Home > Notícias > ArchGlass Summit 2019: Evento voltado ao setor da indústria vidreira

02.05.2019

ArchGlass Summit 2019: Evento voltado ao setor da indústria vidreira

ArchGlass Summit, evento anual realizado pela ArchGlass Brasil, conseguiu aproximar ainda mais o setor da construção civil e arquitetura com a indústria vidreira, transformando o evento em um verdadeiro sucesso entre o público e a crítica. Fique por dentro de tudo o que aconteceu no ArchGlass Summit 2019.

Empenhados em preencher um grande gap existente entre os setores da arquitetura e vidreiro, a ArchGlass Brasil não mede esforços para trazer ao seu público aquilo que há de mais importante para manter o arquiteto sempre atualizado, possibilitando que o profissional mantenha seu cliente por dentro de todas as novidades e funcionalidades que o mundo do vidro pode oferecer.

Pensando nisso, surgiu o Portal ArchGlass Brasil – O portal do vidro para arquitetura, carregado de materiais informativos com o objetivo de transmitir segurança aos arquitetos, permitindo que os mesmos amplifiquem a sua criatividade ao dirigir seu valioso tempo para outras etapas do projeto.

No Portal ArchGlass o profissional do setor de construção civil e arquitetura encontrará uma ótima base de apoio, com matérias e artigos relacionados ao tema, instruções e explicações que abrirão o leque de opções disponíveis, possibilitando que o arquiteto filtre as informações necessárias e enriqueça ainda mais as especificações de seus projetos.

Esse cenário, além de facilitar no momento de negociar com o vidraceiro, por exemplo, possibilita que sua obra prima, apesar de linda e funcional, também atenda a todas as exigências dos órgãos regulamentadores, como a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

“A ideia é que o profissional de arquitetura saiba qual vidro demanda e consiga especificar no projeto, não abrindo margens de interpretação ou opinião de outrem. Queremos minimizar o peso que o arquiteto tem de conhecimento profundo em todos os setores. Pelo menos no vidro, faremos nossa parte, trabalhando em conjunto e ajudando na especificação. Essa é nossa meta, precisamos ter nossos arquitetos livres para criarem, e não perderem horas para achar uma informação deveras simples na internet, mas sem sites que tragam credibilidade e autoridade”, diz Felipe Cassola, idealizador do projeto.

E concentrados em aproximar o segmento da arquitetura do mercado vidreiro, estreitando a comunicação, a ArchGlass realizou no último dia 25 de abril de 2019 a primeira edição do ArchGlass Summit, seu principal evento, totalmente voltado para arquitetos, contando com o apoio de especialistas do vidro, vidraceiros e empresários do ramo. O evento foi considerado por muitos como um perfeito show de demonstração das funcionalidades do vidro e suas aplicabilidades nos mais diversos ambientes.

Arquitetura em vidros sem segredos

O ArchGlass Summit 2019 conseguiu atingir seu objetivo e demonstrou aos seus convidados, com muita clareza, as características únicas e intrínsecas presentes no vidro. Durante as 05 horas de duração do evento, as mais de 160 pessoas presentes puderam perceber que a polivalência do vidro permite ao arquiteto harmonizar resistência, funcionalidade, estética, segurança e performance em um mesmo projeto. Por sinal a palavra “performance” foi umas das mais usadas no evento, demonstrando que cada vidro é dedicado para uma aplicação, mesmo que esteticamente parecem iguais.

Durante o evento foram realizadas palestras com diversos nomes do segmento vidreiro e arquitetura, como a especialista em empreendedorismo e marketing digital para arquitetos, Amanda Ferber, criadora e responsável pela Architecture Hunter, maior perfil no Instagram direcionado para a arquitetura do mundo.

Em sua palestra, Amanda Ferber abordou sobre temas que contribuíram para expandir o conhecimento relacionado a utilização do vidro na arquitetura, falou sobre sua experiência pessoal, além de repassar dicas valiosíssimas para arquitetos que se aventuram no mundo digital, principalmente no Instagram. Vale lembrar que sua página (@architecture_hunter) possui mais de 1,7 milhões de seguidores na rede social atualmente.

O evento foi apresentado pelo também especialista em vidros Gabriel Batista, diretor e fundador do Setor Vidreiro, que também palestrou sobre o principal tema do evento (sua especialidade). Também presentes no evento, Cirilo Paes, representante da SEV Exclusivv, falou tudo sobre a instalação de vidros em geral, foi um dos pontos altos de evento em técnica e experiência; e Liuam Cardoso representando a Guardian Glass – uma das maiores fábricas de espelhos e vidro do mundo – abordou temas sobre soluções da indústria do vidro.

Tive a oportunidade de falar sobre os produtos e soluções em vidro que a Guardian oferece em nosso país para cerca de mais de uma centena de arquitetos. O ArchGlass Summit é um dos maiores eventos sobre vidros e espelhos para arquitetura do Brasil, percebemos isso e estamos felizes por participar desse marco. A Guardian, como empresa inovadora e sempre atenta às novas tecnologias do mercado, não poderia ter deixado de marcar presença!”, publicou Liuam Cardoso em sua rede social.

