Home > Notícias > Startup garante reciclagem de vidro!

02.07.2021

Startup garante reciclagem de vidro!

Startup garante reciclagem de vidro – Empresa mantém carteira assinada e limite de horas para seus colaboradores/catadores. Com o auxílio de algoritmos, startup rastreia locais com maior geração de resíduos e já coletou mais de 1,3 mil toneladas de vidro.

A Green Mining foi criada a partir de uma ideia inovadora e se apoia em um sistema com conceito de mineração urbana verde. Resumidamente, o sistema se aproveita de algoritmos que mapeiam e disponibilizam à empresa quais são os locais com maior geração de resíduos de vidro pós-consumo. Segundo a empresa, o sistema de rastreamento utilizado garante que todo o material coletado seja enviado para a reciclagem.

A startup registra seus colaboradores formalmente (carteira assinada), garantindo oportunidades e acesso a renda aos catadores, que geralmente possuem menores chances de encontrar um emprego formal. Além disso, a logística reversa inteligente empregada pela Green Mining dá prioridade pelo uso de veículos não motorizados para a realização das coletas, diminuindo dessa forma a emissão de CO2 na atmosfera.

O software de rastreamento de embalagens pós-consumo desenvolvido pelos fundadores da empresa garantiu, com pouco tempo de criação, que a Green Mining se inscrevesse e fosse selecionada juntamente com outras 20 startups de todo o mundo em um programa da marca Ambev – em parceria com o Pacto Global da ONU – que busca pequenas e médias empresas com propostas inovadoras voltadas para questões ecológicas atuais.

Atualmente, a empresa é responsável por coletar o material que dá vida a 45% das embalagens de bebidas da Ambev. Em pouco mais de dois anos a startup e seus colaboradores já destinaram mais de 1,3 mil toneladas para a reciclagem, diminuindo o despejo de CO2 em aproximadamente 230.000 kg. A maior fatia destes resíduos são oriundos de estabelecimentos como bares e restaurantes.

Tecnicamente, o software desenvolvido pela empresa rastreia os locais com maior geração de resíduos pós-consumo ainda úteis para aproveitamento e oferece esses dados para os catadores. O coletor, ao chegar no estabelecimento, pesa o conteúdo e registra a ação com dados e imagens em uma plataforma. A empresa garante que não cobra dos comerciantes pela coleta, entretanto, eles ficam responsáveis por separar os materiais recicláveis do lixo comum.

Um dos fundadores da startup, Rodrigo Oliveira, salienta que diversos estabelecimentos já faziam a separação dos recicláveis, entretanto, percebiam que os resíduos não tinham o destino correto. “Muitos desses estabelecimentos comentam sobre as experiências negativas que tiveram com a coleta seletiva municipal, como por exemplo, separar o lixo reciclável e depois viam os agentes misturando os materiais com o lixo comum. Isso afeta a credibilidade do serviço”, revela.

Após a retirada dos vidros os colaboradores encaminham o material para as centrais de coleta. Tendo em vista que os comerciantes já realizaram a separação dessas embalagens do lixo comum, a transportadora leva os materiais diretamente para as usinas, que tomarão as providências necessárias para reciclar e reintroduzir esses vidros no mercado.

Startup garante reciclagem de vidro
Startup garante reciclagem de vidro

Apenas para registro, no Brasil, aproximadamente 40% de todo o vidro produzido é reciclado. Isso acontece por diversos fatores, dentre eles, a dificuldade de transportar o material até os galpões de reciclagem, que é muito pesado e, além disso, tem valor baixo de revenda no mercado de recicláveis; pra se ter uma ideia, em 2020 o kg do vidro valia R$ 0,10, segundo o relatório Ciclosoft 2020, da CEMPRE.

Entretanto, é importante salientar que a logística reversa do vidro merece atenção, já que o material é totalmente reciclável – ou seja, 01kg de caco de vidro resultará em 01kg de vidro novo. Além do mais, os pedaços de vidro se difundem com mais facilidade se comparado com a sílica – matéria prima do vidro. Esse cenário exige menos energia dos fornos, de modo que cada 06 toneladas de vidro reciclado evita a emissão de 01 tonelada no ecossistema.

Veja + Notícias

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

07.11.2023

Sincomavi-SP confirma webinário para novembro

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.