Home > Notícias > 6 novos projetos trazem vidros coloridos em destaque

05.11.2021

6 novos projetos trazem vidros coloridos em destaque

6 novos projetos trazem vidros coloridos em destaque – Projetos se aproveitam da técnica de laminação para produzir efeitos singulares com vidros. Veja alguns projetos com vidros coloridos de destaque.

O vidro laminado, popular pelas suas características de resistência e proteção, pode se se tornar um verdadeiro caleidoscópio e transformar por completo o ambiente. Isso acontece devido ao PVB, a película intermediária disposta entre as placas de vidro durante a fabricação do modelo. A indústria oferece inúmeras cores e acabamentos em PVB, o que possibilita aos designers a projeção de verdadeiras obras de arte personalizadas.

Lembramos ainda que o PVB pode ter distintos graus de transparência e opacidade. Além disso, a película é popular devido à sua oferta combinada de transparência, resistência e flexibilidade e, quando aplicada entre vidros, o conjunto consegue barrar raios UV e ondas sonoras. Abaixo destacamos algumas obras que se aproveitaram desses benefícios para criar projetos capazes de agradar até o mais exigente dos usuários.

rainbow glass

Mirante do Penhasco Arco-Íris – China

A China possui algumas das pontes e passarelas de vidro mais famosas do mundo, e o mirante do Penhasco Arco-Íris faz parte dessa seleta lista. O mirante fica suspenso na encosta de uma montanha e oferece uma bela vista das montanhas e vegetação local. Com inspiração no nome do penhasco, o mirante foi projetado com vidros laminados de cores variadas, contrastando com o resto do cenário e garantindo a segurança de todos que decidem se aventurar na travessia.

sensor city02 arcit18

Sensor City – Reino Unido

O prédio do Sensor City Liverpool abriga laboratórios e oficinas de tecnologia que produzem sensores altamente sofisticados. Dessa forma, a fachada do prédio foi inspirada na arquitetura de computadores e utilizou o vidro laminado para criar uma estrutura que, conforme a incidência do sol, exibe uma infinidade de elementos deste universo. Isso é possível graças a possibilidade de cortar o PVB para criar sobreposições e padrões de desenhos diversos. Nesse caso, a sobreposição criou um padrão de luz e sombras que interage com a experiência dos visitantes durante o dia e a noite.

computer science

Edifício de Ciências da Computação – Reino Unido

Também no Reino Unido, os vidros coloridos foram as alternativas encontradas para transformar o ambiente do Edifício de Ciências da Computação da Queen’s University em Belfast, que antes era reconhecido por ser um prédio sem expressão e monótono. Nesse projeto o vidro com PVB colorido foi aplicado na fachada, interior do átrio central e na forma de mezaninos e varandas, trazendo vida nova para toda a estrutura.

emporia shopping

Complexo do Shopping Emporia – Suécia

O vidro com PVB colorido foi escolhido para definir a escultura ondulada que dá boas vindas aos visitantes nos dois acessos principais do Complexo do Shopping Emporia, em Malmö, na Suécia. O vidro colorido foi escolhido devido à versatilidade do material e para harmonizar com a decoração interna, pois se trata de um centro de compras temático que se utiliza do vasto uso das cores e variados níveis de translucidez. Por lá a escada é azul brilhante, corrimão verde, lustres vermelhos, etc.

princess maxima

Centro Pediátrico de Oncologia Princesa Máxima – Holanda

Se antes os pacientes do Centro Pediátrico de Oncologia Princesa Máxima eram obrigados a atravessar uma rua movimentada para acessar as dependências de dois edifícios do complexo, atualmente essa caminhada é realizada com segurança, muitas cores e esperança. A solução para o problema foi criar uma passarela totalmente colorida, para permitir a transição entre os prédios e simbolizar uma caminhada para a recuperação. As cores interagem com as emoções das crianças, além de o vidro criar uma barreira acústica para a passarela.

Utah Schools

Centro Educacional para Surdos e Cegos de Utah – EUA

Neste projeto o vidro também cumpre funções que contribuem positivamente para a saúde dos usuários. Por aqui foram utilizadas placas de vidros laminados com inúmeras combinações de cores e graus de opacidade, com a presença de vidros totalmente transparentes ou 100% opacos. A solução foi incorporada para promover a acessibilidade dos alunos com visão reduzida, pois algumas áreas do prédio – como escadas – passaram a ser amplamente iluminadas, e outras – como salas de terapia – puderam manter a atmosfera privativa.

Veja + Notícias

20.03.2024

Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.