Home > Notícias > Espelhos Decorativos inovam as casas

03.07.2020

Espelhos Decorativos inovam as casas

Considerado um dos coringas da decoração por muitos decoradores e arquitetos, os espelhos decorativos podem ser utilizados em todos os cômodos da casa, sempre inovando e renovando os ambientes.

Basta usar a criatividade para alcançar um ambiente totalmente renovado com o uso de espelhos decorativos. O truque já é muito utilizado por quem deseja ampliar visualmente os espaços ou aperfeiçoar a iluminação do local, mas de outra forma, pode ser muito bem aproveitado como destaque decorativo ou para quebrar a formalidade de um ambiente, por exemplo. As possibilidades são inúmeras e, como já dito, tudo dependerá da criatividade.

Os espelhos são considerados milagrosos desde sempre. Na arquitetura é um dos raros elementos considerados indispensáveis em um projeto, pois é capaz de se adaptar e combinar com praticamente todos os estilos decorativos, ambientes e tamanhos. Capaz de ser utilizado emoldurado ou revestindo paredes ou móveis, o espelho valoriza o ambiente e promove destaque a toda área ao redor.

A decoração minimalista, por exemplo, uma forte tendência dos últimos anos, de certa forma se apoia em utensílios capazes de unir estética e funcionalidade para fazer valer o conceito menos é mais. Nesse cenário, elementos decorativos fabricados a partir de espelhos e/ou vidro são altamente indicados justamente por transmitirem elegância, simplicidade e delicadeza, além de oferecerem benefícios singulares aos usuários.

Espelhos Decorativos: Inovação e funcionalidade

O espelho decora com muita funcionalidade. Quando utilizado com inteligência e em harmonia com os utensílios do ambiente, consegue trazer amplitude visual ao espaço e iluminar espaços onde a luz natural tem dificuldade de chegar. Para alcançar resultados mais satisfatórios na amplitude visual, o interessante é investir em espelhos grandes, pois estes trarão maior sensação de grandeza.

Já para aperfeiçoar a iluminação do local a dica de especialistas é escolher a parede certa para instalar o espelho. O mais indicado é que essa parede seja oposta a uma entrada de luz, como janela ou porta. O espelho é capaz de refletir a luz que entra e expandi-la para o resto do ambiente, iluminando uma área maior. O resultado é ainda melhor se o ambiente externo contribuir visualmente, pois o reflexo também será transportado para o interior da casa.

Entretanto, é possível apostar em peças pequenas para alcançar resultados inesperados. Um modelo de espelho comprido, por exemplo, apoiado ao chão, é capaz de deixar a atmosfera do ambiente despretensiosa, permitindo composições charmosas e carregadas de elegância. Outra dica são os espelhos com formato de sol, tendência recente que, além de divertidos, oferecem autenticidade aos espaços.

Espelhos Decorativos

Paredes estilosas

Para quem deseja variar, e se ao invés de projetar uma galeria na parede (com quadros e/ou obras de artes), criasse uma composição com espelhos? Essa é outra tendência decorativa, pois além dos espelhos serem bem mais baratos que obras de arte, trazem outro visual ao espaço, deixando-os carregado de modernidade. Além disso, o mercado já oferece espelhos com formas tão criativas que mais parecem verdadeiras obras de arte.

Para inovar na composição de espelhos o indicado é investir em formas e molduras que se harmonizem entre si. Espelhos geométricos, por exemplo, permitem que brinquemos com suas formas e volumes, cenário que interage positivamente na criação de ambientes singulares. O importante é evitar exageros nas combinações para não sobrecarregar a parede.

Texturas e cores não são empecilhos. Entretanto, alguns cuidados básicos podem evitar um fracasso na decoração do local. O indicado é não exagerar na quantidade de espelhos/parede para evitar excesso de reflexos – o que pode causar confusão visual e trazer desconforto aos usuários. Também é muito importante se atentar ao cenário que será refletido pelos espelhos; evitar reflexos do banheiro, por exemplo, é fundamental ao utilizar espelhos para decoração.

Veja + Notícias

20.03.2024

Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.