Vale lembrar que, para a Guardian, compartilhar conhecimento é gerar valor. A participação da empresa no ArchGlass Summit, além de ser a patrocinadora master da realização do evento, ofereceu uma oportunidade única de troca de experiências com diversos experts do mercado arquitetônico, sempre trazendo o vidro como material construtivo funcional, versátil e tecnológico.

Na ocasião, inclusive, a Guardian Glass mostrou o último lançamento da linha Clima Guard, o vidro SunLight. Segundo os fabricantes, o lançamento oferece uma combinação de benefícios práticos e características aprimoradas com relação aos produtos tradicionais do mercado, pois agrega a alta performance contra o calor atrelada à alta neutralidade (maior transparência, menos espelhamento).

Uma apresentação bastante aguardada, baseando-se na repercussão dos convidados no evento e nas redes sociais, foi a realização de testes de resistência em 05 tipos de vidros, demonstrando na prática as principais diferenças existentes entre os modelos, desde a composição da placa de vidro, resistência mecânica e tipo de estilhaçamento.

A apresentação começou mostrando ao público que os 5 vidros expostos no palco não haviam diferença estética entre si, justamente para conscientizar que vidro não é tudo igual, apesar de parecer, a performance entre eles é extremamente diferente dependendo do tipo de vidro considerado.

Com o auxílio de um taco de baseball, e às vezes um martelo de metal para ajudar, um auxiliar realizou a quebra das folhas de vidro – ou do taco de baseball – e os convidados do evento puderam desmistificar diversos paradigmas relacionados ao vidro, além de perceber porque é importante realizar a escolha certa do tipo de vidro para um determinado projeto a fim de garantir a segurança de todos os usuários.

Em ativação da SEV Exclusivv, os profissionais do setor puderam ver o funcionamento do vidro polarizado (vidro inteligente), que muda de aparência magicamente, transformando-se de transparente para opaco – e vice versa – em frações de segundos, com o acionamento simples de um botão, podendo ser via interruptor, controle remoto ou app mobile. Também puderam aprimorar sua rede de contatos, interagir e compartilhar todo o conhecimento acumulado através da palestra “O vidro e suas aplicações” de Cirilo Paes, diretor técnico da SEV.

Um exemplo de troca de conhecimentos pode ser notado no Painel realizado. Com a participação de 03 profissionais do setor vidreiro e 02 profissionais do ramo arquitetônico, o bate papo entre os participantes conseguiu demonstrar ao público presente as principais experiências de ambos os setores, além de evidenciar uma deficiência na comunicação dos profissionais da arquitetura e mercado vidreiro.

O evento, considerado muito dinâmico e atrativo pela maioria dos presentes, muito por conta da excelente apresentação de Gabriel Batista do portal Setor Vidreiro, abordou também sobre a metodologia do sucesso no trabalho com o vidro, com palestras voltadas para auxiliar o arquiteto a explorar funcionalmente todas as características do vidro, demonstrando ainda os benefícios de trabalhar com especialistas durante a idealização de um projeto e a importância de especificar corretamente as características dos produtos. Gabriel Batista também palestrou com o tema “O vidro e as experiências humanas”, demonstrando logo de início os milhões de agregados sentimentais que o vidro pode atrelar à experiência dos usuários.

Na saída, os convidados receberam kits de amostras de vidros, todos da Guardian,  confeccionados pela CyberGlass, um dos patrocinadores do evento. O kit continha amostras de tipos de vidros discutidos no evento e tem como objetivo, principalmente, facilitar o entendimento do cliente final através do arquiteto, demonstrando que existem outros tipos de vidro além do vidro comum, laminado e temperado – os mais populares.

Idealizado principalmente para expandir o conhecimento dos arquitetos em relação ao vidro, o evento contou com a presença de 161 pessoas e foi realizado na luxuosa Casa Itaim, em São Paulo.

ArchGlass Summit 2019 contou com patrocínio master da Guadian Glass, tendo como patrocinadores a CyberGlass, SEV Exclusivv, Glasspeças e Ideia Glass, além dos apoios de Architecture Hunter, Club & Casa Design, MBA em Arquitetura de Luxo, Olioli, Abravidro, Ramos Miguez Engenharia e Setor Vidreiro.

Mantenha-se conectado ao Portal ArchGlass

Se você não conseguiu participar do ArchGlass Summit 2019 – ou participou e não quer ficar de fora do próximo evento – fique atento ao portal para receber informações e garantir a sua inscrição da próxima edição em 2020. Além disso, por aqui, em breve, os arquitetos poderão contar com uma área de membros exclusiva com conteúdos inéditos, matérias, tutoriais, vídeos aula, ebook’s, etc.

O portal é informativo e tem como principal objetivo abordar a utilização do vidro na arquitetura, filtrar as informações mais relevantes ao arquiteto e permitir que o mesmo aumente ainda mais seu conhecimento com relação ao vidro.

Veja + Notícias

20.03.2024

Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.