Home > Notícias > Publicada a Norma ABNT 16823: Entenda Sobre

20.03.2020

Publicada a Norma ABNT 16823: Entenda Sobre

Recentemente foi publicada a Norma ABNT 16823, que versa sobre a qualificação e certificação do profissional vidraceiro. A nova NBR normatiza a profissão de vidraceiro e representa um grande passo para a categoria ao definir os requisitos básicos para que esses profissionais desempenhem suas funções com segurança e entreguem serviços de qualidade.

A Norma ABNT 16823 era muito aguardada pelo segmento. O texto estava sob consulta pública desde o final de 2019, mas a elaboração do texto iniciou ainda em 2016. O interessante é que os benefícios dessa norma se estendem também aos clientes – que terão um serviço de qualidade – e aos fabricantes de vidro – que verão seus produtos serem manuseados e instalados da maneira apropriada.

A Norma 16823 da ABNT foi desenvolvida por vários órgãos conceituados em conjunto de vidraceiros, instrutores, processadores e outros profissionais do ramo. A discussão também contou com participações remotas de pessoas de várias partes do país. Conheça um pouco do texto da nova norma.

NBR ABNT 16823 – Qualificação e Certificação do Vidraceiro

A norma define o vidraceiro como o profissional responsável pela venda, instalação e manutenção do vidro. Nesse universo, o texto abrange todas as etapas deste processo, como por exemplo:

– Especificação;

– Medição;

– Orçamento;

– Transporte;

– Armazenamento;

– Inspeção

– Análise do material;

Esse cenário demonstra que o texto inclui várias competências, o que significa que todos os profissionais de uma vidraçaria deverão ter conhecimento específico e técnico compatível. Aliás, a definição e divisão de unidades de competência é um dos destaques da recém publicada  Norma ABNT 16823.

Classificação de competência

A classificação de competência reconhece as diferentes atividades exercidas dentro de uma vidraçaria. O texto estabeleceu quatro unidades de competência:

– Venda: Este profissional deverá analisar o serviço a ser realizado e coletar todos os dados necessários para definir preços e proposta comercial.

– Especificação: Além de especificar o vidro, o responsável indicará os componentes necessários para a instalação, sempre em harmonia com as normas da ABNT.

– Transporte: Neste nível será preciso definir a logística, acomodar e transportar o vidro em segurança até o local indicado.

– Instalação: O profissional fica responsável pela instalação segura dos vidros. Esse nível exige respeito às normas de qualidade, saúde, meio ambiente e segurança do trabalho.

Vale lembrar que essas atividades podem ser executadas por uma mesma pessoa ou profissionais diferentes.

Campo de atuação

Outra definição presente na Norma ABNT 16823 refere-se aos campos de atuação do vidraceiro. O texto especifica os seguintes sistemas:

– Instalações auto portantes;

– Revestimentos verticais decorativos;

– Boxes;

– Vidros móveis;

– Vidros em esquadrias;

Entretanto, a NBR não delimita as atividades dos vidraceiros a esses sistemas, frisando que o profissional pode se especializar em sistemas especiais como envidraçamento de sacadas, coberturas, guarda-corpos, etc.

A Norma 16823 da ABNT também discute sobre outros pontos, como as ferramentas, materiais, técnicas, métodos e procedimentos necessários para o desempenho da função, mas a principal importância dessa norma é a valorização que ela proporcionará para a profissão de vidraceiro, que passa a ter um reconhecimento de maior relevância na indústria.

Após a recente publicação, o próximo passo é possibilitar a certificação desses profissionais, que poderão, através de um órgão certificador (possivelmente o SENAI), demonstrar que atendem aos requisitos da norma.

Veja + Notícias

20.03.2024

Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.