Home > Notícias > O que esperar do setor vidreiro em 2021?

04.02.2021

O que esperar do setor vidreiro em 2021?

Apesar do quadro pandêmico e instabilidades na saúde e política, o segmento vidreiro está otimista de uma retomada de crescimento no mercado, Saiba o que esperar do setor vidreiro em 2021.

O panorama ainda é instável, mas com estimativas de crescimento. Isso é o que espera o setor do vidro para o ano de 2021, após o cenário instaurado pela pandemia do COVID-19 em 2020. A estimativa positiva de crescimento está ligada principalmente a recuperação repentina das atividades dos setores de construção civil, linha branca e indústria moveleira.

Conforme mostram os dados, o setor vidreiro registrou uma retomada das atividades a partir do segundo semestre do ano de 2020, mesmo com a pandemia ainda trazendo transtornos para a economia de um modo geral. A reação inesperada foi conduzida pelo setor da construção civil, que se movimentou graças à redução dos juros para financiamento da casa própria.

Além disso, a procura por um lar confortável e seguro virou prioridade para diversas famílias durante o isolamento social, que investiram em reformas e transformações das residências para suprir algumas exigências do ‘novo normal’, como a implantação de home-offices, aquisição de mobiliários para aperfeiçoar os espaços e realização de melhorias para proporcionar benefícios como conforto térmico, alívio acústico, etc.

O aumento dos números registrados no segundo semestre do ano passado deve se manter para o ano de 2021, segundo a expectativa da indústria. O mercado considera que, com a taxa Selic em aproximadamente 02%, as aquisições de novos imóveis se manterão em alta; segundo consta os números, em 2020 o segmento de financiamento imobiliário atingiu números melhores que os registrados um pouco antes da pandemia.

A oferta de juros baixos também facilita a aquisição de crédito para realização de reformas, o que contribui positivamente com o setor vidreiro. Especialistas afirmar que, com a economia apresentando momentos de variação, os ganhos em construção podem não ser satisfatórios, o que impulsionaria investimentos em reformas para manter ou ampliar a rentabilidade das aplicações.

O que esperar do setor vidreiro

O que esperar do setor vidreiro? Ainda é preciso superar os novos desafios

Apesar do otimismo, é preciso considerar que a indústria vidreira apresentou falta de diversos insumos no ano passado, o que acarretou em dificuldades para cumprir os prazos estipulados. A ausência das matérias-primas aconteceu em função da súbita e alta procura por insumos que surgiu após a decretação do isolamento social.

Analisando esse cenário, Cirilo Paes, consultor técnico do segmento vidreiro, prevê que a falta de insumos pode criar obstáculos para o crescimento do setor. “(…) Acredito que teremos um ano bastante aquecido por conta da demanda que não foi suprida pelo mercado, mas teremos um ano como este: Vendas lá em cima e produtos escassos (…)”.

A mesma linha de pensamento é citada pela representante da Unividros, Maria Almeida, que afirma que será um ano com grandes obstáculos a serem superados pela a indústria. ” (…) Vai ser um ano muito desafiador para o setor vidreiro. Mesmo buscando soluções para se reinventar, ainda teremos muitos desafios pela frente (…)”, relata.

É importante ressaltar que as tradicionais feiras Fesqua e Glass South América, que foram adiadas no ano passado, serão realizadas em 2021, o que também contribui para despertar expectativas positivas na indústria. O momento de otimismo entusiasma o representante da Vitoria Box e Vidros, Ananias Gomes da Silva. “(…) Depois da tempestade, vem a paz e a reconstrução. 2021 será um ano de retomada do crescimento e desenvolvimento, com muitas oportunidades para todos (…)”.

De certo até o momento é que, inicialmente os indicadores se mantenham positivos, é preciso que a instabilidade política, econômica e da saúde seja controlada. Dessa forma, apesar da grande retomada registrada pela indústria recentemente, é necessário ter cautela e realizar tudo com muito planejamento.

Veja + Notícias

20.03.2024

Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.