A Cebrace, uma das principais empresas produtoras de vidro da América do Sul, acaba de anunciar suas metas sustentáveis para os próximos anos.
Com previsão para 2030, a Cebrace divulgou suas metas com foco em práticas ambientais sustentáveis. As ações tem como objetivo tornar a empresa ainda mais consciente e amiga do meio ambiente. Entre as metas anunciadas, a empresa pretende reduzir em 33% suas emissões de gases de efeito estufa (CO2) e 50% o consumo de água em seus processos produtivos. Além disso, tem como objetivo diminuir em 80% o resíduo de produção não recuperado.
Para isso a Cebrace fará investimentos em tecnologias que visem a reciclagem de vidros, o que ajudará a encolher a quantidade de água utilizada, resíduos e CO2 gerados em suas operações. Vale destacar que a empresa já vem implementando diversas ações ambientais, como a utilização de equipamentos que promovem a redução do consumo de energia, o tratamento de efluentes, o reaproveitamento de água, entre outros.
A empresa também é certificada com o selo LEED, um sistema internacional de certificação que atesta a sustentabilidade em edifícios e construções e se tornou a primeira do Brasil a obter uma EPD – Declaração Ambiental de Produto, um reconhecimento de grande valia para os objetivos ecológicos da usina. “Com essa análise em mãos é possível identificar onde é necessário fazer melhorias para se ter uma produção e um material com um ciclo de vida cada vez mais verdes”, comenta Camila Batista, responsável pela coordenação das ações de sustentabilidade da Cebrace e pelo desenvolvimento de produtos.
As ações desenvolvidas pela Cebrace demonstram que a empresa entende que suas atividades geram impactos ambientais e sociais significativos, e por isso está totalmente comprometida em tornar suas interações cada vez mais sustentáveis. Dessa maneira, além de agregar e contribuir para o desenvolvimento econômico e social, a Cebrace ainda consegue colaborar ambientalmente nas regiões onde atua.
Esse tipo de iniciativa é um exemplo de como as grandes empresas podem se tornar mais conscientes ambientalmente e adotar medidas significativas para minimizar seus impactos no meio ambiente. Projetos decisivos como esses são cada vez mais necessários em um cenário de mudanças climáticas constantes e escassez de recursos naturais.
Lembramos ainda que a contribuição da Cebrace com o meio ambiente também acontece de outras formas, como na produção de vidros de proteção solar – que reduzem o consumo de energia das edificações e, consequentemente, a emissão de gases poluentes no ar; na divulgação de informações amigas da natureza e apoio a ações em prol de uma arquitetura mais sustentável.
A empresa ainda oferece suporte técnico totalmente preparado para especificar e orientar as pessoas sobre o uso de vidros de proteção solar mais adequados para cada projeto, levando em conta a performance e conforto dos usuários. Considerando que a indústria do vidro é responsável por uma parcela relevante dos poluentes gerados pelo setor industrial – com grande consumo de energia e recursos naturais -, iniciativas como as da Cebrace são fundamentais para que o setor se torne mais responsável ambientalmente e socialmente.