com espelho dê preferência para silicones neutros e outros materiais da mesma categoria.

Móvel com espelho

Resumidamente, um móvel revestido com espelho se encaixa com maestria em praticamente todos os tipos decorativos, inclusive se a decoração exigir elementos simples e sofisticados ao mesmo tempo. Com um pouco de criatividade é possível fazer o revestimento de móveis com espelho de maneira singular e altamente funcional. Veja abaixo alguns das principais técnicas e móvel com espelho mais procuradas pelos consumidores:

– Revestimento de mesa com espelho

– Espelho no armário da cozinha (parte de trás das prateleiras)

– Sapateira com espelho

– Escrivaninhas, penteadeira, cristaleira espelhada

– Criado mudo com espelho

– Revestir a estante com espelhos

– Revestimento de espelho na porta do guarda-roupa

Nesse momento lembramos que, ao revestir a frente do guarda roupa, é preciso se atentar à privacidade dos usuários. Mas trata-se de uma ótima opção de decoração, já que dependendo da localização do móvel, o revestimento em espelho é capaz de duplicar o tamanho do quarto, visualmente falando!

Outra alternativa eficiente do ponto de vista decorativo e funcional está no revestimento dos móveis do banheiro e hall de entrada com espelhos. Além disso, lembramos que o espelho pode ser aplicado em toda a área do móvel, somente em algumas partes ou até mesmo em forma de mosaico.

Revestimento de espelho em móveis

Os móveis maiores, ao serem revestidos com espelhos, tendem a ‘desaparecer’ no ambiente, tendo em vista que refletirá uma grande área e se camuflará no cenário presente. Além do mais, quando aplicado com inteligência, o espelho não cansa a visão nem causa confusão mental, se tornando peças perfeitas para ambientes pequenos ou mal iluminados.

A indústria do vidro oferece diversos modelos de espelhos, com diferentes acabamentos e tonalidades, cenário que auxilia na impressão de uma assinatura única à decoração. Como exemplo podemos destacar os espelhos com bordas jateadas e os modelos com acabamento bisotê, além dos espelhos nas cores champanhe, bronze e fumê. Invariavelmente, o espelho nos móveis promove os detalhes das decorações e renovam por completo o móvel (e o ambiente). Usufrua dessa ideia você também!