Home > Notícias > Vidro é destaque em residência de veraneio

11.09.2020

Vidro é destaque em residência de veraneio

Vidro é destaque e é aplicado em diferentes pontos de residência de veraneio com o objetivo de integrar os ambientes e aproveitar ao máximo a oferta de luz e ventilação natural.

A junção do vidro com elementos naturais – como plantas, madeira e pedras – cria uma atmosfera tropical e rústica ao mesmo tempo na casa de veraneio projetada pelos estúdios Zalc Arquitetura e Rua 141. O cenário é complementado com muita luz e grandes aberturas que espalham as correntes de ar natural por toda a residência que recebeu o nome de Casa NK, construída para ser um refúgio familiar no Guarujá-SP.

A casa ocupa 400 m² de um terreno de 525 m² e ainda possui jardins, piscina ao ar livre e um pátio totalmente coberto. O vidro foi o material escolhido para integrar toda a atmosfera que envolve a Casa NK, fazendo com que os ambientes interno, externo e térreo apresentem separações quase imperceptíveis. Além do vidro, paredes brancas interagem com os diversos móveis com toques de madeira, cânhamo, palha e rotim.

Vidro é destaque em casa litorânea Vidro é destaque em residência de veraneio:

Logo na entrada é possível encontrar um caminho que leva o visitante até uma sala de jantar e sala de estar com pé direito duplo. A sala de estar do térreo foi projetada com paredes retráteis em todos os espaços. O local ainda conta com janelas do piso ao teto ao longo da escada que levam ao segundo piso, formando uma enorme parede de vidro. Além disso, o vidro compõe as portas que dão acesso à churrasqueira e área de alimentação, presentes do lado de fora da casa.

A planta regular com cobertura plana da Casa NK garante longas varandas pergoladas com guarda-corpo de vidro na frente e atrás da residência. A varanda frontal se estende até o outro lado da residência, criando uma entrada coberta que pode ser utilizado como garagem. Ali ainda foi projetada uma parede de vidro para integrar esse espaço com a sala de estar, comentada acima.

Do outro lado foi criado um eixo de aproximação entre a área externa e interna, com a piscina complementando o cenário juntamente com o jardim vertical projetado nos pilares da casa, criando um living.  Por dentro da residência, o pé direito duplo aperfeiçoa a circulação de ar e é vastamente iluminado pelas aberturas e claraboias existentes na escada que leva aos ambientes privativos.

Vidro é destaque em casa litorânea

No andar superior o vidro também exerce um papel de protagonismo. Todos os quartos possuem portas de vidros deslizantes que abrem passagem para os terraços e transportam o ambiente externo para dentro dos quartos. Existe também uma área de estar equipada com grades de vidro com visualização para a sala de estar do andar debaixo.

Nos banheiros os vidros foram utilizados para a construção de claraboias responsáveis por oferecer ventilação adequada e luz natural ao local – no intuito de garantir conforto e economia de energia elétrica. A eficiência energética conta ainda com painéis solares que armazenam energia para aquecer a água utilizada na residência, piscina e SPA.

Para aprimorar a oferta de conforto da Casa NK, além de toda natureza presente no local, foi realizado um trabalho de paisagismo na cobertura do primeiro pavimento. As plantas escolhidas são espécies tropicais com variações de texturas e cores, o que além de ser agradável visualmente contribui pra filtrar o calor que iria para dentro da residência.

A Casa NK mostra como o vidro pode ser valioso para a arquitetura, pois se trata de uma construção com formas geométricas consideradas simples, porém, com todos os ambientes perfeitamente harmonizados e equilibrados graças ao vidro. Também é um exemplo de como o material se adapta à decoração e maximiza a entrada de luz e ventilação do local – além de possibilitar que a natureza adentre para o interior da casa.

Veja + Notícias

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

07.11.2023

Sincomavi-SP confirma webinário para novembro

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.