Home > Notícias > Vidros são um ótimo detalhe no design de moradias

16.07.2021

Vidros são um ótimo detalhe no design de moradias

O leque de opções disponíveis no universo dos vidros torna o produto em alternativa para criar detalhes singulares no mobiliário/ e estruturas das moradias.

Sabe aquela decoração capaz de agradar até o mais exigente dos usuários? Com o vidro é possível alcançá-la! O material é tendência decorativa há anos e oferece valorização estética, funcionalidade, proteção e segurança por onde é aplicado. A esse cenário junta-se o fato de o vidro harmonizar com diferentes materiais – como madeira, concreto e inox – e se adaptar facilmente aos diversos estilos decorativos, graças ao amplo universo de tipos de vidros disponíveis na indústria.

Por esse motivo o vidro é perfeito para criar detalhes decorativos nas edificações residenciais ou empresariais. Com o vidro, o design das peças ou das estruturas ganham particularidades e minúcias incapazes de serem alcançadas com o uso de outros materiais, cenário que oferece decorações distintas para clientes exigentes; além de amplificar o uso do material para os mais diversos fins.

Esse é um dos motivos, por exemplo, que o material é utilizado para revestir móveis, em tampos de mesa, nos artigos decorativos, louças, espelhos, lustres; etc; além de participar assiduamente do segmento arquitetônico na construção de fachadas, envidraçamento de sacadas, muros de vidro, divisória de ambientes, peles de vidro (revestimento de paredes), portas e janelas seguras e funcionais, dentre outros.

Essa arte se tornou tendência graças as vantagens e benefícios que o vidro possui. Há de destacar, por exemplo, que o vidro é o material transparente mais resistente disponível no mercado, razão pela qual é, inclusive, utilizado como elementos de sustentação em construções ou na proteção de pessoas e valores, como no caso dos vidros blindados. Essas características, guardadas as suas proporções, podem ser transferidas para as nossas casas e empresas, dando vida a decorações versáteis, duráveis e totalmente seguras.

Vidros

Vidros na decoração

O uso do vidro na decoração não é recente. Antigamente, o material estava limitado às famílias poderosas, pois era de difícil acesso, de modo que somente os mais ricos conseguiam adquirir utensílios decorativos feitos de vidro. Se naquela época o vidro era artigo de luxo, atualmente é uma alternativa acessível para todos os públicos e, mesmo sendo usado há anos, é totalmente inovador graças a evolução da tecnologia e empenho da indústria vidreira.

Há de ressaltar ainda a capacidade do produto de participar de decorações amigas da natureza, pois além de ser moderno e versátil, é um material totalmente reciclável, ou seja, não existem perdas em seu processo de reciclagem, de modo que 1kg de vidro, depois do processo, resultará em 01 kg de vidro reciclado. Esse cenário garante um engajamento socio ambiental importante e ajuda a explicar a popularização do uso do vidro na decoração.

Outro fator que colabora para essa tendência está na variedade de produtos. Atualmente é possível encontrar inúmeras opções de vidros para serem utilizados na decoração. A maior demanda, além dos vidros de segurança, é de vidros transparentes e aqueles com acabamentos diferenciados – como o vidro serigrafado, vidro fumê e bronze, além de alternativas como o vidro extra-clear e os vidros antirreflexo, esse último muito aplicado em porta retratos e molduras para quadros.

É preciso ainda destacar a funcionalidade que o produto oferece, principalmente quando aplicado para revestir ou na forma estrutural, como em divisórias, portas, janelas, paredes ou muros. Isso acontece porque é possível realizar combinações capazes de trazer segurança funcionalidade, amplitude e ampliar o tráfego de luz (natural ou artificial) do ambiente.

Dependendo do projeto, é possível optar por vidros que ofereçam mais alívio visual e aperfeiçoem a acústica do ambiente, colaborando para a criação de moradias altamente confortáveis, modernas e funcionais. Por isso é importante contar com profissionais habilitados para auxiliar na escolha do vidro correto para aplicação. Destacamos aqui os serviços prestados pela SEV Exclusivv, que possui equipe especializada no assunto e estrutura para manter todo um projeto de arquitetura com vidros dentro das normas regulamentadoras.

Veja + Notícias

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

07.11.2023

Sincomavi-SP confirma webinário para novembro

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.