Home > Artigos > Vidro Acústico

12.07.2022

Vidro Acústico

Para criar ambientes confortáveis e funcionais, cada detalhe conta — inclusive os sons. O vidro acústico é uma excelente opção para incluir no projeto, principalmente quando se há a necessidade de isolar o som, mesmo mantendo uma janela ou divisória em vidro no local.  Está pensando em investir no vidro acústico? Veja a seguir tudo sobre este elemento e descubra qual o melhor modelo para o seu projeto!

O que é o vidro acústico?

São muitos os fatores que podem provocar uma verdadeira poluição sonora no ambiente. Sirenes, buzinas, obras e carros com auto-falantes, por exemplo, mesmo de longe podem ser desagradáveis aos ouvidos. Com isso, simplesmente colocar uma parede de concreto no local não é a única solução. Assim como, nem sempre o concreto ajuda muito no isolamento dos sons externos.

O vidro acústico pode ser uma excelente alternativa quando o espaço ainda necessita de uma estrutura como o vidro, mas que também isole o som. Dessa forma, o vidro acústico é um modelo que cumpre a sua função, porém com o incremento de barrar ruídos entre ambientes.

Esse elemento contribui para proporcionar mais conforto acústico na área interna. Além disso, o vidro de isolamento acústico é indispensável em ambientes como estúdios de gravação, escritórios, livrarias e hospitais, pois são locais que requerem ao máximo de silêncio. Deste modo, além de oferecer mais conforto e funcionalidade ao espaço, a saúde humana também é beneficiada com a menor exposição aos altos ruídos.

Como funciona o isolamento do som neste vidro?

O vidro acústico, para ser funcional, irá depender de aspectos como massa, amortecimento e rigidez. Ainda, é válido ressaltar que aspectos como amortecimento e rigidez não podem ser alterados. Por isso, para elevar o efeito isolante acústico do vidro, a espessura será mais ampliada — influenciando no aumento da massa do elemento. Quanto maior a espessura do vidro, maior a eficiência da atenuação sonora.

Já outro ponto a se considerar é a composição do vidro, pois a frequência do som é transmitida de diferentes formas. Além do mais, quando se trata de isolamento acústico do vidro, é importante destacar que cada vidro tem uma frequência crítica. Esse tipo de frequência, por sua vez, é a qual determina o isolamento mais baixo.

Vidro acústico

Tipos de vidro acústico

O vidro acústico tem algumas variações de modelos que serão indicadas de acordo com cada necessidade do ambiente. Neste caso, há o vidro laminado e o vidro duplo (também conhecido como insulado). Confira!

Vidro laminado

Este modelo de vidro é uma composição de duas folhas do elemento com duas ou mais lâminas inseridas em seu interior. Essas folhas são separadas por camadas de materiais que ajudam a isolar o som, como resina, EVA ou PVB. No vidro laminado acústico, o isolamento do som costuma bloquear com mais eficiência os sons de frequência baixa.

Além de tudo, a película precisa ter pelo menos 78 mm de espessura para que o elemento seja indicado como vidro acústico laminado. Por esse motivo, deve-se ter atenção na hora de encomendar o vidro, já que é comum encontrar elementos sendo comercializados abaixo dessa espessura e, mesmo assim, indicados como laminados.

O modelo ainda é projetado para oferecer maior segurança, porque mesmo que haja o estilhaçamento da peça, o vão se manterá fechado. Alguns possíveis locais de aplicação, portanto, são telhados, pisos, coberturas, escadas, entre outros.

Vidro duplo

Assim como o vidro laminado acústico, o vidro duplo também conta com duas chapas. Porém, aqui o diferencial é que as chapas não ficam grudadas entre si, mas sim afastadas por uma câmara de gás argônio. Com isso, as vibrações são transferidas de uma lâmina para a outra, o que faz dissipar o ruído. Geralmente, esse tipo de vidro acústico é mais indicado para janelas de isolamento acústico e também pode ter o acréscimo de vidros laminados para aumentar a eficiência. Outro fator a se considerar, é que o vidro duplo isola mais os sons agudos, sendo o recomendado quando estes forem predominantes no ambiente.

Como escolher o vidro acústico ideal? 

Decidiu investir em um vidro acústico, mas não sabe como escolher? A primeira dica é descobrir a frequência dos sons no ambiente escolhido para aplicar a peça. Para isso, o ideal é chamar um especialista, o qual irá saber exatamente como detectar os sons e aferir melhores resultados.

Por outro lado, também há como descobrir sozinho a melhor opção de vidro acústico para o seu projeto. Neste caso, há aplicativos que podem ser utilizados apenas com o celular. Mas, claro, é importante ter em mente que quanto maior a capacidade de captação de sons e qualidade do celular, melhores as chances de captar ao máximo os sons presentes no ambiente.

Um aplicativo para smartphones muito recomendado é o JBL Tools. Esse app é muito simples de usar e é gratuito para acessar os recursos. Ao abrir o JBL, basta ir à opção RTA — a qual mede a frequência dos sons entre 20 a 20mil decibéis — e verificar as faixas no gráfico que aparece.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).