Home > Notícias > Milan Design Week

15.04.2019

Milan Design Week

Considerada a principal feira voltada para o setor de design do mundo, a Milan Design Week traz elementos com características capazes de promover a personalidade e o conforto dos ambientes, além de fazer com que Milão respire design durante uma semana, com uma infinidade de eventos espalhados por toda a cidade.

A principal feira do setor de design do mundo

A Milan Design Week consegue empolgar todos os setores que de alguma forma mantém relações com o mercado do design. Não por acaso, mais de 400 mil pessoas, entre profissionais do segmento e público em geral, eram esperados no principal evento do design mundial neste ano.

Só pra demonstrar a grandiosidade e importância do evento, existe uma estimativa de que mais de 07 milhões de pessoas tenham visitado a feira de design de Milão durante todas as suas edições.

Conforme exalta Claudio Luti, presidente da feira: “Quando você olha para essas milhares de pessoas transbordando dos pavilhões é fácil entender que o Salão do Móvel não é só uma feira de negócios, mas uma experiência global emocionante”. Ele complementa afirmando que o evento atrai empresas, pessoas criativas, comunicadores e profissionais de todo o mundo. No ano passado, por exemplo, o evento recebeu visitantes de 188 países, segundo os organizadores.

Também identificado como Salone Del Mobile, atualmente a feira tem grande parte de sua exibição concentrada nos pavilhões de exposições RHO, onde se hospedam diversas das principais marcas do segmento do design mundial. O local fica afastado do centro da cidade e é composto pelo Salão Internacional do Móvel, Salão Satélite e a Exibição Internacional de Acessórios.

O evento ocorre sempre durante o mês de abril, em conjunto com a Feira Internacional de Móveis de Milão. Vale lembrar que o evento nasceu no início dos anos 80, idealizado, primeiramente, por empresas que operavam no setor de design industrial e indústria mobiliária.

Em 2019, a feira trouxe exposições internacionais do segmento de iluminação (EuroLuce) e a Bienal Internacional de Exposição de Áreas de Trabalho. Ressaltamos que nos anos pares a feira conta com exibições internacionais de cozinhas (EuroCucina) e de banheiros.

Além disso, os eventos da Semana de Design de Milão são divididos em duas categorias: Salone e Fuori Salone, ou seja, exibições que ocorrem dentro e fora do salão.

No circuito Salone, o espaço destinado para exibições é tão grande que somente um dia é insuficiente para visitar todos os pavilhões com a atenção merecida. Os pavilhões são categorizados e a exibição principal dos móveis ocorre através de tipo, como mobiliário moderno, clássico, design.

É no Salone Del Mobile que acontece os principais lançamentos. O que nasce na Semana de Design de Milão ecoa e vira tendência, chegando meses depois nas lojas do mundo todo e ficando disponíveis para arquitetos, decoradores e designer de interiores.

Os pavilhões mais procurados são os que apresentam exibições de marcas reconhecidas pelo público italiano, como Vitra, Gervasoni, Porro, Tom Dixon, Poliform, Flexform, Kartel, Capellini, Edra, Poltrona Fau, Moroso, etc.

Vale lembrar que, apesar da área separada para a feira ser enorme, a estrutura é bem distribuída e organizada, com a presença de praças de alimentação, estacionamentos e a possibilidade de chegar até o local de transporte público.

Já a FuoriSalone ocorre por toda a cidade, se espalhando principalmente pelos showrooms das empresas inscritas. Diversas marcas exibem seus lançamentos – geralmente em primeira mão – para o público e profissionais de diversos segmentos, como o ramo de arquitetura e decoração de interiores.

Alguns bairros milaneses assumiram um papel de liderança e se tornaram verdadeiros ícones do Fuori Salone, como a região de Tortona, Lambrate, Ventura e o bairro de Brera. Vale lembrar que, além desses bairros, a organização do evento estende a cultura do design para outros pontos, em quase todos os bairros da cidade.

 

Milan Desing Week

Na edição de 2019 foram realizados mais de mil eventos no circuito Fuorisalone, incluindo nessa lista lançamentos de projetos de pequenos artesãos até as megaexposições patrocinadas.

A realização de experimentos com materiais sustentáveis foi o ponto forte das atrações do Milan Design Week 2019. “Neste ano temos um foco específico em biodesign. Uma grande parte dos designers, novatos ou já estabelecidos, está mirando nesse tema urgente e mergulhando na pesquisa de materiais e métodos alternativos de produção”, comenta a fundadora do Ventura Projects – empresa que expõe há 10 anos no Salão de Milão – Margriet Vollenberg.

No Fuori Salone é possível encontrar espaços totalmente dedicados às exposições temporárias do Milan Design Week, de modo que, por diversas vezes, até mesmo antigas estruturas industriais abandonadas são transformadas em grandes pontos de interesse, com exposições e performances.

Além do mais, a cidade inteira se empolga e se transforma, de modo que diversos artistas se apresentam em intervenções independentes nas ruas, estudantes utilizam a semana para trocar experiências e exibir seus projetos, lojas organizam vitrines sedutoras e dignas de serem apreciadas.

Definitivamente, a Milan Design Week é a principal vitrine mundial do segmento do design e mobiliário.

Veja + Notícias

20.03.2024

Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.