Home > Notícias > Vidro Ornilux – Vidro e tecnologia a favor dos seres vivos.

14.02.2020

Vidro Ornilux – Vidro e tecnologia a favor dos seres vivos.

Com o objetivo de diminuir colisões de pássaros contra áreas envidraçadas, empresa alemã desenvolveu modelo de placa de vidro com  reflexão UV, capaz de ser percebida pelas aves, chamado de vidro Ornilux.

Embora pouco divulgado, a colisão de pássaros contra estruturas envidraçadas aparece como segunda maior causa de mortes de aves causadas pelo ser humano ao redor do mundo, perdendo somente para a destruição de seu habitat natural. O vidro Ornilux, desenvolvido pela Arnold Glas, conta com revestimento com luz UV – capaz de ser percebido pelas aves – e se tornou uma alternativa ambientalmente eficaz para aplicação em áreas urbanas e rurais.

Em terras europeias há registros de morte de aproximadamente 250 mil aves ocasionadas por impacto com o vidro. Já um estudo publicado no ano de 2014 pela revista científica The Condor, denominado “Bird–building collisions in the United States: Estimates of annual mortality and species vulnerability”, revelou que, somente no EUA, aproximadamente 1 bilhão (988 milhões) de aves vão a óbito todos os anos devido às colisões nas janelas, portas e vidraças. O estudo foi realizado por pesquisadores especializados no assunto.

Há de lembrar que esse número pode ser ainda maior, tendo em vista que alguns corpos não são contabilizados, seja porque foram coletados pelo serviço de limpeza, seja porque serviram de alimentos para predadores. Também há de considerar as aves que não caem no local, mas acabam seriamente lesionadas com o choque e morrem em outras regiões.

E engana-se quem pensa que os arranha-céus são os maiores responsáveis por esses dados alarmantes. A bem da verdade, menos de 01% das mortes são creditadas aos grandes edifícios (com mais de 12 andares), sendo que o restante dos óbitos são decorrentes de impactos em edificações de pequeno porte e residências, conforme conta Scott Loss, pesquisador e um dos autores da pesquisa acima citada.

Os choques, quando não matam instantaneamente, provocam lesões sérias nas aves. Os machucados vão de fraturas a hemorragias cerebrais e perfuração de órgãos internos. Os pássaros não enxergam o vidro como barreira física, o que torna a transparência ou a reflexão da placa de vidro em obstáculos mortais para as aves.

ornilux-vidro

Esse cenário ocorre devido ao sistema de visão dos pássaros, que diferentemente da visão do ser humano, faz com que reflexos – como do vidro e espelhos d’água – fiquem mais difíceis de serem percebidos. De certo modo, esse quadro transforma os vidros comuns em ameaças para os pássaros.

Entretanto, a mesma visão que confunde reflexos também possui ampla percepção ao espectro UV, o que quer dizer que os pássaros conseguem enxergar a luz UV com facilidade. Ao ser equipado com um revestimento que reflete a luz ultravioleta, o vidro Ornilux usa a tecnologia em favor dos seres vivos, pois interage de maneira singular com os pássaros, possibilitando que os mesmos percebam as barreiras físicas causadas pelo vidro.

O Ornilux apresentou resultados satisfatórios durante os testes realizados em cooperação com a American Bird Conservancy. Apesar de ainda não ser uma alternativa infalível, o Ornilux foi considerado eficaz na medida em que aproximadamente 60% dos pássaros conseguiram perceber o obstáculo formado pelo novo modelo de vidro.

O interessante é que a empresa se inspirou na própria natureza para desenvolver o projeto do Vidro Ornilux. Neste caso, especificamente, se apoiaram em espécies de aranhas que tem a habilidade de confeccionar teias refletivas os raios UV. A reflexão da luz ultravioleta consegue distrair ou atrair insetos para a armadilha, além de alertar animais maiores (como aves) para desviarem da emboscada.

Coincidentemente, a capacidade visual dos pássaros faz com que esses animais percebam a superfície do vidro Ornilux como se fosse uma teia de aranha. Vale lembrar que esse modelo de vidro reflete os raios UV sem interferir, entretanto, na transparência do vidro quando visto pelos olhos humanos.

Importante ressaltar que, além de preservar a vida das aves, o vidro Ornilux também traz benefícios para os seres humanos. Considere que uma colisão pode gerar danos estruturais às edificações – como quebra de vidro (janela ou porta) – o que, fatalmente, demandará de manutenção corretiva. Ou seja, este modelo é bom para as duas partes, pois evita acidentes com os pássaros e diminui as manutenções inesperadas causadas pelas colisões.

Apesar da inovação tecnológica, o vidro Ornilux foi lançado no ano de 2006, ficando disponível nos EUA e América do Norte a partir do ano de 2010. No Brasil é possível encomendar o produto através de empresas especializadas.

De qualquer modo, é imprescindível uma mudança de pensamento social com relação a esses fatores. Representantes da arquitetura, paisagistas, autoridades, gestores públicos, síndicos, moradores e empresários precisam buscar, com urgência, alternativas para diminuir os males causados pela ação humana ao ecossistema e eliminar (ou diminuir) a colisão de aves em estruturas envidraçadas. A mãe natureza agradece.

Veja + Notícias

20.03.2024

Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.