Home > Notícias > Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

Nova portaria, que entrou em vigor em 04/12/23, estabelece critérios e procedimentos de avaliação da conformidade para vidro temperado com foco na segurança, através do mecanismo de certificação, visando à prevenção de acidentes no seu uso.

No último dia 1º de dezembro, o Inmetro publicou a Portaria nº 491 no Diário Oficial, promovendo significativas alterações nos critérios e procedimentos para a certificação do vidro temperado. Substituindo a antiga Portaria nº 327, datada de 2007, o novo documento introduziu modificações que redefinem os padrões para a indústria.

Dentre as mudanças mais notáveis destaca-se a extensão do prazo de validade da certificação para quatro anos, representando um aumento em relação aos três anos estabelecidos anteriormente. Além disso, a inclusão dos vidros temperados destinados a módulos solares fotovoltaicos no escopo da portaria amplia o alcance e a abrangência das normas.

O ajuste na tabela que faz referência aos itens da norma ISO 9001 também foi uma medida adotada, visando manter os padrões atualizados e alinhados com as melhores práticas de qualidade. O selo de identificação da conformidade passou por uma reformulação em seu layout, e as empresas tem até o dia 30 de julho de 2024 para realizar a devida atualização.

Outra mudança relevante foi a substituição de alguns requisitos, como o tratamento de reclamações, pela referência à Portaria nº 200, de 2021, que aborda os Requisitos Gerais de Certificação de Produtos (RGCP). Esse documento estabelece diretrizes comuns a todos os produtos sujeitos à certificação do Inmetro.

Uma alteração estratégica foi a remoção da tabela de repasse para o Inmetro, simplificando o processo burocrático e conferindo maior agilidade ao sistema de certificação. Essas medidas, tomadas em conjunto, evidenciam o compromisso do Inmetro em aprimorar e modernizar os padrões de certificação do vidro temperado, contribuindo para a segurança e a qualidade desse importante componente na indústria.

É importante lembrar que o uso do vidro temperado proporciona benefícios que vão além da estética, pois esse modelo interage positivamente com a segurança, durabilidade, eficiência energética e manutenção. Em outras palavras, os vidros temperados contribuem para o desenvolvimento de ambientes mais seguros, funcionais e sustentáveis, impactando positivamente a sociedade como um todo.vidro temperado

Conheça mais do vidro temperado

A atualização da portaria de certificação pelo INMETRO era muito esperada pelo setor de arquitetura e construção civil. Isso ocorre porque a categoria oferece uma série de benefícios significativos para essas indústrias, desempenhando um papel crucial na modernização e segurança dos projetos. De um ponto de vista geral, veja alguns dos benefícios mais notáveis dos vidros temperados:

Segurança aprimorada – O vidro temperado é mais resistente a impactos do que o vidro comum. Em caso de quebra, ele se fragmenta em pequenos pedaços pouco cortantes, o que reduz o risco de ferimentos graves. Isso é particularmente importante em edifício públicos e residenciais, contribuindo para a projeção de ambientes mais seguros.

Durabilidade e baixa manutenção: Além de ser fisicamente mais resistente, o vidro temperado também é mais resistente a mudanças bruscas de temperatura. Esse cenário, invariavelmente, aumenta a durabilidade e vida útil da placa de vidro, o que, por sua vez, contribui para a longevidade das estruturas, reduzindo a necessidade de substituição frequente e os custos gerados para manutenção.

Eficiência energética: O vidro temperado pode ser aplicado em fachadas e em outras aplicações, como vidros duplos (vidros insulados), melhorando a eficiência energética dos edifícios ao reduzir a transferência de calor. Isso contribui para a economia de energia, resultando em benefícios tanto ambientais quanto econômicos.

Muita luz natural: O vidro temperado permite a entrada abundante de luz natural nos espaços internos, reduzindo a dependência de iluminação artificial. Isso não apenas cria ambientes mais agradáveis, mas também contribui para a sustentabilidade e eficiência energética.

Além disso, assim como todos os modelos de vidro, as placas temperadas são versáteis e podem ser utilizadas em diversas aplicações, desde janelas e portas até fachadas inteiras de edifícios. Sua versatilidade permite que os arquitetos explorem uma variedade de soluções criativas em seus projetos.

 

Veja + Notícias

20.03.2024

Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).