Home > Arquitetura do Vidro > Vidro para fachadas de prédio

03.04.2019

Vidro para fachadas de prédio

Você também acredita que a primeira impressão é a que fica? Pois bem, a fachada do prédio é o primeiro cartão para os visitantes e, por esse motivo, deve impressionar a todos já num primeiro instante.

Tecnicamente falando, as fachadas são os espaços livres existentes entre o ambiente interno e externo de qualquer casa ou edifício. Uma fachada bem projetada deve assegurar, principalmente, a segurança e a privacidade dos usuários, sem pecar na contemplação das paisagens existentes nos ambientes.

Seguindo essa linha de raciocínio, a fachada de prédio com vidro é uma ótima alternativa para quem deseja imprimir todos esses predicados acima citados. A transparência do vidro permite apreciação dos ambientes sem expor a privacidade dos clientes, além de valorizar o imóvel estética e financeiramente.

Benefícios da fachada de vidro

Com certeza um dos principais benefícios da fachada de vidro é a valorização estética do prédio ou outro imóvel.

Além do efeito visual e estético, o vidro também oferecerá outras vantagens para a fachada do seu imóvel, como a interação da parte interior com a parte exterior. Isso significa comunicação com a rua, bem como a possibilidade de transportar a paisagem exterior para dentro do seu imóvel.  Isso vale também para fachada de vidro espelhado.

Outro quesito importantíssimo está relacionado à iluminação natural que o vidro proporciona aos locais. A transparência do vidro é perfeita para trazer luminosidade ao local, podendo ser uma solução para locais com baixa frequência de luz solar.

Vale lembrar que luz natural em abundância significa economia de energia elétrica. Quanto maior a abundância de luz no local, menor a utilização de luzes artificiais – responsáveis por uma fatia considerável da conta de energia.

Mais uma vantagem da fachada de vidro prédio diz respeito à manutenção, principalmente em locais que sofrem com vandalismo e pichação. O mercado oferece aos amantes do vidro opções capazes de suportar choques intensos, da mesma forma que limpam com facilidade.

Importante frisar que a deterioração do vidro beira a zero. Esse cenário significa que ele não sofrerá muito desgaste durante o tempo, mesmo exposto às variações climáticas, o que evitará manutenção constante da fachada de vidro (como por exemplo, pinturas e outros reparos), resultando em economia de dinheiro no final das contas.

Segurança da fachada de vidro

Não podemos deixar de citar sobre a segurança das fachadas de vidro. Aliás, esse é um dos assuntos mais polêmicos sobre o assunto. 

É muito importante lembrar que a tecnologia atual possibilitou a criação de folhas de vidro resistentes com diversas particularidades, como resistência e outras características de segurança que garante a integridade física dos ocupantes do local nos raros casos de acidente seguido de quebra. A utilização de vidros laminados e vidros temperados em fachadas de vidro são exemplos disso.

Vidro para fachadas de prédio

Dentre uma infinidade de vidros disponíveis no mercado, os melhores vidros para fazer fachada de prédio são os vidros temperados e os vidros laminados, justamente pelas suas características protetivas. Esses dois vidros são categoricamente denominados como vidros de segurança.

A legislação indica que em ambientes com possibilidade de choque humano, como é o caso das fachadas, o ideal é que seja utilizado o vidro laminado, tendo em vista que ele não se espalha pelo local quando quebrado, permanecendo no espaço até a realização da troca da folha de vidro.

Isso acontece porque o vidro laminado possui uma resina super resistente no seu interior, que será responsável por manter os pedaços de vidro unidos nos casos de estilhaçamento.

Entretanto, vale lembrar que o vidro temperado é extremamente resistente, tanto para choques quanto para variações térmicas e também pode ser utilizado em algumas partes da fachada ou em conjunto com o vidro laminado (vidro laminado temperado).

O mercado do vidro também oferece vidros para fachada de prédio com outras características, como é o caso do vidro fotovoltaico e os vidros autolimpantes, que além de embelezar a fachada do prédio, ainda oferecem diversas funcionalidades, como a capacidade de limpar sozinho ou de produzir energia.

Para saber sobre o universo do vidro, fique na companhia da ArchGlass. Considere ouvir a opinião de especialistas. Por aqui suas ideias saem do papel!

Veja + Arquitetura do Vidro

18.06.2020

Tampo de vidro para mesa

11.06.2020

Escada de vidro

23.04.2020

Envidraçamento de Sacada