Home > Artigos > Qual o melhor tipo de vidro?

30.05.2023

Qual o melhor tipo de vidro?

Você quer saber qual o melhor tipo de vidro para seu projeto? Então é importante você saber que, para cada tipo de estrutura e finalidade de uso existe um tipo adequado de vidro a ser utilizado. Para determinar o melhor modelo de vidro para uma estrutura é preciso estudar cuidadosamente as normas regulamentadoras da ABNT e as características do projeto. Sendo assim, não hesite em procurar consultoria especializada no assunto.

Profissionais qualificados e empresas renomadas são capazes de analisar cirurgicamente todas as relevâncias do projeto, observando, por exemplo, as particularidades da região e as necessidades estruturais para adequar a projeção às exigências dos usuários e normas da ABNT. Para determinar qual o melhor tipo de vidro é preciso considerar, por exemplo, fatores como resistência ao impacto, isolamento acústico, controle térmico, segurança e questões estéticas.

É preciso lembrar ainda que a escolha do vidro adequado também pode variar de acordo com o tipo de estrutura e finalidade da aplicação. Considere que ambientes diferentes – como residências e empresas – exigem demandas específicas e devem ser consideradas na seleção do tipo de vidro mais apropriado. Também é preciso levar em conta o orçamento disponível no momento de definir qual o melhor tipo de vidro.

Portanto, ao procurar consultoria especializada, existe a certeza de que o tipo de vidro escolhido para seu projeto será o mais adequado para tal, garantindo assim a segurança, eficiência, beleza e funcionalidade desejadas. Além disso, sempre dê preferência para empresas que garantem seguir todas as normas regulamentadoras da ABNT do início ao fim, pois essa característica é primordial!

Porque é importante manter a obra 100% dentro das normas da ABNT?

Não é possível explicar qual o melhor tipo de vidro sem comentar com maior clareza sobre a importância de seguir as normas regulamentadoras para o uso do vidro. Respeitar as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) nos projetos arquitetônicos é de extrema valia, pois essas regras estabelecem padrões e diretrizes que garantem a segurança, qualidade e eficiência das construções.

Isso indica que ao aderir às normas da ABNT os projetos arquitetônicos são desenvolvidos de acordo com critérios técnicos reconhecidos e testados, o que contribui para a preservação da integridade estrutural, durabilidade e funcionalidade das edificações. Além disso, esse cenário também visa proteger a saúde e o bem-estar dos usuários, pois as normas estabelecem requisitos relacionados à acessibilidade, conforto ambiental, prevenção contra incêndios, entre outros aspectos relevantes.

Também é válido reforçar que a aplicação das normas da ABNT nos projetos arquitetônicos é fundamental para assegurar a conformidade legal, a qualidade construtiva e a satisfação dos usuários. Na arquitetura com vidros as normas técnicas da ABNT desempenham um papel fundamental na área da arquitetura com vidros ao estabelecer diretrizes que orientam a seleção, instalação e utilização adequada do vidro na arquitetura.

Por isso, quando nos perguntamos qual o melhor tipo de vidro para uma aplicação, a resposta deve ser buscada nas normas regulamentadoras, que garantem que os vidros sejam especificados e aplicados de acordo com os critérios de segurança, desempenho e qualidade.

Isso ocorre porque a ABNT estabelece requisitos relacionados a diferentes aspectos dos vidros, observando valores como resistência mecânica, isolamento térmico e acústico, proteção contra incêndios, segurança contra impactos e outros parâmetros relevantes, garantindo que os vidros escolhidos e instalados nas edificações sejam adequados para o propósito desejado.

Veja um resumo do que a ABNT dita em suas normas para aplicação do vidro.

Abaixo apresentaremos algumas das principais aplicações envidraçadas utilizadas na arquitetura e qual o melhor tipo de vidro utilizar. Lembrando que esse resumo não substitui a leitura cirúrgica e os conhecimentos de um profissional qualificado.

Guarda-corpos

Permitido o uso de vidros laminados, aramados e vidros insulados (compostos por placas laminadas ou aramados)

Box de banheiro

Somente vidro temperado ou vidro laminado.

Envidraçamento de sacadas

A ABNT permite o uso de vidros temperados ou laminados, somente.

Coberturas, marquises, claraboias

Placas de vidro aramado, vidro laminado ou vidro duplo composto apenas pelos vidros permitidos.

Portas, divisórias, vitrines, muros de vidro:

Quando os vidros forem instalados abaixo de 1,10 m em relação ao piso: é permitido vidro temperado, vidro laminado e vidro duplo composto por placas laminadas ou temperadas. Nessa configuração não é permitido o uso de vidro comuns.

Quando os vidros forem instalados acima de 1,10 m em relação ao piso: Pode ser utilizado todos os tipos de vidro, porém, se a opção for pelos vidros comuns, a placa deve ser encaixilhada ou colada por todo o perímetro.

Fique atento no momento de definir qual o melhor tipo de vidro para seu projeto. Reforçamos que, nesses casos, a melhor alternativa consiste em buscar o auxílio de profissionais capacitados, pois eles possuem o conhecimento necessário para indicar o melhor modelo de vidro para você.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.