Home > Artigos > Saiba tudo sobre o vidro furta-cor

22.10.2020

Saiba tudo sobre o vidro furta-cor

O vidro furta-cor tem a capacidade de emitir várias cores que mudam constantemente dependendo do ponto de vista do receptor. Apesar de ser transparente, a superfície do vidro furta cor consegue refletir os raios de luz que recaem sobre ela, redirecionando-os em sete cores (espectros) diferentes.

O fenômeno também é reconhecido como iridescência e trata-se do mesmo efeito facilmente visualizado nas bolhas de sabão, manchas de óleo, CD’s, borboletas e até mesmo em alguns pássaros, como o beija-flor.

Como é feito o vidro furta-cor

Geralmente, a fabricação do vidro furta cor consiste na aplicação de camadas finas de metais como ouro e prata. Tecnicamente, esta fina camada de metais produz uma película transparente que faz com que a luz que incida sobre a superfície do vidro furta-cor seja refletida tanto pela película – que está na camada superior – quanto pelo próprio vidro – na camada inferior. Isso produz mais do que uma onda de luz.

Acontece que, quando qualquer tipo de onda de luz encontra com outra, há uma interferência que pode ser construtiva (positiva) ou destrutiva (negativa). A interferência construtiva revela uma onda maior, enquanto que a interferência destrutiva pode, como o nome indica, diminuir ou destruir uma onda de luz.

Para os raios de luz a interferência positiva resulta em luz mais brilhante, a negativa não fornece nenhuma luz. Entretanto, como o ângulo dos raios é variável, o espalhamento dos raios de luz produzem várias interferências, com diversas cores que se mesclam e oferecem um efeito único, com alterações visuais dependendo do ângulo em que é observado. Esse efeito de cores é conhecido como iridescência.

Segundo os especialistas, o vidro está dentre os materiais mais convenientes para alcançar o efeito furta cor, pois o material permite que as cores se espalhem mais. Além disso, a luz percorre uma distância maior dentro do vidro, o que garante uma divisão de cores mais visível e dá vida a um hipnótico show de luzes frias e quentes.

Vidro iridescente

Apesar de a explicação ser ‘científica’, o resultado final é totalmente emocional. Os elementos fabricados a partir do vidro furta-cor são mais radiantes e intensos, capazes de alterar a atmosfera de onde estiverem acomodados. De certa forma o efeito furta cor imprime magia e descontrai o ambiente com as nuances e os reflexos singulares que se formam conforme a luz é refletida.

Os vidros iridescentes – como também são chamados – são comumente utilizados em artigos decorativos, ocasião em que o modelo dá vida a verdadeiras esculturas de formatos variados. As peças decorativas fabricadas a partir do vidro furta-cor são inovadoras e singulares, de modo que suas características costumam agradar até o mais exigente dos usuários.

Na arquitetura também é possível presenciar o uso do vidro furta-cor em projetos inovadores, compondo estruturas diversas, como por exemplo:

– Divisórias de vidro

– Coberturas de vidro

– Revestimento de paredes

– Fachadas e envidraçamento de sacadas

– Pastilhas de vidro furta-cor

Vale lembrar que a superfície multicolorida do vidro furta cor auxilia na visualização do vidro pelos passarinhos, ajudando a diminuir os choques das aves contra as grandes estruturas envidraçadas, evitando inúmeras mortes de pássaros. Também é importante frisar que é possível atribuir outras características aos vidros furta-cor, como proteção térmica, atenuação acústica e outros beneficiamentos diversos.

Vidro dicroico

O vidro dicroico é considerado belo exemplo de vidro com efeito furta-cor. Esse tipo de vidro possui um lado com revestimento em metal brilhante que, dependendo da maneira como é fundido, oferece um efeito metálico singular ou brilha como diamantes, mudando de cor conforme observamos de ângulos diferentes.

Antigamente esse tipo de vidro não estava disponível em tamanhos grandes, limitando seu uso pelo segmento arquitetônico. Atualmente os profissionais do ramo já podem contar com vidros dicroicos de tamanhos variados, padrões ilimitados e beneficiamentos essenciais como a laminação. O prédio da sede da Amazon.com, em Seatle, por exemplo, utiliza o vidro dicroico em sua fachada e oferece um belo espetáculo de cores conforme a luz do dia se movimenta.

Além disso, o vidro dicroico é vastamente utilizado no segmento decorativo e, curiosamente, pode ser aplicado em filtros ópticos para alcançar bandas estreitas de espectros para projetores LCD e para filmes 3D. Interessante não? Aqui vai uma curiosidade: O nome dicroico deriva da palavra grega dikhross, que significa duas cores – em uma referência ao efeito colorido resultante da luz refletida na superfície do vidro.

Esculturas de vidro furta cor

Popular dentre colecionadores e presente em projetos decorativos exclusivos, as peças decorativas fabricadas com vidro furta-cor surpreendem com sua beleza e inovação. O processo de fabricação das esculturas de vidro furta cor é intenso e pode levar diversas semanas para a produção de uma única peça – geralmente fabricadas a mão. Como se fosse magia, os vidros furta cor assumem formatos variados e parecem que encapsulam as cores do arco-íris dentro de si.

Acompanhe o Portal Archglass e fique sempre por dentro do universo do vidro e sua aplicação na arquitetura.