Home > Notícias > Eureciclo: A Importância desse selo

16.10.2020

Eureciclo: A Importância desse selo

A situação atual do nosso planeta suplica por mais políticas como a do selo eureciclo, que cria uma teia de valorização do meio ambiente envolvendo cooperativas, recicladores e empresas comprometidas em promover a reciclagem através da compensação ambiental. Com a plataforma criada pelo selo as empresas conseguem retirar do meio ambiente o equivalente a até 200% de suas embalagens.

Desde 2010, com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), as empresas são responsáveis por destinar corretamente as embalagens de seus produtos colocados à venda. Acontece que, com tantas etapas existentes desde que o produto sai das prateleiras, fica praticamente impossível para as empresas rastrearem o destino final de suas embalagens para comprovar suas ações de redução de impacto ambiente.

Pensando nisso, o pessoal do selo eureciclo criou uma estrutura para realizar a logística reversa das embalagens através do conceito de compensação ambiental. Pra quem não sabe, o papel da logística reversa consiste em levar o resíduo “sem valor” até os cuidados das equipes certas, que atribuirão valor ao resíduo através da reciclagem. A logística reversa também contribui para que os resíduos não recicláveis sejam destruídos de um modo que não prejudique o ecossistema.

Resumidamente, o selo eureciclo surgiu para auxiliar neste grande problema que é destinar corretamente as embalagens pós-consumo. As empresas ou marcas que utilizam embalagens de vidro, metal, plástico ou papel e não tem noção de onde suas embalagens vão parar podem ajudar o meio ambiente e se beneficiarem com o selo reciclo. As marcas parceiras do eureciclo recebem uma certificação por contribuírem positivamente com o ciclo de reciclagem do Brasil.

Eureciclo

O selo funciona através de uma plataforma que rastreia os dados da cadeia de recicláveis e certifica o trabalho das cooperativas que destinam corretamente os resíduos aos recicladores finais. Vale lembrar que o selo eureciclo possui uma ampla rede de cooperativas e recicladores parceiros espalhados por todo o Brasil.

As empresas parceiras do selo eureciclo remuneram a mão de obra dessa rede de colaboradores para que eles destinem corretamente as embalagens utilizadas para vender seus produtos. A porcentagem de compensação inicia-se com 22% (o mínimo exigido pela legislação), mas também é possível optar por planos que retirarão 50%, 100% ou até 200% das embalagens colocadas no meio ambiente.

Toda essa reciclagem é possível comprovar, pois a plataforma acompanha o trabalho das cooperativas de reciclagem através de notas fiscais que garantem que os resíduos estão sendo corretamente destinados. Além disso, segundo o selo eureciclo, a contabilidade é realizada de modo que não exista duplicidade de dados, evitando as chances de duas ou mais empresas contabilizarem uma mesma quantidade de reciclados.

Segundo o site da plataforma, já são mais de 150 mil toneladas de material reciclável retirados do meio ambiente pelos catadores e cooperativas. As empresas parceiras podem verificar os dados através de um documento denominado de Relatório de Impacto, que registra os impactos positivos gerados na natureza e nas cooperativas.

Com a eureciclo, além de estar em dia com a legislação, uma empresa ainda investe na cadeia de reciclagem, fazendo com que a mesma aumente sua capacidade e ajude ainda mais a natureza. Os produtos das empresas parceiras recebem um selo para demonstrar o engajamento da mesma com questões relacionadas ao meio ambiente e responsabilidade social.

O trabalho desenvolvido pela New Hope Ecotech (criadora do selo) possibilita agregar valores aos serviços oferecidos pelos catadores e cooperativas, melhorando as condições trabalhistas e ampliando a renda e a qualidade de vida destes profissionais da reciclagem. Da mesma forma, o selo reforça o comprometimento ambiental das empresas certificadas, chamando atenção dos consumidores conscientes que exigem e valorizam marcas responsáveis com o ecossistema.

Veja + Notícias

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

07.11.2023

Sincomavi-SP confirma webinário para novembro

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.