Home > Artigos > Vidro Laminado Acústico

06.10.2022

Vidro Laminado Acústico

Você sabia que o vidro pode ser aplicado para proporcionar alívio acústico aos ambientes? Isso é possível com o uso do vidro laminado acústico, fabricado com uma película de PVB especialmente produzida para barrar grande parte das ondas sonoras que entrariam em um local. Os vidros acústicos são alternativas viáveis para locais como escritórios, estúdios de gravações, hospitais, livrarias, bibliotecas, etc.

Convém lembrar que o vidro laminado acústico pode ser combinado com outros beneficiamentos, como vidros de controle solar, vidros coloridos, vidros temperados, autolimpantes, etc. Também é preciso lembrar que é extremamente necessário que a instalação das esquadrias sejam cirúrgicas, a fim de evitar a mínima presença de frestas e, por consequência, a passagem de som – o que diminuiria a eficácia de toda a estrutura.

Vidro com PVB Acústico

O vidro laminado acústico possui características únicas que o habilitam a combater ruídos de uma determinada frequência. Isso acontece porque o modelo é fabricado com uma película especial (PVB Acústico) modificada quimicamente para absorver as ondas sonoras e diminuir a troca de sons entre o ambiente interno e externo. Em comparação com o vidro laminado com PVB comum, os vidros com isolamento acústico são capazes de atenuar cerca de 09 decibéis a mais nas frequências mais agudas.

É válido destacar que a faixa de frequência de som que o vidro laminado acústico oferece melhor desempenho é a faixa com sons médio para alto. Em alguns casos, em frequências mais baixas, o vidro laminado comum pode oferecer resultados satisfatórios. Lembramos que as diretrizes determinadas para garantir o conforto acústico nos locais estão presentes nas normas regulamentadoras, como a NBR 10.152.

Existirão, ainda, situações com presença de sons graves e agudos na mesma proporção, cenário que requer auxílio de um profissional para identificar a melhor tecnologia do vidro a ser aplicada no caso. O que o profissional avaliará será a necessidade de investir no vidro laminado acústico ou se a utilização de vidros laminados comuns já supriria a necessidade do cliente. Por isso é importante contar com consultoria especializada.

Qual a diferença de vidro laminado e temperado

Veja também nosso guia sobre vidro insulado.

Película acústica para vidro

Geralmente, a película acústica para vidro é fabricada com técnicas de extrusão, ou seja, é submetida à um tratamento térmico específico que utiliza uma combinação de calor, umidade e trabalho mecânico para modificar profundamente as matérias primas, trazendo novos formatos, estruturas e funcionalidades.

Devido às essas características únicas, o vidro laminado acústico é alternativa para a composição de diversas estruturas, com destaques para:

Janelas

Portas

– Fechamento de sacadas

– Envidraçamento de fachadas

– Divisórias de ambientes

– Coberturas e telhados

É preciso reforçar que a esquadria especificada também deve apresentar alto desempenho, como a esquadria de PVC. Além disso, o tipo de abertura da aplicação também interage com a eficiência do vidro no bloqueio sonoro. Como exemplo, citamos as esquadrias basculantes, que conseguem ser mais eficientes que esquadrias de correr.

Em caso de dúvidas, chame um profissional, pois também é preciso que o projeto esteja por dentro das normas que regulamentam cada tipo de instalação – que determinam, por exemplo, o nível de ruído para cada ambiente ou o desempenho que as edificações devem oferecer para fatores como conforto acústico.

Vidros acústicos

Além do vidro laminado acústico, o mercado possui outras opções para quem deseja proporcionar conforto acústico aos locais, como é o caso dos vidros insulados (vidros duplos ou triplos), que possuem configuração distinta e impedem a troca de sons entre os ambientes interno e externo.

Destacamos também o vidro multilaminado, que é composto por 3 ou mais folhas de vidro – que podem ser intercaladas por PVB acústico. A multilaminação (mesma técnica utilizada em vidros blindados) se baseia nas leis da massa, onde quanto maior for a barreira, maior será a atenuação do som. O vidro laminado tradicional, devido à sua estrutura, também consegue agregar propriedades acústicas às edificações.

Devido a oferta de várias tecnologias, reforçamos que é preciso compreender as fontes de ruídos que precisam ser isolados. O vidro laminado comum, por exemplo, pode oferecer desempenho satisfatório contra barulhos de trânsito e conversação, porém, deixa a desejar se a necessidade é bloquear barulhos de aviões, autoestradas, fábricas ou estações de trem, por exemplo.

Uma alternativa interessante consiste em combinar as diferentes tecnologias existentes para usufruir do máximo de benefícios que os vidros acústicos podem oferecer, como, por exemplo, instalar unidades insuladas com placas de vidro laminado acústico – entretanto, é interessante ouvir a opinião de especialistas capazes de identificar a sua real necessidade.

Considere que quanto mais tecnologia aplicada em uma placa de vidro, mais caro ela tende a ser. Além disso, relembramos que existem diferentes frequências de sons a ser bloqueado, de modo que seria desperdício de dinheiro investir em uma tecnologia capaz de bloquear sons graves quando a necessidade seria de bloqueio de sons agudos – ou vice versa.

Saiba mais sobre vidro acústico.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.