Mantida com discrição até meados de 2022, o “Projeto 42” revelou ser uma construção de vidro, porém, não foi bem aceito pela diretoria da Tesla.
Conhecido como “Projeto 42”, a construção de vidro foi planejada para ser erguida próxima a atual sede da companhia, em Austin, Texas. Dentre os espaços há o projeto para uma estrutura hexagonal retorcido, à beira mar e contando com a fábrica da Tesla ao fundo. Outro conceito retrata um cubo de vidro com espaço residencial/pessoal, pois conta com quartos, banheiros e cozinha. Internamente, o Projeto 42 é tratado como a casa para Elon Musk, dono da companhia.
Os funcionários da Tesla trabalhavam de forma discreta na construção do Projeto 42 desde o ano de 2022. Conforme consta na reportagem do The Wall Street Journal, há menção de imagens mostrando fonte d’água e até veículos futuristas compondo parte da paisagem do local. Dentre os funcionários há ainda a suposição da existência de um museu no empreendimento. Mas os planos sofreram mudanças com o passar do tempo.
Isso aconteceu porque o Projeto 42 não foi bem digerido pela cúpula da empresa e corpo de advogados da montadora. Os obstáculos surgiram após um pedido de painéis especiais de vidros, utilizados em fachadas prediais, que somavam milhões de dólares. A partir desse fato os diretores da Tesla determinaram uma investigação para verificar se os recursos do grupo foram usados adequadamente no empreendimento.
Além disso, a investigação queria perceber quanto tempo dos funcionários foi gasto na execução do projeto até então e se, por acaso, os materiais seriam destinados para o uso pessoal de Elon Musk – vale esclarecer que o possível envolvimento dos diretores e outros detalhes não foram informados. A empresa cogitou cancelar o pedido e verificou a possibilidade de utilizar os materiais para outros fins, entretanto, não há notícias se os vidros foram entregues à companhia.
O resultado da investigação não está disponível; da mesma forma, não é possível afirmar se o projeto de construção ainda está em andamento, pois os representantes da empresa não responderam aos pedidos e perguntas formuladas por parte da imprensa internacional. Também não há grandes descrições sobre os tipos de vidro que seriam utilizados na construção do Projeto 42.
É natural que alguns executivos recebam regalias das empresas que gerem, e as políticas de recompensas variam conforme a empresa, podendo ser, por exemplo, carros, casas ou outros privilégios. Porém, é importante lembrar que a Tesla possui uma abordagem considerada rígida para esse assunto. Para se ter uma ideia, a companhia exige auditoria do Comitê responsável para qualquer despesa que supere $ 120.000 quando uma pessoa da cúpula tenha interesse no material – inclusive o próprio CEO, como é o caso de Elon Musk.
Elon Musk – onde mora?
Após adquirir e assumir o Twitter, em 2022, o empresário afirmou que chegou a passar a noite na sede da empresa algumas vezes. É preciso lembrar, também, que anos antes Elon Musk garantiu que não possuía uma casa fixa e vendeu algumas propriedades que possuía no estado da Califórnia. Recentemente, em sua rede social, Musk reconheceu que estaria na hora de encontrar uma casa para viver regularmente, apesar de contestar a ideia de que estaria buscando uma nova casa.